Você está visualizando atualmente Dicas de como evitar contas atrasadas

Dicas de como evitar contas atrasadas

Este é um dos grandes terrores do dia a dia: ver as contas atrasadas, geralmente, causa uma sensação de impotência e de ansiedade nas pessoas, já que a maioria delas gosta de ver os boletos em dia.

Estima-se que a inadimplência no pagamento de contas básicas como água, gás e luz, por exemplo, atingiu 23,6% em dezembro de 2020 e, segundo a Serasa, essa é o maior valor desde janeiro de 2018.

A pandemia do coronavírus contribuiu para esse aumento, já que muitos brasileiros ficaram desempregados nesse período e houve uma alta nos preços em geral, como alimentos e combustíveis.

Mas afinal, como renegociar contas atrasadas e como evitar que esse cenário aconteça novamente?

Como pagar as contas atrasadas?

Uma das maiores dúvidas é como pagar as contas atrasadas já que, em alguns casos, tentar pegar a mesma conta enviada anteriormente não dá muito certo.

Nesse caso, é preciso entrar em contato com a empresa credora e solicitar uma segunda via da conta, que virá acrescida, na maioria das vezes, de multa e juros por atraso.

No caso das contas que podem ser pagas mesmo estando em atraso, é provável que essa cobrança de multa e juros seja feita na conta seguinte. Isso acontece muito quando é uma conta de telefonia móvel ou internet, por exemplo.

Como renegociar contas atrasadas?

Mas se você atrasou muitas contas da mesma empresa talvez a melhor opção seja renegociar a dívida. Para renegociar contas atrasadas, é preciso que você entre em contato com a empresa que te forneceu o serviço e tente negociar o valor.

Mas antes, tenha em mente que algumas ações são necessárias para que essa negociação funcione, como:

  1. Avaliar sua situação financeira: analise toda a sua situação financeira e anote em um papel quanto você poderia pagar por mês com a nova negociação. Assim, ao conversar com a empresa, você não corre o risco de aceitar um tipo de negociação e entrar em alguma dívida que não conseguiria pagar posteriormente;
  2. Priorize pagar primeiro as dívidas mais caras: se você tem mais de uma conta atrasada, priorize pagar as mais caras. Elas oferecerão a maior taxa de juros e, por isso, devem ser pagas primeiro;
  3. Faça uma proposta ao credor: com sua análise financeira em mãos, já indique ao credor como gostaria de pagar a dívida;
  4. Negocie valores e descontos com o credor: se sua intenção é pagar à vista, negocie valores de descontos que sejam interessantes para você;
  5. Anote tudo o que foi falado: fique atento ao acordo e a taxa de juros se houver.

Como evitar contas atrasadas?

Para muitos brasileiros o grande desafio é evitar o atraso nas contas comuns e fatura de energia atrasada, por exemplo, além do desejo de ter dinheiro sobrando no fim do mês. O planejamento financeiro pode ser a melhor solução nesses casos, já que ajuda a organizar todo valor que entra no seu banco e todo valor que deve sair para pagamento de contas, compras, etc.

Por isso, se o seu objetivo é manter suas contas em dia, siga as nossas dicas abaixo:

  • Crie uma planilha de gastos: coloque nessa planilha tudo o que você compra durante o mês, desde uma simples bala até contas de consumo como luz e água. Assim você saberá, ao certo, qual o tamanho do seu gasto mensal;
  • Faça um planejamento financeiro: registre as datas que comprometem sua renda como matricula escolar, IPVA e IPTU e datas comemorativas;
  • Utilize aplicativos de controle financeiro: hoje em dia existem diversas opções de aplicativos que te ajudam a fazer esse controle como o “Guia Bolso” e o Money Lover”;
  • Coloque algumas contas em débito automático: essa é uma simples atitude que pode ajudar a eliminar a dor de cabeça de pagar uma conta atrasada;
  • Mude os vencimentos: se um vencimento está ruim para você, mude-o. Coloque o vencimento para uma data que você sabe que terá dinheiro em mãos.

Quais contas devo evitar atrasar?

contas atrasadas

Sabemos que contas atrasadas na pandemia é uma realidade de muitos brasileiros. Com o fim do auxílio emergencial, essa situação ficou ainda pior.

Claro que o ideal é que você consiga pagar todas as suas contas, porém o atraso em algumas delas específicas pode colocar seu nome em situação de inadimplência no SPC Serasa e gerar um transtorno ainda maior.

Ressaltamos que seu nome em inadimplência pode, por exemplo, atrapalhar em algumas compras ou solicitações de crédito.

Por isso, evite atrasar:

  • Contas básicas como água e luz: esses são serviços essenciais para o nosso dia a dia e o pagamento dessas contas em dia podem evitar juros e multa além de evitar que o seu nome seja negativado;
  • Conta de cartão de crédito: os juros para pagamento de conta de cartão de crédito em atraso são muito altas: por isso, esse é um item que entra na lista para que seja evitado o pagamento em atraso;
  • Aluguel e condomínio: gastos com moradia é um dos itens mais caros nas contas dos brasileiros e, atrasar o aluguel ou o condomínio pode resultar em despejo. Claro que isso depende do acordo no contrato, mas é bom não arriscar, não é mesmo?

Se você acredita que seu nome já está no SPC Serasa, verifique sua situação e saiba como agir.

Estou com contas em atraso, e agora?

Em primeiro lugar, avalie exatamente que tipo de conta está em atraso. Caso tenha mais que uma nessa situação, faça a análise de prioridade em cada uma delas.

É importante seguir as orientações acima no texto. Elas vão te ajudar a saber como agir nesses casos. O importante é manter a calma e, se for o caso, conversar com um especialista no assunto que vai conseguir te orientar melhor. Se quiser, entre em contato com a equipe Quero Meus Direitos e tire suas dúvidas! Unimos cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto.

Mas atenção: uma boa organização financeira pode evitar que você passe por situações como essa! Quer saber mais sobre seus direitos? Acesse e fique por dentro!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: