You are currently viewing Anatel reclamação: Como registrar e acompanhar suas queixas com as operadoras?

Anatel reclamação: Como registrar e acompanhar suas queixas com as operadoras?

Somente no ano de 2018, foram cerca de 3 milhões de reclamações em relação aos serviços de telecomunicação no Brasil. Pois é, você não está sozinho. As empresas de telecom são as campeãs em reclamação de consumidores no Brasil. Por isso, o canal Anatel reclamação existe. Para ajudar clientes de operadoras de celular, telefone fixo, TV por assinatura e internet banda larga a garantir os seus direitos e a qualidade dos serviços contratados.

Veja agora como registrar e acompanhar sua Anatel reclamação.

O que a Anatel resolve?

A Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicações, ou seja, o órgão responsável por fazer a regulação e a fiscalização dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia, internet e televisão no país.

Antes de fazer a sua reclamação na agência, é importante tentar resolver o problema com a sua operadora. Isso porque o papel da Anatel não é resolver os problemas, mas fazer uma intermediação com as prestadoras para que elas ofereçam o melhor serviço possível ao consumidor.

Se você já tentou conversar com a Central de Atendimento e a Ouvidoria da empresa, seja a:

E seu problema não foi solucionado, é hora de acionar a Anatel. Durante seu contato com a sua operadora, é importante anotar o número do protocolo e aguardar alguns dias até que o caso seja resolvido. Passado esse tempo, se você não teve retorno, entre em contato com a agência.

Como registrar sua Anatel reclamação?

Para fazer a sua reclamação na Anatel, é importante ter o número do protocolo em mãos. Ele comprova que sua operadora está ciente do seu problema, mas não resolveu no prazo determinado.

Você pode fazer a reclamação pela internet, por meio do canal Anatel Consumidor.

Anatel reclamação
  1. Acesse o portal Anatel Consumidor;
  2. Você precisará fazer um cadastro informando seu CPF e outros dados pessoais (como nome, data de nascimento, e-mail, telefone).
  3. Se preferir, você pode acessar o portal com seu login do Gov.br (plataforma do Governo Federal para o cidadão).
  4. Agora, clique em “Registrar solicitação” na tela inicial.
  5. Selecione a opção Reclamação e clique em “Registrar”
  6. Depois, escolha a sua operadora.
  7. Em seguida, escolha o serviço, o assunto e seu problema. Clique em “Continuar”
  8. Descreva sua reclamação de forma clara, colocando o máximo de informações possível nos campos.
  9. Por fim, anote o número de protocolo que vai ser gerado depois do registro da Anatel reclamação.

A Anatel encaminhará automaticamente a sua reclamação à operadora e a empresa deverá te responder ou solucionar seu problema em um prazo de até 10 dias corridos.

Atenção: a Anatel apenas acompanhar os prazos. Quem deve responder à sua reclamação é a própria operadora. 

E se eu não ficar satisfeito?

Se você não ficou satisfeito com o encaminhamento dado pela operadora ou seu problema não foi resolvido, você terá 10 dias para reabrir a reclamação e pode fazer isso apenas uma vez.

Caso você não tome nenhuma atitude após esse prazo, a reclamação será colocada como “resolvida”.

Qual o telefone da Anatel para fazer reclamação?

Se não quiser fazer a reclamação pela internet, você também pode registrar por telefone.

Ligue gratuitamente para o número 1331 para falar com a Anatel. O atendimento funciona nos dias úteis, das 8h às 20h.

Ao fazer a ligação, informe o número do protocolo que você anotou durante a conversa com a sua operadora. E, ao final, anote o protocolo da ligação com a Anatel. É muito importante ter todas as provas para facilitar os processos judiciais futuramente, caso seja necessário.

Faça a Anatel reclamação pelo aplicativo

Anatel reclamação aplicativo

Também é possível fazer sua reclamação pelo aplicativo Anatel Consumidor Mobile.

  1. Após fazer o download pela App Store ou no Google Play, faça seu cadastro e conclua o login.
  2. A primeira opção na tela será “Registrar Solicitação”.
  3. Clique e, em seguida, selecione “Reclamação”.
  4. Escolha a sua operadora, o serviço, o assunto e o problema.
  5. Depois, descreve em detalhes a sua reclamação e preencha os campos. Você deverá digitar o número do protocolo de reclamação com a operadora.
  6. Agora, clique em “Realizar Solicitação”.

Como acompanhar sua reclamação na Anatel?

Se você registrou sua reclamação pelo app ou pelo site da Anatel, no portal Anatel Consumidor, poderá acompanhar o andamento da solicitação por esses canais. É só fazer seu login e acompanhar.

Também é possível rastrear seu pedido pelo telefone. Ligue para 1331 e digite o número da sua reclamação.

Sinto que fui lesado. O que fazer?

Como você pôde perceber, são muitas as reclamações feitas em relação ao serviço das operadoras. Cobranças indevidas, má qualidade do sinal, dificuldade em cancelar ou alterar o plano, bloqueio da conta sem justificativa e outros.

Se após seguir todos os passos para fazer sua reclamação de forma amigável – entrar em contato com a Central de Atendimento da operadora, falar com a Ouvidoria da operadora e registrar na Anatel -, o problema não foi resolvido e você sente que a empresa não está cumprindo suas obrigações, é o momento de acionar a justiça.

O Juizado Especial Cível (antigo Juizado de Pequenas Causas) é o órgão responsável por julgar este tipo de causa, quando o valor for menor que 40 salários mínimos. A boa notícia é que, para isso, você pode contar com a ajuda de a equipe especializada do Quero Meus Direitos.

Basta entrar em contato conosco e contar o seu caso. A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

Lembre-se: sempre guarde os documentos e protocolos que comprovem suas tentativas de solucionar o problema com a empresa.

Este post tem 6 comentários

Deixe um comentário