Você está visualizando atualmente Não pagar boleto pode sujar meu nome? 2023

Não pagar boleto pode sujar meu nome? 2023

Esquecer de pagar um boleto é comum. Afinal, são tantas coisas para pagar no mês, não é mesmo? Mas é preciso estar atento ao tipo de boleto e quantos dias ele está em atraso para não correr o risco do não pagamento sujar seu nome.

Por isso, fizemos esse texto para te ajudar. Aqui você vai entender quando não pagar boleto suja seu nome e como fazer em caso de cobrança ou negativação indevida.

Continue a leitura!

Quando não pagar boleto suja nome?

Em primeiro lugar, é bom entender que nem sempre o ato de não pagar boleto vai sujar seu nome. Não pagar um boleto por alguns dias após o vencimento pode, apenas, gerar o status de “conta atrasada” e ela vai aparecer no site como Serasa e SPC, mas não especificamente irá gerar uma negativação.

Não existe um prazo específico de quantos dias após o vencimento de um boleto o nome de alguém fica sujo. Geralmente, as empresas esperam 30 dias, mas isso não é uma regra. Um ponto importante é que as empresas costumam buscar a negociação do boleto antes de pedirem a negativação do CPF de alguém.

Vale lembrar que o não pagamento de uma conta até a data de vencimento pode gerar:

  • Cobranças frequentes;
  • Pagamento de multa e juros altos em cima do valor original;
  • Problemas para fechar contrato ou comprar novamente da empresa para quem deve.

Apesar disso, é possível sim que o seu nome fique sujo pelo fato de não pagar boleto. Na maioria das vezes essa negativação é legítima, um direito da empresa credora.

Meu nome pode ficar sujo se eu gerar um boleto e não pagar?

não pagar boleto negativação Serasa

É bom ficar atento a cada situação de boleto gerado. Em alguns casos, o boleto não pago não irá desencadear um nome sujo.

Se você quiser comprar um produto pela internet, por exemplo, gerar um boleto para pagamento e não pagar, seu nome não será negativado, independentemente do tempo que passe da data de vencimento. Isso caracteriza apenas a desistência em relação ao produto que seria comprado.

O mesmo vale quando você gera um boleto no seu app de banco (instituições digitais, como o Banco Inter, dão essa funcionalidade) e não paga. O boleto é apenas descartado depois de passada a data de validade.

Um exemplo contrário é quando você gera boleto por renegociação de dívida. Neste caso, se você deixar de pagar o boleto por um parcelamento feito, o seu nome volta a ficar negativado, e impacta no seu score de crédito.

Por isso, esteja sempre atento ao boleto que está sujando seu nome e procure saber se essa negativação é devida ou não. Antes de tudo, confirme a origem da conta e fique sempre atento ao seu CPF.

Não pagar boleto pode abaixar meu Score?

Se o consumidor atrasa o pagamento de uma conta ou fica com o CPF negativado, por consequência o score de crédito ficará baixo. Isso acontece porque o score diz muito sobre a conduta de pagamento de alguém, além disso, é um dado público e pode ser consultado em sites como SPC e Serasa.

A negativação e o score baixo podem gerar alguns transtornos como:

  • Não poder fechar negócios e nem fazer compras;
  • Possibilidade de rompimento de contratos;
  • Impossibilidade de solicitar e pegar um financiamento ou empréstimo;
  • Prejuízo ao seu nome e sua reputação.

Como manter o nome limpo

É de extrema importância que você monitore seu CPF e se houve alguma negativação atrelada a ele. Isso vai garantir que você mantenha seu nome limpo e sua situação como bom pagador.

Nos sites como SERASA e SPC, você consegue pedir para ser notificado sobre qualquer mudança no seu nome. Além disso, o site informa se o seu CPF foi consultado por alguém ou alguma empresa e, dessa forma, fica mais fácil controlar a situação do seu nome.

O que fazer caso meu CPF pare na lista de inadimplentes do Serasa

Caso você identifique que tem alguma situação de negativação devida no seu CPF, uma opção é entrar acessar o Serasa Limpa Nome e verificar se existe algum desconto para quitar a dívida.

O Serasa Limpa Nome é um serviço gratuito oferecido pelo Serasa. É um facilitador de quitação de dívida que permite aos consumidores negociar o valor em aberto das contas atrasadas e parcelar esse valor. Dessa forma, o nome deixar de estar negativado.

Vale lembrar que o Serasa possui parceria com algumas empresas mas, se sua dívida não aparecer no site de negociação, é só entrar em contato diretamente com a empresa e negociar.

Paguei minha conta e o nome continua sujo. Inclusão no Serasa gera danos morais?

As empresas têm um prazo de até 5 dias úteis para limpar o nome do consumidor após o pagamento da dívida.

Além disso, é de extrema importância que a empresa emita um recibo de quitação de dívida que deve ser entregue ao consumidor. Isso tudo vai garantir a segurança de que o CPF não voltará para a negativação por causa dessa dívida específica.

Mas e se eu já paguei o boleto, passou os 5 dias e meu nome continua sujo?

Nesse caso, a negativação é indevida e você deve procurar os seus direitos. Essa situação pode até gerar danos morais ao consumidor. Nesse caso, tenha em mãos:

  • Comprovante da negativação indevida;
  • Boleto e comprovante de que foi pago;
  • Prova dos prejuízos que você sofreu por causa da negativação.

Meu nome está sujo indevidamente. O que eu faço?

Se você consultou seu nome e percebeu que tem uma cobrança que você desconhece, fique atento: pode ser que essa cobrança seja indevida. Em alguns casos, alguns consumidores ficam com o nome negativado indevidamente, por motivos de:

  • Dívidas que não são suas, como por exemplo algum boleto algo que não está em seu nome;
  • Serviços não contratados;
  • Golpes e fraudes;
  • Serviços já cancelados anteriormente.

Por isso, é sempre importante checar todos os dados do boleto, antes de efetuar o pagamento dele e, caso identifique que a negativação em seu nome é realmente indevida, procure seus direitos.

Entre em contato com o atendimento Quero Meus Direitos . Unimos cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Você será orientado sobre a melhor forma de proceder para garantir seus direitos com relação a negativação indevida no Serasa.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: