Você está visualizando atualmente Inclusão no Serasa Limpa Nome afeta score?

Inclusão no Serasa Limpa Nome afeta score?

Ter um score alto pode ser decisivo em vários momentos da sua vida financeira. Essa pontuação utilizada pelo mercado de crédito é uma das medidas mais verificadas para concessão de empréstimos, crediários, parcelamento de compras no cartão de crédito, financiamentos e muitas outras transações.

E são muitas as variáveis que interferem na sua pontuação. Inclusive, se seu CPF for para no Serasa Limpa Nome.

Quer entender melhor? Continue a leitura e entenda como ter o CPF incluído no Serasa Limpa Nome afeta score de crédito.

O que é score de crédito?

Para começar, é preciso que você entenda o que é score. Essa palavra vem do inglês e significa “placar”, “pontuação”. O score de crédito, portanto, é a pontuação de um consumidor no mercado.

Ele é determinado pelas instituições credoras e de proteção ao crédito – como a Serasa, o SPC ou SCPC Boa Vista – de acordo com as transações financeiras feitas ao longo de toda a sua vida.

A pontuação vai de 0 a 1000 e, quanto mais próximo de 1000, melhor o seu score. De acordo com o site da Serasa, é possível aumentar o seu placar ao:

  • Regularizar a sua situação e limpar seu nome caso esteja negativado;
  • Não atrasar nos pagamentos de contas;
  • Manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa.

Por que ter um score alto é importante?

Serasa Limpa Nome afeta score

Ter um score próximo de 1000, em outras palavras, significa que você é considerado um bom pagador. Isso mostra confiança por parte das instituições (bancos, imobiliárias, construtoras, lojas e outras) e que as chances de você honrar com os compromissos financeiros é grande.

Um score baixo, pelo contrário, pode dar a entender que você oferece grandes riscos de atrasar os pagamentos, criar dívidas e ficar inadimplente.

O que é o Serasa Limpa Nome?

O Serasa Limpa Nome é um serviço do Serasa Consumidor (um dos principais órgãos de proteção ao crédito do país), que tem o objetivo de proporcionar formas mais fáceis – com tudo online – para que os devedores possam pagar suas dívidas.

Ao fazer sua conta no Serasa Consumidor, você tem acesso a todas as suas pendências e pode, por meio de empresas parceiras da Serasa, renegociar suas dívidas e até fazer o pagamento para quitá-las pelo próprio site. Ao fazer o pagamento, seu nome fica limpo automaticamente (a partir da primeira parcela paga).

Mas o que isso tem a ver com meu score? Como falamos acima, regularizar a situação cadastral do seu CPF (ou seja, limpar seu nome) é uma forma de aumentar a sua pontuação no sistema.

Veja aqui como limpar seu nome em 5 passos.

E como funciona o Score Turbo?

Além desta possibilidade que o consumidor tem de regularizar sua situação e pagar as dívidas em atraso para limpar o nome, a Serasa ainda lançou, recentemente, uma ferramenta chamada Score Turbo.

Basicamente, é uma forma gratuita presente no sistema Serasa Limpa Nome, em que o consumidor pode acompanhar quantos pontos do score ele ganhará depois que pagar suas dívidas. Assim, é possível avaliar se vale ou não a pena quitá-las e em que medida. Para isso, basta:

  1. Acessar www.serasa.com.br/score/turbo ou o app da Serasa.
  2. Consultar as dívidas existentes no Serasa Limpa Nome.
  3. Identificar se existem ofertas do Score Turbo para você.
  4. Escolher a oferta e fechar o acordo, efetuando o pagamento.

Depois que o pagamento for realizado, seus pontos subirão automaticamente.

E, afinal, inclusão no Serasa Limpa Nome afeta score?

Agora que você já entende todas as possibilidades e canais que você tem para limpar seu nome e aumentar seu score, pode concluir que sim, afeta. E enquanto até aqui estava tudo a mil maravilhas, você vai entender agora por que essa interferência pode ser negativa para você.

Da mesma forma que regularizar a sua situação pelo Serasa Limpa Nome pode aumentar sua pontuação, uma negativação indevida pode te prejudicar. E, com isso, você pode ser indenizado por danos morais.

Serasa Limpa Nome afeta score: O que é negativação indevida?

Serasa Limpa Nome afeta score

É muito comum que empresas credoras, como bancos, instituições financeiras, seguradoras de automóveis, construtoras, imobiliárias, operadoras de internet e telefonia, lojas e outros cadastrem os consumidores nas listas de inadimplentes de forma irregular:

  • Quando uma dívida já completou 5 anos e prescreveu, sendo que, pelo Código de Defesa do Consumidor, ela deveria ser retirada do cadastro da Serasa;
  • Quando você já cancelou um serviço e mesmo assim a conta continua vindo. Você não faz o pagamento (porque realmente não deveria) e a empresa considera que você está inadimplente;
  • Quando uma conta chega duas vezes na sua casa e a empresa considera que você deixou de pagar, sujando seu CPF;
  • Dentre muitas outras situações.

Dessa maneira, você fica negativado indevidamente e isso acaba prejudicando seu score sem precisar (e nem poder). Isso significa, portanto, que a inclusão do seu CPF no Serasa Limpa Nome pode, sim, afetar seu score negativamente.

E o que fazer nesse caso?

Caso você tenha sido negativado indevidamente e seu nome foi parar no cadastro da Serasa, você terá direito a uma indenização por parte da empresa. Para isso, será preciso acionar a justiça e correr atrás dos seus direitos.

O Quero Meus Direitos existe para, exatamente, te ajudar nesses casos. Unimos cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

Lembre-se sempre de coletar o máximo de provas possível para viabilizar o processo: separe prints da tela do Serasa Limpa Nome, e-mails, mensagens no celular, cartas e o que mais você tiver de documentação. E encaminhe para nossos consultores.

Tem um caso desse tipo e deseja buscar por justiça? Fale agora com o Quero Meus Direitos!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos:

Este post tem 4 comentários

Comentários encerrados.