Quando vamos falar sobre os órgãos de proteção ao crédito sempre nos referimos ao SPC/Serasa, mas, afinal, SPC e Serasa são a mesma coisa? É isso que vamos explicar por aqui!
Afinal, se você já teve seu CPF restrito, sabe como a sensação não é nada agradável. Muitas vezes essa restrição acontece quando você realmente não tem condições de pagar por aquela dívida, o que pode te deixar ainda mais desanimado.
Mas é muito importante que você entenda sobre essa restrição, consulte seus dados e tente ficar em ordem com seus compromissos financeiros para que não tenha surpresas ruins depois.
Por isso, aqui nesse texto vamos explicar tudo sobre SPC e o Serasa, as diferenças entre os dois e como fazer a consulta do seu nome nesses órgãos de proteção ao crédito.
SPC e Serasa são a mesma coisa? Qual a diferença?
O Brasil tem alguns órgãos de proteção ao crédito e o SPC e Serasa são dois deles. Quando se tem o nome negativado, é muito importante entender de onde está vindo essa negativação para que você possa resolver o problema o mais rápido possível.
Para isso, você pode fazer a consulta nesses dois órgãos: no SPC Brasil e no Serasa, que são plataformas diferentes (além de outras como o Boa Vista SCPC).
A principal diferença entre eles é a forma de captação dos dados. Enquanto os dados do SPC são coletados por meio dos lojistas credenciados, os dados do Serasa são coletados das instituições financeiras e dos bancos.
O que é o SPC?
O Serviço de Proteção ao Crédito é conhecido como SPC Brasil. Esse é um banco de dados que reúne as informações disponibilizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Todo o banco de dados do lojista é gratuito, tanto para o cidadão que deseja consultar seu CPF quanto para o lojista que deseja informações sobre um cliente específico. É claro que tudo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Hoje em dia, o banco de dados do SPC possui mais de 180 milhões de pessoas que são atribuídas por meio de score sobre seu perfil de comprador e pagador.
O que é o Serasa?
Já a Serasa utiliza o banco de dados em parceria com a Associação de Bancos do Estado de São Paulo, a Assobesp, e da Federação Brasileira das Associações de Bancos, a Febraban.
Ela funciona praticamente da mesma forma que o SPC. Por meio de informações pessoais do consumidor, a Serasa atribui uma nota, que chamamos de score de crédito, que pode ser consultada pelas empresas para saber se aquele cliente é um bom pagador ou não.
Como consultar seu nome no Serasa?
O Serasa oferece consulta do seu nome pelo site oficial e pelo app Serasa.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play e no App Store, no seu celular ou tablet.
Para consultar seu nome no Serasa pelo computador:
- Acesse o site serasa.com.br;
- Na página principal, clique em “consultar CPF”;
- Se você não tiver uma conta, clique em “crie uma conta”;
- Coloque seus dados: nome completo, data de nascimento, e-mail, crie uma senha.
- Após cadastro, coloque para acessar;
- Na tela inicial já irá aparecer para você seu Score e se você tem alguma pendência em seu nome.
Você também pode ter um monitoramento do seu CPF se cadastrar no Serasa Premium. Por meio desse monitoramento você terá acesso a todas as movimentações no seu CPF e pode evitar que seja vítima de alguma fraude.
Para ser Serasa Premium:
- Acesse o site do Serasa;
- Clique em “conheça o Premium”;
- Clique em “assine agora”.
O valor do plano por mês é de R$ 19,90.
Veja também como excluir seu histórico de negativação na Serasa.
Como consultar seu nome no SPC?
Para consultar seu nome no SPC, você deverá acessar o app SPC Consumidor.
Esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja de apps do seu dispositivo móvel e está disponível no App Store e no Google Play.
Para consultar seu nome no SPC:
- Abra o aplicativo;
- Faça seu cadastro colocando seu nome, CPF, data de nascimento, e-mail, celular;
- Crie uma senha de acesso;
- Após realizar o cadastro, entre no app;
- Na página inicial você já verá seu Score e se o seu nome está negativado.
SPC Avisa
Uma forma de estar sempre informado sobre a situação do seu CPF é ativar o SPC Avisa. Com essa funcionalidade você evita possíveis fraudes no seu nome.
Com o SPC avisa você receberá uma notificação caso qualquer alteração seja feita em seu CPF, por meio do seu e-mail ou SMS.
Para ativar o SPC Avisa:
- Acesse o aplicativo SPC Consumidor;
- Clique em SPC avisa
- Clique em SPC avisa Aí!
- Leia e aceite os termos de uso;
- Clique em “contrate agora”
O SPC avisa tem o valor mensal de R$ 4,99.
O que é o Serasa Limpa Nome?
O Serasa Limpa Nome é um serviço oferecido pela própria Serasa para negociação de dívidas. O objetivo é facilitar a negociação do cliente e já promover a retirada do nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito.
A negociação de dívida pelo Serasa pode ser feita de forma simples, confira o passo a passo:
- Acesse o site Serasa Limpa Nome;
- Consulte gratuitamente seu CPF e veja se existe alguma dívida em seu nome;
- Confira suas contas e selecione a pendência que você deseja negociar;
- Escolha a melhor forma de pagamento e clique para fechar o acordo com a Serasa e com a empresa;
- Pague o boleto com desconto.
Após o pagamento, seu nome sairá da negativação em um prazo de até cinco dias úteis. Essa retirada acontece após o pagamento do primeiro boleto, caso você tenha parcelado, depois é só seguir pagando os boletos recorrentes até quitar seu débito.
Entenda se a inclusão no Serasa Limpa Nome pode gerar danos morais.
Você ainda pode negociar sua dívida por meio do WhatsApp da Serasa. Para isso mande uma mensagem para o número (11) 99575-2096 e siga o passo a passo para negociação da sua dívida.
Lembre-se: é muito importante que você verifique seu CPF regularmente a fim de evitar fraudes. Coloque uma rotina para que você faça essa consulta de tempos em tempos e evite surpresas negativas.
E caso tenha problemas com seu nome, entre em contato com a equipe Quero Meus Direitos para que possamos te ajudar judicialmente!
A Quero Meus Direitos
Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos
Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.
Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: