Você está visualizando atualmente Quais as principais consequências de ter o nome sujo?

Quais as principais consequências de ter o nome sujo?

Muitas pessoas acham que o fato de ficar devendo não vai lhe causar nenhum tipo de prejuízo a mais, além do valor de multa e juros acrescidos sobre a dívida. Mas, o que não sabem é que as consequências de ter o nome sujo podem ir muito além disso.

Pesquisas indicam que quatro em cada 10 brasileiros adultos estavam negativados em abril deste ano, o que equivale a 61,94 milhões de pessoas ou 38,45% da população. Este é um valor alto, se contarmos que houve um crescimento de 5,59% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas quais são as principais consequências de ter o nome sujo e como fazer para regularizar essa situação? Você vai saber mais sobre o assunto neste texto. Continue a leitura!

O que significa ter nome sujo e como isso acontece?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é ter o nome sujo. Ter o nome sujo significa que você acabou não cumprindo com o pagamento de uma dívida e, por isso, seu CPF foi inserido nos registros dos órgãos de proteção ao crédito como SPC/Serasa.

É quando você compra um produto ou serviço e não paga por ele até o prazo determinado, isto é, fica inadimplente. Ao ter o nome inserido nessas instituições, você fica negativado ou, como é mais conhecido, com o nome sujo.

O seu nome é inserido na lista de negativados pela empresa que você está devendo, que avisa aos órgãos de proteção ao crédito sobre sua dívida. Após esse aviso, você recebe uma notificação informando que seu nome está prestes a ficar sujo e você tem o prazo de 10 dias para realizar o pagamento. Se quitar a dívida até o prazo, seu CPF não será negativado.

Infelizmente, ter o nome negativado é uma realidade na vida de vários brasileiros. Quando isso acontece é preciso que o consumidor regularize a situação o quanto antes, para que o nome saia da lista de devedores. E esse é um passo importante já que as consequências de ter o nome sujo podem ser bastante prejudiciais, como os exemplos que citaremos abaixo.

Seu score pode cair

A primeira consequência que pode acontecer em caso de negativação do nome é a redução do seu score de crédito. E o que isso significa?

Todo consumidor possui uma pontuação junto aos órgãos de proteção ao crédito que indica se ele é um “mau” ou um “bom pagador” no mercado financeiro. Quando seu score está baixo e você é tido como um “mau pagador”, você pode ter dificuldade de conseguir um crédito, financiamento ou até comprar algum produto a prestações.

Dificuldades para conseguir crédito

consequências de ter o nome sujo

Conforme falamos acima, a negativação do seu nome pode impedir que você consiga créditos e financiamentos.

Isso porque as empresas que mais utilizam das informações dos órgãos de proteção ao crédito são os bancos e as instituições financeiras. Afinal, qual a possibilidade de uma empresa disponibilizar um crédito para alguém que costuma não cumprir com suas dívidas?

Por isso, ao ter seu nome negativado é muito provável que você tenha dificuldades de conseguir crédito ou faça qualquer tipo de negociação bancária.

Dificuldade para conseguir emprego

Nesse ponto é preciso lembrar que uma empresa não pode te eliminar de um processo seletivo ou impedir sua contratação caso você esteja com o nome sujo. Afinal, apenas com um emprego será possível que você tenha condições para regularizar a situação financeira.

Mas, infelizmente, as organizações podem consultar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito e verificar se você possui alguma dívida.

Em caso de provas de que você sofreu discriminação em um processo seletivo por causa do nome sujo, você pode acionar a justiça e pedir reparação por danos morais. Mas se você não tiver prova, fica impossível entrar na justiça.

Por isso, afirmamos que o nome sujo pode sim dificultar seu acesso ao emprego.

Impacto na sua saúde mental

Poucas pessoas falam sobre saúde mental relacionada a situações financeiras ruins, mas essa é uma triste realidade.

Uma pessoa endividada tem maiores chances de desenvolver algum tipo de transtorno, já que passa diariamente pela pressão de ter que pagar por algo que, a princípio, não tem condição.

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil indica que quase 70% das pessoas com nome sujo sofrem de ansiedade ou outros impactos emocionais.

Quanto tempo o nome fica sujo no Serasa?

A pessoa negativada fica com o nome sujo no Serasa por um prazo de 5 anos. Depois desse período o nome é retirado do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, o que chamamos de “dívida caduca”. Mas é preciso ressaltar que mesmo sem o nome sujo a sua dívida não some.

Isso significa que você ainda fica devendo o valor e deve quitá-lo com a empresa o quanto antes. Por este motivo é muito importante que, ao identificar um débito, você pague o valor e limpe seu nome.

Além dessa informação, separamos abaixo algumas curiosidades sobre nome sujo no Serasa, confira:

Qual score de quem tem nome sujo?

O Score do Serasa vai de 0 a 1000 pontos sendo que:

  • De 0 a 300 pontos: é considerada uma faixa de pontuação baixa, de quem está negativado e tem diversas dívidas;
  • De 301 a 500 pontos: é considerada uma faixa de pontuação regular;
  • De 501 a 700 pontos: é considerada uma faixa de pontuação boa;
  • De 701 a 1000 pontos: é considerada uma faixa de pontuação muito boa.

Quem tem nome sujo pode colocar veículo no nome?

Quem está com nome sujo pode, sim, ter sua solicitação negada na hora de solicitar o financiamento de um automóvel. Isso porque a maioria das empresas verificam o score do consumidor antes de liberar o crédito.

Em alguns casos, porém, o consumidor pode conseguir um empréstimo com alguma empresa que oferece serviços especiais para negativados, mas é preciso estar atento para conseguir quitar essa dívida e não cair ainda mais no endividamento financeiro.

Posso fazer faculdade com nome sujo?

Mesmo com o nome sujo, você pode se matricular e cursar uma faculdade. Isso acontece porque, pela lei, as instituições de ensino não podem realizar pesquisa nos órgãos de proteção ao crédito.

Quitei minha dívida, mas meu nome continua sujo, o que fazer?

Se você quitou sua dívida e está aguardando seu nome sair da negativação, saiba que a empresa tem até cinco dias para limpar seu nome.

Mas se esse prazo já passou, você consultou sua situação no Serasa e você ainda está com o nome sujo, o mais indicado é que você procure ajuda jurídica. Para isso, conte com um advogado especializado em direito do consumidor para te acompanhar nesse processo.

O Quero Meus Direitos é a sua ponte com a justiça e diversos advogados. Entre em contato com nossa equipe, faça uma consultoria online gratuita e limpe já o seu nome!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos:

Deixe um comentário