Pegar empréstimo e não pagar é uma realidade de muitos brasileiros. Muitas vezes, a falta de organização financeira ou até mesmo situações adversas podem levar o consumidor a não arcar com seus compromissos financeiros e, então, ficar endividado.
Mas o que acontece se pegar empréstimo e não pagar? É possível reverter essa situação e não ficar endividado por muito tempo?
A questão é que, muitas vezes, a dívida de empréstimo não paga acaba se tornando uma bola de neve. Essa situação pode até levar a problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade e, por isso, é tão importante cuidar da questão financeira.
Organizar sua vida financeira é essencial para que você tenha dias leves e tranquilos, sem se preocupar com dinheiro. Por isso, nesse texto vamos explicar tudo sobre empréstimo e situações adversas que fazem com que o consumidor não faça seu pagamento, além de entender o que acontece quando você pega um empréstimo e não paga.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Como funciona o empréstimo?
O empréstimo é uma modalidade de crédito muito utilizada pelos brasileiros.
Basicamente, o empréstimo é uma troca em que uma instituição financeira te concede uma quantia em dinheiro para que você faça uso conforme necessidade e, em troca, você paga juros mensais para a instituição.
O pagamento desses juros é feito no mesmo momento que a divisão do valor que você pegou emprestado, ou seja, todo mês você paga a parcela do seu empréstimo acrescido dos juros.
O que acontece se pegar empréstimo e não pagar?
Ao não realizar o pagamento das parcelas do seu empréstimo, você está sujeito a algumas consequências:
Inserção do nome no SPC e Serasa
Talvez uma das consequências mais chatas é ter o nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito. Se você deixar de pagar um empréstimo, você pode ter o nome sujo e isso pode te impedir de:
- Conseguir crédito;
- Ter crediário em lojas;
- Solicitar cartão de crédito;
- Realizar outras transações financeiras.
Veja as principais consequências de ficar negativado.
Vale ressaltar que antes de ter seu nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito, você deverá receber uma notificação que te dará a possibilidade de resolver a situação antes que isso aconteça.
Pagamento de juros ainda mais altos e multas
Por entender que você não é um bom pagador, pode acontecer de ser inserida uma taxa de multa a mais em cima das parcelas de empréstimos que não foram pagas na data de vencimento. É o que chamamos também de juros sobre juros e, quanto mais tempo você demorar para pagar, mais cara será a sua dívida.
Além disso, pode acontecer também do pagamento em débito automático ser realizado, mesmo você não tendo dinheiro no banco, e isso faz com que o valor seja creditado do seu cheque especial, que também cobrará uma taxa de juros.
Processos judiciais
Se você tem um empréstimo e não realizou o pagamento dele na data limite de vencimento, pode sofrer um protesto da instituição financeira.
Isso significa que o banco ou outra instituição financeira pode entrar na justiça contra você para reaver os valores devidos.
Se este valor de empréstimo for muito alto, o banco pode partir para ações mais graves, como confisco de poupança, penhora de carro ou de imóveis. Isso acontece quando o consumidor realiza o empréstimo com garantia de automóvel ou de imóvel.
Impossibilidade de realizar novos empréstimos e baixo score
O histórico de bom pagador, sem nome inserido no SPC e no Serasa irão te proporcionar um nome limpo por mais tempo, uma pontuação alta nos órgãos de proteção ao crédito e possibilidades de realizar novos empréstimos.
Ao contrário disso, quando você deixa de pagar um empréstimo, pode ser impossibilitado de fazer novas solicitações de crédito e o seu score de crédito (pontuação) fica mais baixo.
Empresas de cobranças vão entrar em contato
Essa é uma consequência que atrapalha até nosso dia a dia. Quando se tem um dívida e não paga um empréstimo os bancos começam a ligar para seu telefone cobrando. Essas ligações são intensificadas com o passar do tempo, tornando-se um verdadeiro transtorno.
Não pagar empréstimo pode dar cadeia?
Não pagar empréstimo não pode dar cadeia, de acordo com a Constituição Federal.
A prisão só acontece em casos que envolvem a falta de pagamento de alimentos, no caso de pensão alimentícia, por exemplo.
Não pagar um empréstimo não é crime, mas pode te dar muita dor de cabeça, conforme listamos acima.
Pegar empréstimo e não pagar é estelionato?
Também não. De acordo com o TJDFT, pegar empréstimo e não pagar não pode ser considerado estelionato.
O crime de estelionato tem características como:
- Enganar alguém;
- Levar alguém ao erro;
- Causar prejuízo a outra pessoa;
- Obter vantagem ilícita;
- Usar de meio ardil ou artimanha.
Não tenho dinheiro para pagar meu empréstimo, o que devo fazer?
É muito importante que você tente quitar sua dívida o mais rápido possível para evitar prejuízos financeiros e morais.
Se você não tem dinheiro para realizar o pagamento, tente negociar a sua dívida. Hoje em dia, diversas empresas optam por realizar negociação com os consumidores a fim de quitar o débito e tirar o nome da pessoa do SPC e Serasa.
Pelo próprio site do Serasa é possível fazer essa negociação, em muitos casos. Para isso:
- Acesse o site do Serasa Limpa Nome;
- Crie seu cadastro ou acesse sua conta;
- Faça a análise da sua dívida e confirme a forma de pagamento;
- Aceite o contrato de negociação;
- Realize o pagamento da primeira parcela.
Só de realizar esses passos o seu nome já será retirado dos órgãos de proteção ao crédito. Após isso, você deve continuar realizando o pagamento das parcelas de negociação.
Veja os passos para limpar o seu nome!
Já paguei minha dívida e meu nome continua negativado
É muito importante ressaltar que a empresa tem o prazo de cinco dias úteis para retirar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito após o pagamento da parcela em atraso ou da negociação da sua dívida.
Caso isso não aconteça, entre em contato com a nossa equipe e nossos advogados parceiros irão te ajudar a entender o que está acontecendo.
A Quero Meus Direitos pode ser uma ponte para te ajudar em situações de negativação indevida.
A Quero Meus Direitos
Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos
Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.
Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: