Você está visualizando atualmente Como saber se estou com o nome sujo?

Como saber se estou com o nome sujo?

Muitas pessoas não dão muita importância para isso, mas a verdade é que saber se está com o nome sujo é fundamental para manter a saúde financeira em dia.

Sabemos que ter dívidas em atraso registradas em órgãos de proteção ao crédito pode trazer diversos prejuízos, como dificuldade de acesso ao crédito e a realização de transações financeiras. Por isso, é importante estar atento ao seu histórico de crédito e verificar regularmente se o seu nome está registrado em órgãos de proteção ao crédito.

Neste texto vamos te explicar exatamente como saber se está com o nome sujo e quais medidas podem ser tomadas para regularizar a situação.

Continue a leitura!

O que significa ter o nome sujo?

Para quem ainda não sabe exatamente o que é ter o nome sujo, isso significa ter restrições no CPF ou CNPJ, ou seja, ter dívidas em atraso que foram registradas em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Isso pode acontecer quando uma pessoa deixa de pagar uma conta, empréstimo, financiamento ou qualquer outro tipo de dívida por um longo período de tempo.

Quando o nome está sujo, pode ter diversos tipos de problema. Isso pode, por exemplo, dificultar o acesso ao crédito, pois as instituições financeiras e empresas avaliam o histórico de crédito do cliente antes de conceder um empréstimo ou financiamento.

Além disso, ter o nome sujo pode dificultar a realização de algumas transações financeiras, como a abertura de uma conta em um banco ou a obtenção de um cartão de crédito.

É claro que para evitar o registro do nome em órgãos de proteção ao crédito, é importante manter as contas em dia e ter um controle financeiro adequado.

Veja também: 5 passos para limpar o nome

Como saber se estou com o nome sujo?

Mas afinal, como saber se estou com o nome sujo?

Se você está em dúvida se está com o nome sujo, ou seja, com restrições em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, elaboramos um passo a passo rápido e prático para verificar sua situação.

Em primeiro lugar, verifique se há algum e-mail ou correspondência de cobrança em sua caixa de entrada ou em sua residência. As empresas de cobrança geralmente enviam notificações informando que a dívida não foi paga e que o nome pode ser incluído em órgãos de proteção ao crédito.

Depois disso:

  1. Acesse o site do SPC ou Serasa e faça um cadastro. O site do Serasa, por exemplo, possui acesso gratuito para verificação da situação do seu nome. Basta realizar o cadastro com seus dados pessoais;
  2. Após o cadastro, você poderá acessar o seu relatório de crédito, que mostrará todas as dívidas que estão em seu nome. Verifique se há alguma dívida em aberto ou que esteja com o status de negativado.
  3. Se você identificar que há alguma dívida em aberto ou que esteja com o status de negativado, entre em contato com a empresa credora para tentar negociar a dívida. Uma vez que a dívida for quitada, a empresa credora deve retirar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

A dívida também pode ser negociada diretamente pelo site Serasa Limpa Nome, que possui parceria com diversas empresas e proporciona, por meio da sua plataforma, a negociação da dívida para o consumidor.

Caso você tenha feito uma negociação, é importante pedir um comprovante de quitação da dívida e verificar se a empresa credora removeu o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Como saber se fui negativado em tempo real?

Alguns órgãos de defesa ao consumidor, como o Serasa, possui o serviço pago que te mantém informado, em tempo real, sobre a situação do seu nome.

Nesse caso, qualquer movimentação do seu CPF nos órgãos, ou consultas das empresas pelo seu nome, você será notificado.

Dessa forma, você terá mais controle sobre a negativação do seu nome e poderá se manter seguro.

CPF negativado indevidamente, o que fazer?

Uma situação muito comum é ter o CPF negativado indevidamente, ou seja, sem que haja uma dívida em aberto em seu nome ou em casos que alguém usa seus dados sem sua permissão para realizar compras, em caso de furto, por exemplo.

Se isso aconteceu com você, é preciso tomar algumas providencias conforme abaixo:

  1. Verifique a origem da dívida. Descubra, primeiramente, qual empresa ou instituição financeira negativou o seu CPF e solicite informações sobre a origem da dívida;
  2. Peça cópias dos contratos, notas fiscais, faturas e outros documentos que comprovem a existência da dívida em seu nome;
  3. Faça a contestação da dívida caso você verifique que não há nenhuma dívida em seu nome, ou que há algum erro na cobrança, você deve contestar a dívida junto à empresa ou instituição financeira responsável;
  4. Realize o registro de uma reclamação caso a empresa ou instituição financeira não responda ou não solucione o problema, você deve registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Os órgãos de defesa do consumidor podem mediar uma negociação entre as partes envolvidas e, se necessário, aplicar multas ou sanções à empresa ou instituição financeira.

Se todas as tentativas de solução amigável falharem, você pode recorrer à justiça para resolver o problema. Neste caso, é recomendável procurar um advogado especializado em direito do consumidor para auxiliar na elaboração da ação judicial.

O Quero Meus Direitos é uma empresa experiente e que possui parceria com diversos advogados especializados em direito do consumidor. Dessa forma, podemos te ajudar em caso de negativação indevida.

Entre em contato com a nossa equipe. Por aqui, podemos fazer uma consultoria online e gratuita e te indicar a melhor forma de resolver essa situação de forma judicial.

É importante lembrar que a inclusão indevida do CPF em órgãos de proteção ao crédito pode trazer prejuízos financeiros e de reputação ao consumidor, por isso, é muito importante que você não deixe passar essa situação e que sejam tomadas todas as medidas necessárias para solucionar o problema o mais rápido possível.