Você está visualizando atualmente Posso entrar com ação trabalhista estando trabalhando na empresa?

Posso entrar com ação trabalhista estando trabalhando na empresa?

Entrar com ação trabalhista se você ainda trabalha na empresa pode gerar receio. Afinal, nem todo empregador vê essa atitude de forma positiva e pode gerar retaliações a você no trabalho. Mas, será que isso é permitido?

Esta é uma situação não muito comum, mas precisamos falar sobre essa possibilidade. Por isso, no texto de hoje vamos explicar um pouco mais se isso é possível e como agir nesses casos para garantir seus direitos.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Posso entrar com ação trabalhista estando trabalhando na empresa?

Sim, a Lei permite que você entre com uma ação, mesmo que ainda trabalhe para a empresa. Segundo o artigo 839 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não existe a necessidade de que o empregado saia da empresa para entrar na justiça contra ela.

A CLT não diz que para processar uma empresa o empregado não pode ainda estar exercendo suas atividades e, se fosse dessa forma, o funcionário não teria direito de acesso à justiça e isso é algo muito sério.

Por isso, se você ainda trabalha em uma empresa, mas está com problemas com a garantia dos seus direitos e precisa entrar na justiça, você tem todo o direito de fazer isso.

Veja quais são os principais direitos do empregado.

Por que o funcionário não costuma entrar na justiça contra uma empresa ainda trabalhando para ela?

Posso entrar com ação trabalhista estando trabalhando na empresa

O problema é que muitos profissionais têm medo de que a empresa possa prejudicá-lo de alguma forma ao saber que ele entrou na justiça.

Sabemos que algumas empresas não são éticas e fazem de tudo para retirar os direitos dos trabalhadores, não é mesmo? Dessa forma, o que garante que esse empregador não iria punir o funcionário por tal ato?

É por isso que os profissionais não seguem em busca por seus direitos, pois precisam dos seus empregos e não querem sofrer retaliações. E de fato isso é algo comum, infelizmente.

A depender do tipo de perseguição sofrida, o empregado pode ainda acrescentar novas denúncias ao processo.

Vale a pena processar a empresa enquanto ainda trabalho nela? Quais as consequências disso?

Com medo de sofrer prejuízos, os profissionais acabam esperando a demissão para buscar seus direitos na justiça. Não vamos aqui falar que isso não irá acontecer com você, o que podemos garantir é que, caso aconteça, você está protegido por lei.

É claro que a primeira coisa a se fazer é tentar conversar com a empresa de forma amigável para tentar resolver a situação. Mas se você já tentou isso e não resolveu é preciso, sim, que você busque seus direitos.

O que aconselhamos é que haja uma avaliação prévia do caso para que possamos identificar se vale a pena ou não processar a empresa enquanto você ainda é funcionário e como fazer isso da melhor forma.

Por isso, o mais indicado é que você entre em contato com um advogado de confiança para que ele analise seu caso e identifique a melhor forma de agir para resolver a questão.

Processar a empresa pode sujar a carteira de trabalho?

É importante lembrar que a empresa não pode sujar sua carteira de trabalho caso você entre com um processo judicial contra ela. Ou seja, o processo não fica registrado na sua carteira, nem nada que possa te prejudicar quanto a isso.

É claro que se uma empresa deixa de te contratar porque você entrou na justiça contra outra empresa, esta não é confiável, não é mesmo? Uma empresa íntegra, que se preocupa com o trabalhador, não vai temer esse tipo de ação.

A nossa dica: não tenha medo. Busque seus direitos e tenha em mente de que a justiça está ao seu lado!

Se eu processar a empresa posso ser demitido por justa causa?

A empresa não pode realizar uma demissão por justa causa caso o trabalhador esteja processando judicialmente.

Inclusive, essa ação é considerada uma dispensa discriminatória, ou seja, indica que você está sendo discriminado e condenado por tentar garantir os seus direitos.

A justiça pode considerar, nesse caso, que o trabalhador está sofrendo uma perseguição por parte da empresa e essa ação pode ser considerada assédio moral, o que é crime e pode gerar um grande transtorno para a companhia.

Fui demitido depois que entrei na justiça contra a empresa, o que devo fazer?

As situações mais comuns nesse caso são:

  • O trabalhador entra na justiça para garantir seus direitos e a empresa o demite logo em seguida;
  • O trabalhador entra na justiça e começa a sofrer retaliações ou assédio por parte da empresa.

Nesses dois casos, o profissional pode ser indenizado ou até mesmo recontratado, caso queira.

Reúna formas de comprovação

A primeira orientação que podemos dar a você é que busque o máximo de provas possíveis que você possa usar na justiça, informando que essa situação aconteceu.

Você pode juntar troca de e-mails, documentos, troca de mensagens por aplicativos de conversas e até possíveis testemunhas que presenciaram o acontecido ou que foram demitidas pelo mesmo motivo.

Tenha um advogado

Após isso, você deve procurar um advogado o mais rápido possível para que a sua situação seja resolvida.

É importante ressaltar que entrar com um processo é um direito do trabalhador e, mesmo que você sofra possíveis retaliações, a justiça está ao seu lado. Portanto, não fique com medo.

Procure um profissional especializado que possa te ajudar durante o processo e possa estar ao seu lado em cada etapa.

Está inseguro? Converse com nossa equipe!

Para todas as ações você pode contar com o Quero Meus Direitos, um site que facilita o seu acesso à justiça. Nós podemos entender o seu caso e indicar os próximos passos a seguir.

Entre em contato com nossa equipe e tenha seus direitos garantidos!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: