Você está visualizando atualmente O que fazer quando a internet fica caindo constantemente?

O que fazer quando a internet fica caindo constantemente?

Uma das coisas que mais causam transtorno é quando precisamos realizar algum tipo de atividade online, mas tem o problema da internet caindo o tempo todo. Muitas vezes, o problema começa com a conexão lenta e, de repente, você já não consegue se conectar de forma alguma.

Esse tipo de situação pode atrapalhar, e muito, estudos, atividades pessoais e até de trabalho, gerando assim um grande descontentamento no que diz respeito ao serviço que pagamos por ele.

Por esse motivo e para te ajudar a entender melhor essas situações, separamos aqui algumas informações importantes sobre internet caindo e como buscar seus direitos junto à operadora. Quer saber uma pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é internet intermitente?

Você entra na internet, acessa um pouco e ela cai a conexão. Depois, você consegue entrar novamente e ela cai mais uma vez.

Internet intermitente é aquela que fica caindo com uma frequência maior do que a comum. Se você não consegue manter uma conexão estável por um bom período, possivelmente, ela está com uma fase intermitente.

O que fazer com a internet caindo constantemente?

Existem alguns procedimentos básicos que podem te ajudar a solucionar a grande questão da internet caindo constantemente. Listamos aqui alguns problemas e como resolver, confira:

Problemas no software do modem

O primeiro deles é verificar diretamente no seu modem se ele está, de fato, bem conectado e, caso contrário, é possível reiniciá-lo. Assim, você dá mais uma chance para que o modem faça a conexão sozinho, como deve ser feito normalmente.

Reiniciar o modem é uma ação simples e que, muitas vezes, nos esquecemos de fazer. Assim, ao ligar para reclamar com a operadora, a gente pode escutar o atendente perguntar se “já reiniciamos o modem”, algo que poderíamos ter feito antes de buscar outras soluções.

Muitas vezes o modem pode apresentar um erro do software e com um simples religamento ele voltará a funcionar, então o primeiro passo que indicamos é realizar a reinicialização.

Para reiniciar seu modem:

  1. Desligue o aparelho apertando o botão de OFF ou tirando da tomada;
  2. Aguarde 10 segundos;
  3. Ligue o aparelho novamente.

Problemas no aparelho roteador

internet caindo roteador

Outra ação muito simples de ser feita e que pode te ajudar a identificar qual o problema com a internet que fica caindo constantemente é desconectar o cabo de rede do seu aparelho roteador e ligar diretamente no notebook ou no computador.

Se sua internet funcionar normalmente, muito provável que seu problema seja com o aparelho e será preciso trocá-lo por um aparelho novo.

Muitos dispositivos conectados a uma rede

É sempre importante verificar qual o tipo de internet contratada para entender se você e sua família estão fazendo uso correto dela. Acontece que muitos dispositivos conectados a uma só rede pode deixar a conexão instável caso ela não esteja preparada para receber essa quantidade de aparelhos.

Uma dica é trocar a senha do seu wi-fi com alguma frequência, pois é possível que outros aparelhos estejam conectados à sua rede e utilizando o sinal de forma indevida.

Irregularidade na posição do roteador

A conexão é feita, muitas vezes, por meio de rede wi-fi e algumas barreiras físicas podem atrapalhar essa conexão. Assim, há interferência no sinal, o que faz com que a conexão se enfraqueça e caia a internet.

Além disso, se a instalação do modem roteador for instalado em um local mais isolado isso pode interferir na qualidade da sua conexão.

Programas e vírus de computador

Um outro ponto a ser verificado é se não existe algum programa instalado no seu dispositivo que está afetando o funcionamento da conexão de internet.

Muitas vezes, sem querer, instalamos vírus em nossos computadores, o que podem prejudicar a conexão.

Problemas no sinal da operadora

Este é um dos principais motivos da internet que está caindo toda hora. A conexão vinda da operadora pode não estar tão boa.

Se depois de reiniciar o modem você verificar que sua conexão ainda não voltou, será preciso entender com a operadora o que está acontecendo.

Ter problemas com a empresa de telefonia é comum. Você sabia que elas são as campeãs de reclamações em sites como o Reclame Aqui?

Quais os passos para resolver o problema com a operadora?

O primeiro passo é tentar entrar em contato com a sua operadora pode meio da central de atendimento ao cliente. Assim, você irá registrar sua reclamação gerando um número de protocolo que pode ser consultado depois.

Separamos abaixo as principais operadoras e seus números de atendimento:

  • Claro: 1052, 106 21 ou 106 99;
  • Vivo: *8486, 1058, 103 15, 106 15;
  • Oi: *144, 1057, 103 31, 106 31;
  • TIM: *144, 1056.

Você também pode preferir abrir um chamado por meio dos aplicativos de autoatendimento de cada operadora, ou ir até uma agência física e falar diretamente com um atendente.

Leia também: Claro é a 2ª pior empresa no ranking Reclame Aqui.

Não consegui resolver com a operadora, e agora?

Caso você não consiga resolver seu problema diretamente na operadora, uma opção é entrar em contato com a Anatel.

Para isso você pode ligar para a Agência Nacional de Telecomunicações pelo número 1332 ou ainda:

  • Acessar a área do cliente no site da Anatel e pedindo para registrar sua reclamação;
  • Acessando o aplicativo Anatel Consumidor pelo seu dispositivo Android ou iOS;
  • Indo diretamente a uma agência Anatel, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h.

Caso você não consiga resolver seu problema pela Anatel pode ser preciso procurar outras formas jurídicas.

Existe alguma situação que cabe entrar na justiça?

Se você não conseguir resolver seu problema de nenhuma das formas citadas acima, será preciso entrar na justiça contra a operadora. Afinal, você está sendo lesado e não pode usufruir do serviço que contratou.

Nesse caso, nossa orientação é que você tenha o acompanhamento de um profissional especializado. A Quero Meus Direitos faz uma ponte entre o seu caso e a justiça, para que você possa encontrar as melhores maneiras de buscar pelos seus direitos.

Quer ajuda para resolver seu problema de internet caindo? Entre em contato com nossa equipe. Nós podemos te direcionar para um profissional que vai te orientar sobre qual a melhor forma de seguir com sua ação judicial.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: