Você está visualizando atualmente Cobrança indevida Vivo: como contestar?

Cobrança indevida Vivo: como contestar?

Se você já passou por problemas com cobrança indevida Vivo, sabe como essa situação pode ser incômoda. Falar com a operadora, tentar resolver a questão e ainda reaver seus direitos pode ser muito demorado e uma grande chateação. Porém, tudo tem solução!

Se você recebeu uma cobrança indevida da Vivo e não sabe como agir a respeito e como contestar, com esse texto você terá todas as respostas.

Saiba que esse problema é muito comum e não é à toa que a Vivo está entre as empresas com maior índice de reclamação no site Reclame Aqui.

Continue a leitura e saiba tudo sobre contestação de cobrança indevida Vivo!

O que é cobrança indevida?

A cobrança indevida é quando um fornecedor de produto ou serviço realiza uma cobrança como se o cliente tivesse adquirido algo quando, na verdade, essa compra não foi feita ou o valor foi cobrado de forma incorreta.

Esse tipo de cobrança pode ser feito de forma intencional, ou seja, quando a empresa a faz mesmo sabendo que está errado, ou sem intenção, quando, por exemplo, a Vivo cobra por uma conta que já foi paga.

Existem alguns tipos comuns de cobrança indevida como, por exemplo:

  • Débito automático não autorizado;
  • Contas já pagas e cobradas novamente, em duplicidade;
  • Fraudes ou clonagem de dados;
  • Quando um serviço não foi solicitado, mas é descontado automaticamente nos dados do cartão;
  • Quando existe alguma tarifa de serviço de telefonia, como multas, seguros, serviços inteligentes etc.

O que fazer se identificar uma cobrança indevida da Vivo?

cobrança indevida Vivo

É muito importante que você esteja sempre atento à sua conta Vivo para identificar quando uma cobrança for feita de forma indevida. Para isso, sugerimos que, antes de realizar o pagamento, você tenha acesso à sua conta detalhada e confira se todos os valores que estão lá são devidos.

É importante lembrar que cobranças indevidas podem gerar negativação do nome no SPC ou Serasa, fazendo com que o nome se torne “sujo na praça”.

Por isso, fique sempre de olho!

Ao identificar uma cobrança indevida da Vivo, o consumidor deve, automaticamente, entrar em contato com a operadora pelo centro de atendimento ao cliente. Essa ação pode ser feita sem sair de casa, pelo próprio telefone de contato da operadora.

Identificou uma cobrança indevida da Vivo? Reúna o máximo de provas possíveis, como faturas, boletos, extratos de cobrança e extratos de pagamento.

Depois disso, entre em contato com a Vivo pelo número:

  • *8486 – de um telefone Vivo;
  • 1058 – de qualquer telefone caso você seja ou não cliente da operadora.

Lembre-se de anotar todos os protocolos de ligações, explicar todo o ocorrido pelo atendente e ficar atento ao prazo informado de retorno.

Caso você já tenha feito o pagamento da cobrança indevida, solicite a devolução do valor pago. Esse é um direito seu como consumidor.

Se você não tiver realizado o pagamento, o seu pedido com a Vivo será apenas para o cancelamento da cobrança.

Quais os direitos em caso de cobranças indevidas?

Segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor precisa ser reembolsado em caso de pagamento de cobrança indevida. Essa ação é conhecida como “direito à repetição do indébito”.

Geralmente, as empresas não lutam contra esse direito do consumidor. Dessa forma, essa negociação se torna algo bem simples de ser feito.

O consumidor também tem o direito de se manter com o nome limpo nesses casos, já que a cobrança não diz respeito sobre seu perfil de consumidor.

Como limpar nome sujo na Vivo?

Conforme já citamos, é muito importante que você esteja atento às cobranças realizadas na sua conta Vivo para que não seja pego de surpresa com cobranças indevidas. Mas o mais importante aqui é que você esteja atento também ao seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Com uma análise periódica no site de proteção ao consumidor, você terá uma visão correta de como está a sua situação junto ao SPC/Serasa. Isso pode garantir a segurança do seu CPF e que nenhuma cobrança seja feita em seu nome sem que você se dê conta dela de forma rápida.

Para limpar nome sujo na Vivo, a primeira coisa a se fazer é realizar o pagamento de todas as contas devidas, caso haja alguma em aberto. Esse pagamento será informado aos órgãos de proteção ao crédito que irão remover seu CPF da negativação automaticamente.

Caso você queira negociar suas dívidas diretamente no Serasa:

  1. Acesse o site Serasa Limpa Nome;
  2. Digite seus dados e clique em “consultar” (se você ainda não possuir um cadastro será preciso realizar antes de acessar);
  3. Confira todas as suas dívidas e, dentre as opções de negociação, escolha aquela que melhor se enquadra no que você pode pagar;
  4. Siga os passos de negociação;
  5. Clique para gerar um boleto;
  6. Realize o pagamento e limpe seu nome.

O que fazer se a situação não for resolvida?

1.     Fale com a Ouvidoria Vivo

Caso sua situação não seja resolvida, com o número de protocolo em mãos você pode entrar em contato com a ouvidoria da Vivo. A ouvidoria é um serviço à parte contratado pela operadora para resolução de problemas.

Para falar com a ouvidoria Vivo ligue para:

  • 0800 775 1212.

Lembre-se que a ouvidoria só pode ser acionada caso você já tenha o número de protocolo do seu primeiro atendimento com a operadora.

2.     Fale com a Anatel ou o Consumidor.gov

Em casos em que a ouvidoria Vivo também não consegue resolver o problema, a solução é registrar uma reclamação na Anatel e no site consumidor.gov.br.

Os dois canais são voltados para garantir os direitos do consumidor e são uma pressão a mais para fazer com que as operadoras de telefonia respeitem os direitos do cliente.

Veja como fazer uma reclamação na Anatel.

3.     Acione a justiça

Se, ainda assim, o problema não for resolvido ou caso você considere que foi lesado de alguma maneira pela cobrança indevida Vivo, você também pode contar a Quero Meus Direitos.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: