Você está visualizando atualmente Cobrança indevida Cemig: o que fazer se a conta veio errada?

Cobrança indevida Cemig: o que fazer se a conta veio errada?

Quem é morador de Minas Gerais já deve ter passado ou conhece alguém que passou pela situação de cobrança indevida Cemig, a Companhia Energética de Minas Gerais. Contas chegando com valor errado, boletos em duplicidade e até casos de negativação por cobrança equivocada.

O consumidor mineiro deve sempre estar atento para que não pague nada que não usufruiu de forma efetiva e, para isso, é preciso saber ao certo seu consumo.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre cobrança indevida Cemig e o que fazer se a conta veio errada. Está precisando de orientações? Então continue a leitura!

O que é cobrança indevida?

Uma cobrança é taxada como indevida quando não corresponde àquilo que o consumidor realmente gastou. No caso da cobrança indevida Cemig o que pode acontecer é uma contagem de consumo feita de forma incorreta.

A cobrança da conta de luz é feita com base no consumo de quilowatt-hora ou Kwh. É ele que determina a quantidade de potência de luz que você consumiu.

Mas na conta de energia não vem apenas esse cálculo. No valor também estão inclusos outros custos como encargos, tributos e a própria geração e transporte de energia até a sua residência.

Dentre os encargos e tributos cobrados estão:

  • Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA);
  • Conta de Desenvolvimento Energético (CDE);
  • Encargos de Serviços do Sistema (ESS);
  • Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para financiamento da seguridade social (COFINS), que são encargos federais;
  • Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS);
  • Custeio do serviço de iluminação pública (CIP).

Quais os direitos em caso de cobranças indevidas?

Os direitos do consumidor brasileiro são garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) que, em seu artigo 42, diz que:

“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

Com isso, podemos garantir que o consumidor tem direito a ter sua conta com o valor de acordo com o que realmente gastou. Em caso de cobrança indevida, a Cemig precisa fazer a retificação da cobrança, gerando uma conta com o valor correto.

Vale ressaltar que existem casos de corte de energia e inserção do nome do consumidor no SPC/Serasa, quando há cobrança não paga, mesmo que indevida. Por isso, fique atento para solucionar o problema antes do vencimento da conta.

O que fazer se identificar uma cobrança indevida da Cemig?

cobrança indevida Cemig

Em primeiro lugar você deve, de fato, identificar se não foi você ou os integrantes da sua residência que consumiram de forma elevada a energia durante o mês. Ou, ainda, se houve algum engano em relação ao pagamento da conta. Dessa forma, você saberá se a cobrança faz ou não sentido, antes de reclamar que ela é indevida.

Analise alguns hábitos como luz ligada durante o dia no quarto, uso exagerado da máquina de lavar ou televisão ligada durante todo o dia.

Esses são hábitos que podem gerar uma conta de energia em um valor mais elevado.

Se você identificou que, na verdade, a cobrança é devida, você deve realizar o pagamento da conta até a data de vencimento para garantir que seu nome não seja inserido nos órgãos de proteção ao crédito (como o Serasa).

Mas se você identificou que a cobrança é realmente indevida, a solução é entrar em contato com a Cemig e registrar um pedido de reavaliação da conta.

Como fazer reclamação na Cemig?

Se você recebeu uma cobrança indevida na Cemig e precisa fazer uma reclamação, saiba que a distribuidora de energia possui diversos canais de atendimento ao cliente nos quais o consumidor pode registrar sua insatisfação.

Dentre os canais disponibilizados de atendimento estão:

  • Telefone;
  • WhatsApp e Telegram;
  • SMS;
  • Aplicativo Cemig Atende;
  • Agências físicas;
  • Formulário online.

Fazer reclamação de cobrança indevida pelo Cemig atende

Nesse caso, é preciso que você tenha instalado em seu dispositivo móvel o app Cemig Atende ou que você faça o login pelo site da distribuidora.

Nos dois casos, é preciso que você tenha cadastro com login e senha. Esse cadastro é feito com base no seu número de cliente que vem descrito em sua conta de luz.

Fazer reclamação de cobrança indevida Cemig pelo WhatsApp e Telegram

Para registrar a reclamação de cobrança indevida Cemig pelo WhatsApp ou Telegram, basta enviar uma mensagem para os contatos abaixo e conversar com o atendimento eletrônico:

  • WhatsApp 31 3506-1160
  • Telegram @cemigbot

Fazer reclamação de cobrança indevida Cemig pelo SMS

Também é possível enviar um SMS para a Cemig registrando uma contestação de cobrança indevida. Para isso, envie uma mensagem de texto para o número:

  • 29810

Fazer reclamação de cobrança indevida Cemig pelo atendimento telefônico

A Cemig possui um canal de atendimento ao cliente pelo telefone para registro de reclamações de cobrança indevida. Confira abaixo os números:

  • Registros em Minas Gerais: 116
  • Registros nos demais estados: 0800 721 0116
  • Atendimento para deficientes auditivos: 0800 723 8007

Fazer reclamação de cobrança indevida Cemig presencialmente

Clientes que preferem conversar pessoalmente com o atendente também podem ir até uma das agências da Cemig para registrarem a reclamação de cobrança indevida.

Para isso, pesquise qual a Cemig mais próxima de você:

  1. Acesse o site da Cemig e clique em “atendimento”;
  2. Clique na lista de agências;
  3. Coloque o nome da sua cidade e clique em buscar;
  4. Veja a loja mais próxima de você!

O que fazer se a situação não for resolvida?

Caso sua situação não seja resolvida da forma convencional de contestação de cobrança indevida Cemig, outra opção é entrar em contato com a distribuidora de energia por meio da ouvidoria.

Para isso, você pode:

  • Ligar para 0800 728 3838;
  • Enviar um e-mail para ouvidoria@cemig.com.br;
  • Acessar o site www.cemig.com.br/ouvidoria;
  • Comparecer presencialmente na agência sede da Cemig no endereço Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

Se mesmo entrando em contato com a ouvidoria sua reclamação não for atendida, a solução é buscar os seus direitos de forma judicial. Para isso, você pode procurar alguns órgãos que garantem seus direitos como:

  • Consumidor.gov.br;
  • Reclame Aqui;
  • Aneel.

Você também pode contar com a ajuda de um advogado especializado em direito do consumidor. A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto!

Entre em contato e lute por seus direitos!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: