You are currently viewing Como fazer reclamação Cemig? Canais de atendimento

Como fazer reclamação Cemig? Canais de atendimento

É comum que o consumidor de energia de Minas Gerais tenha que entrar em contato com a distribuidora uma vez ou outra, tanto para solicitação de serviços quanto para reclamação Cemig.

Por isso, nesse texto, vamos listar os principais canais de atendimento da companhia de energia, para te ajudar a nesse processo.

Você ainda vai saber como reclamar, os tipos de reclamações mais recorrentes e o que fazer se sua reclamação não for atendida prontamente pela operadora.

Continue a leitura e saiba como fazer reclamação Cemig.

Como fazer uma reclamação na Cemig?

A Cemig disponibiliza diversos canais para registro de reclamação e caso o consumidor precise apenas fazer contato com a operadora. É possível fazer uma reclamação na Cemig pelo telefone, WhatsApp, SMS, aplicativo, agências físicas e formulário online.

Todos os canais de atendimento estão disponíveis para reclamações da falta de energia elétrica, mas vale lembrar que para esse tipo de reclamação o consumidor deve escolher a forma de retorno mais rápida que pode ser pelo app, WhatsApp ou telefone.

 Inclusive, a falta de energia elétrica é um dos principais pontos de reclamação registrados atualmente na operadora.

Abaixo, vamos explicar cada um dos canais de reclamação Cemig. Confira:

Aplicativo Cemig atende

O aplicativo Cemig atende está disponível para aparelhos com tecnologia Android e iOS. Para registrar a reclamação, primeiramente, é preciso fazer o cadastro com seus dados.

No aplicativo Cemig atende é possível:

  • Registrar reclamação de falta de luz;
  • Atualizar cadastro;
  • Informar leitura;
  • Pedir religação;
  • Ver segunda via de fatura;
  • Pegar código de barras para pagamento;
  • Registrar reclamações no geral.

Leia também: Equipamentos eletrônicos queimados por causa de queda de energia? Acesse o link!

WhatsApp Cemig e Telegram Cemig

Para registrar reclamação pelo WhatsApp da Cemig, basta enviar uma mensagem para o número:

  • 31 3506-1160

Na mensagem, explique exatamente o que está acontecendo e qual reclamação deseja ajudar, informe seus dados como CPF, CNPJ ou o número do cliente, que está disponível em sua conta de serviço Cemig.

Após registro, a Cemig irá enviar para você um número de protocolo de atendimento para que você acompanhe sua solicitação.

Pelo Telegram o canal de atendimento é o:

  • @cemigbot

Neste canal também é possível fazer reclamações e solicitações.

SMS Cemig

Se você não quer fazer o contato pelo WhatsApp ou Telegram, uma das opções é registrar sua reclamação por meio de SMS enviando uma mensagem de texto para:

  • 29810

Da mesma forma, você deve colocar os seus dados de cliente como o número de registro, CNPJ ou CPF para prosseguir na reclamação.

Atendimento telefônico Cemig

Outro meio de fazer reclamação Cemig é pelo canal de atendimento telefônico da operadora. Confira abaixo os números disponíveis:

  • 116: para registros em Minas Gerais;
  • 0800 721 0116: para registros nos demais estados;
  • 0800 723 8007: para deficientes auditivos.

Atendimento presencial Cemig

Se você não é adepto ao atendimento online ou por telefone e prefere mesmo fazer reclamação Cemig de forma presencial, a Cemig disponibiliza unidades físicas de atendimento ao cliente em vários pontos.

É interessante que você verifique primeiramente qual a unidade Cemig mais próxima de você e qual o horário de atendimento dela, para que sua viagem não seja perdida.

Para isso, a Cemig disponibiliza, em seu site, um campo para pesquisa por cidade. Para pesquisar:

  1. Acesse o site da Cemig na aba de atendimento;
  2. Clique na lista de postos de atendimento;
  3. Insira o nome da cidade em que você reside ou está;
  4. Clique em Buscar.

Pronto! Aparecerá para você todas as informações da loja física mais próxima.

Canal de manifestação do cliente Cemig

Ainda é possível registrar a sua reclamação Cemig no próprio site da operadora. A Cemig possui um canal chamado Manifestação do Cliente para registros de denúncias, elogios, sugestões e reclamações.

Para registrar:

  1. Entre no site da Cemig na parte de atendimento;
  2. Clique em Manifestação do Cliente
  3. Preencha o formulário com as informações;
  4. Clique em “não sou um robô” e depois clique para salvar.

Ouvidoria Cemig

Você percebeu que a Cemig disponibiliza diversos canais de atendimento ao cliente, não é mesmo? Mas e se você registrou sua reclamação, mas seu problema não foi resolvido?

Nesse caso você pode passar para a segunda instância de reclamação, entrando em contato com a ouvidoria Cemig pelos canais abaixo:

Mas vale lembrar que a ouvidoria Cemig só pode ser acionada caso você já tenha um número de protocolo indicando que tentou realizar a reclamação pelos meios convencionais da operadora.

Em qual órgão posso reclamar da Cemig?

Se mesmo assim, depois de ter tentado de todas as formas contato com a Cemig, você não foi atendido, registre uma reclamação contra a operadora nos demais canais de proteção ao consumidor.

Todos os canais abaixo são específicos para ajudar o consumidor a garantirem seus direitos:

Vale ressaltar que, em muitos casos, as reclamações do consumidor geram indenizações de danos morais e para que a ação na justiça seja feita de forma correta é imprescindível que o consumidor conte com a ajuda de um advogado qualificado e experiente.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

Tipos de reclamações mais recorrentes

Empresas de grande porte, como a Cemig, que distribui itens essenciais do nosso dia a dia, costumam falhar em alguns pontos importantes.

A empresa está presente em quase 100% do estado de Minas Gerais e ainda atua em 22 estados e 774 municípios brasileiros e no Chile.

As reclamações Cemig mais recorrentes são:

  • Problemas de falta de energia elétrica;
  • Problemas com prazo para ligar o serviço;
  • Cobranças indevidas;
  • Problemas com corte de energia sem nenhum aviso prévio;
  • Demora no atendimento para resolver problemas como a falta de energia;
  • Valor de cobrança abusiva do kWh;
  • Mal atendimento ao consumidor;
  • Problemas para desligar ou religar energia elétrica.

Portanto, se você possui alguma das queixas citadas acima, utilize os canais de atendimento para registrar sua reclamação Cemig.