You are currently viewing ANEEL reclamação: 4 maneiras de reclamar do serviço de energia elétrica

ANEEL reclamação: 4 maneiras de reclamar do serviço de energia elétrica

Foi lesado pela sua distribuidora de energia e não teve resposta? Você aprenderá agora como fazer uma ANEEL reclamação para garantir seus direitos.

Afinal, ter problemas com a energia elétrica é muito incômodo. Grande parte da nossa vida depende de energia e pode ser um grande inconveniente no trabalho e nos afazeres do dia a dia enfrentar contratempos como:

  • Ficar sem luz à noite ou na hora do banho;
  • Ser cobrado indevidamente na sua conta;
  • Ter uma interrupção do serviço sem justificativa;
  • Ter aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimados pelo pique de luz.

Estes são os principais motivos de reclamação dos consumidores em relação à energia. E é para isso que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) existe. Para regular o serviço prestado pelas empresas distribuidoras e garantir essa utilidade básica.

Veja agora 4 maneiras como fazer sua Aneel reclamação.

Fale com a distribuidora antes de acionar a ANEEL

O primeiro passo para resolver qualquer problema relacionado à energia elétrica é entrar em contato com a sua distribuidora, como por exemplo, a Enel, Copel, Cemig, Equatorial, Light, Energisa e outras.

Falar diretamente com a empresa responsável pode ser mais ágil e seu problema será resolvido com mais eficiência. As distribuidoras contam com canais de atendimento ao cliente e ouvidorias especialmente para ajudar os consumidores com seus problemas. Estes canais devem ser gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana, de acordo com a regulação.

A ANEEL disponibiliza uma lista com todos os contatos das concessionárias brasileiras, veja aqui.

Caso você já fez essa tentativa e a sua reclamação não foi solucionada, é hora de acionar a ANEEL.

ANEEL reclamação: como fazer?

aneel reclamação

Para fazer uma reclamação na ANEEL, você tem algumas possibilidades:

1.      ANEEL reclamação telefone

Para falar com os atendentes da ANEEL por telefone, ligue gratuitamente para o número 167.

O serviço da Central de Teleatendimento funciona de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite.

Antes de ligar, lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia, além dos números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora quando você entrou em contato, anteriormente.

2.      Chat online

A ANEEL oferece o serviço de chat online em seu portal, para quem deseja conversar com um assistente virtual pela internet. O serviço funciona todos os dias, 24h por dia.

O chat pode ser usado para registrar uma reclamação de falta de energia ou consultar um protocolo já registrado na ANEEL.

Aneel reclamação

Para utilizar o serviço, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página de Espaço do Consumidor no site da ANEEL.
  2. Agora, clique no botão azul flutuante à direita da tela, como na imagem acima.
  3. Uma conversa abrirá e você deve clicar no problema que deseja resolver.
  4. Continue clicando nas opções que surgirem na conversa, insira seu CPF e preencha os dados pedidos pelo atendente.

Chat com atendimento humano

Para falar sobre outros assuntos, você também pode conversar pelo chat com um atendente humano. Este serviço está disponível de segunda a sábado, das 8h às 20h.

  1. Para isso, acesse este link.
  2. Agora, descreva sua mensagem no campo no inferior da tela, onde está escrito “Digite sua mensagem aqui”.
  3. O atendente retornará com sua resposta.

É importante dizer que os problemas com falta de energia e conta de luz devem ser resolvidos pela empresa distribuidora. O papel da ANEEL é fiscalizar as empresas e pressioná-las para solucionar as questões dos consumidores.

3.      Aplicativo ANEEL Consumidor

A Agência conta com um aplicativo para smartphones para facilitar o contato com os consumidores. O app ANEEL Consumidor está disponível para Android e iOS.

Por ele, é possível fazer o registro e acompanhamento de reclamações, sugestões, elogios e denúncias em relação às distribuidoras de energia elétrica.

 Você também pode visualizar o histórico de demandas registradas na ANEEL e encontra informações importantes como: a bandeira tarifária vigente no setor elétrico, direitos e deveres do consumidor, como está sua distribuidora na visão da ANEEL, dentre outras funcionalidades.

4.      Ouvidoria da ANEEL

A Ouvidoria é o canal em segunda instância para receber e resolver os problemas dos consumidores. Se você não ficou satisfeito com as tentativas anteriores, esse é o canal apropriado.

Para falar com a Ouvidoria, você pode ligar para 0800 727 0167. Ou, enviar sua reclamação pelo formulário online.

Depois que você acionar a ANEEL, as empresas distribuidoras têm um prazo de até 5 dias úteis para solucionar a sua reclamação.

Este prazo varia conforme a emergência da demanda ou outras exceções como a necessidade de visita técnica ou avaliação de danos a equipamentos por pane elétrica. Veja abaixo.

Quais os prazos para solucionar seu problema?

Depois de feitas as reclamações devidas, a ANEEL estipula um prazo para que as empresas solucionem o problema dos clientes.

  • A distribuidora terá 24 horas para religar a energia em áreas urbanas e 48h na zona rural.
  • Em caso de suspensão indevida do fornecimento, em tem 4 horas para religação.
  • Se você tiver algum problema que necessite visita técnica, a empresa tem 15 dias para dar uma solução.
  • Caso seu problema seja relacionado à cobrança, a empresa terá também 15 para comunicar o resultado ou devolver o valor apurado.
  • Se você tiver um aparelho com dano elétrico causado pela interrupção de energia, a empresa tem 10 dias para verificar o equipamento e dar início ao processo de ressarcimento.

Nada funcionou. E agora?

Se seus direitos foram lesados, você fez todos os passos e tentativas para registrar sua reclamação na distribuidora, da ouvidoria e na ANEEL, o jeito é acionar a justiça.

Para fazer valer seus direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, você pode procurar o Procon do seu estado ou deixar que o Quero Meus Direitos cuide disso para você.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

Este é o seu caso? Não perca tempo e entre em contato agora mesmo com nossa equipe!

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.