Você está visualizando atualmente Corte de energia Cemig

Corte de energia Cemig

Ter o fornecimento de energia cortado pode causar grandes transtornos. A verdade é que o corte de energia Cemig é algo que pode acontecer com qualquer um e é preciso identificar o motivo pelo qual ela foi cortada para saber ao certo como agir.

Mas você sabe como agir quando sua energia é cortada? O que é possível fazer para religa-la de forma rápida e quais os seus direitos?

Neste texto vamos tratar exatamente desses pontos e explicar para você o que fazer quando há um corte de energia inesperado. Continue a leitura!

O que fazer em caso de corte de energia Cemig?

O principal motivo para corte de energia é a falta de pagamento por parte do consumidor. Mas pode acontecer de haver uma queda de fornecimento também por parte da própria distribuidora.

Se a sua energia foi cortada por falta de pagamento, a primeira coisa que você deve fazer é regularizar a situação financeira com a empresa. É importante lembrar que pagando suas contas em dia você evita esse tipo de transtorno além de evitar também o pagamento de multa e juros por atraso de pagamento.

Depois de realizar o pagamento e regularizar a situação sua energia elétrica será restabelecida automaticamente.

Mas vamos para a situação de que você não tinha nenhuma conta em atraso e, mesmo assim, sua energia foi cortada. Nesse caso, você pode entrar em contato pelos canais de atendimento da distribuidora.

Confira abaixo, os canais mais rápidos para reclamação de corte de energia Cemig:

Aplicativo Cemig atende

O aplicativo Cemig atende está disponível para aparelhos com tecnologia Android e IOS. Para registrar a reclamação, primeiramente, é preciso fazer o cadastro com seus dados e depois:

  1. Acesse o aplicativo com seus dados;
  2. Clique em “estou sem luz”;
  3. Registre sua reclamação.

Após isso, a Cemig irá gerar um número de protocolo para acompanhamento do seu chamado.

WhatsApp Cemig

Também é possível registrar reclamação pelo WhatsApp da Cemig, enviando uma mensagem para o número:

  • 31 3506-1160

É preciso que você indique que está sem energia na mensagem e informe seus dados como CPF, CNPJ ou o número do cliente, que está disponível em sua conta de serviço Cemig.

SMS Cemig

Enviando um SMS para a Cemig também é possível registrar sua reclamação de corte de energia. Para isso, envie uma mensagem de texto para o número:

  • 29810

Você também deve colocar os seus dados de cliente como o número de registro, CNPJ ou CPF para prosseguir na reclamação.

Atendimento telefônico Cemig

Outro meio de fazer reclamação Cemig é pelo canal de atendimento telefônico da operadora. Confira abaixo os números disponíveis:

  • 116: para registros em Minas Gerais;
  • 0800 721 0116: para registros nos demais estados;
  • 0800 723 8007: para deficientes auditivos.

Como registrar reclamação na Aneel?

Se você já tentou contato com a Cemig, mas não conseguiu resolver seu problema de corte indevido de energia elétrica, faça uma reclamação na Aneel, Agencia Nacional de Energia Elétrica.

Mas lembre-se: é muito importante que você já tenha tentado contato com a distribuidora de energia antes de acionar a Aneel, já que é imprescindível que a Cemig tenha a oportunidade de resolver a situação antes de mais nada.

Você pode fazer a reclamação na Aneel:

Reclamação Aneel pelo telefone

Para registrar reclamação na Aneel pelo telefone, ligue gratuitamente para o número:

  • 167

O funcionamento de atendimento é de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite.

É importante ter em mãos sua fatura de energia e números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.

Reclamação Aneel pelo chat online

O Chat da Aneel funciona pelo portal da empresa todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Para registrar a reclamação:

  1. Acesse a página de Espaço do Consumidor no próprio site da Aneel;
  2. Clique no botão azul no canto inferior direito da tela;
  3. Clique no problema que deseja resolver;
  4. Insira seu CPF e preencha os dados pedidos pelo atendente.

É possível também conversar por meio do chat no atendimento humano. Esse tipo de atendimento está disponível de segunda a sábado, das 8h às 20h.

Para conversar com o chat humano:

  1. Acesse o chat humano neste link;
  2. Digite sua mensagem no campo no inferior da tela, onde está escrito “Digite sua mensagem aqui”.
  3. O atendente retornará com sua resposta.

Reclamação no aplicativo ANEEL Consumidor

Por meio do Aplicativo Aneel Consumidor também é possível registrar sua reclamação de corte de energia Cemig. O app está disponível para tecnologias Android e IOS.

Você também pode saber mais sobre as formas de reclamação na Agência acessando nosso conteúdo exclusivo.

Em caso de indenização contra a Cemig, como devo proceder?

Em muitos casos, apenas uma reclamação na distribuidora de energia, na Aneel, no Reclame Aqui ou no site do consumidor.gov não são suficientes para resolver o problema de corte de energia Cemig.

Além disso, existem diversas outras reclamações quanto a distribuição de energia elétrica no Brasil que acabam sendo mais complexas de se resolver com uma simples reclamação nesses meios como, por exemplo, quando o corte de energia provoca a queima de equipamentos eletrônicos.

É nesse momento que se faz necessário entrar em contato com um advogado especializado em direito do consumidor para que consiga garantir que seus direitos sejam garantidos e sua energia elétrica restabelecida.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Por isso, se você está com problemas com a Cemig e acredita ter direito a uma indenização, entre em contato e lute por seus direitos!

Além disso, você também pode aproveitar para acessar nosso blog e ficar por dentro de todos os itens que são direito do consumidor e que poucas pessoas sabem!

Suspensão de corte de luz para consumidores de baixa renda

Um ponto importante a se destacar é que, desde o início da pandemia algumas ações estão sendo feitas para evitar transtornos para as pessoas de baixa renda.

Uma dessas ações foi a suspensão do corte de energia elétrica por falta de pagamento, para as famílias consideradas vulneráveis e com baixa renda disponível. Com isso, cerca de 12 milhões de famílias brasileiras, inscritas no Cadastro Único, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, foram beneficiadas.

Vale ressaltar que esta é uma ação temporária e que valeu até o dia 30 de setembro. Desde então, os cortes foram liberados.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: