Você está visualizando atualmente O que é Cartão Consignado?

O que é Cartão Consignado?

Você sabe o que é cartão consignado? Essa é um dos serviços oferecidos para quem é trabalhador, servidor público, aposentado ou pensionista, e que precisa de um crédito com taxas mais atrativas.

Mas, antes de contratar um cartão de crédito consignado, é preciso entender o que ele é exatamente, quais as regras, vantagens e desvantagens. Assim, você fará a contratação correta, de acordo com sua necessidade.

Este texto irá esclarecer estas e outras questões. Quer saber mais sobre cartão consignado? Continue a leitura!

O que é cartão consignado?

O cartão de crédito consignado é exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos municipais, estaduais e federais.

Este cartão, assim como os convencionais, possui um limite de crédito disponibilizado de acordo com a renda do consumidor e é bastante utilizado para compras no Brasil e no exterior.

Muitas pessoas confundem ‘cartão de crédito consignado’ e ‘crédito consignado’. O crédito consignado possui parcelas fixas, por um prazo determinado, e serve para que você tenha uma quantidade de dinheiro em mãos, de uma só vez. É um tipo de empréstimo bancário.

Já o cartão consignado serve como um meio de pagamento, no qual você possui um limite para uso mensal e o uso gera parcelas mensais de gasto.

Como funciona o cartão consignado?

O cartão consignado funciona como um cartão de crédito comum, que pode ser usado para pagar serviços, fazer compras, realizar saques de parte do limite de crédito em caixas eletrônicos ou por meio de transferência bancária.

Vale ressaltar que o saque do cartão pode ter cobranças de tarifa e o valor sacado pode sofrer encargos. Mas isso tudo é informado previamente, antes da realização da ação.

Mas ao contrário do cartão de crédito convencional, o valor mínimo da fatura do cartão consignado é descontado mensalmente diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou na conta bancária de quem contrata o produto, diminuindo assim a inadimplência.

Por causa disso e para ser atrativo ao trabalhador, o cartão de crédito consignado oferece taxas de juros bem menores do que os demais cartões disponibilizados pelas instituições financeiras.

Para você entender ainda mais a fundo sobre esse tipo de cartão e saber se ele é a solução financeira que você precisa, separamos as suas principais vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Menores taxas de juros: a taxa máxima de juros do cartão consignado pode chegar à 3,36%. Já os cartões de crédito convencionais as taxas costumam ser superiores a 12%;
  • Isenção de anuidade: os bancos não cobram taxas de anuidade nos cartões consignados;
  • Prazos de pagamento estendido: os pagamentos podem ser parcelados em até 72 meses.

Desvantagens

  • Saques em dinheiro: essa é uma vantagem que, muitas vezes, não é usada de forma inteligente e acaba se tornando uma desvantagem. O uso frequente de saque para ter dinheiro em mãos pode contribuir para um descontrole financeiro difícil de ser regularizado depois;
  • Risco de endividamento: com baixas taxas de juros e pagamento a longo prazo, é preciso que o consumidor tenha controle financeiro em dia para que tudo não saia do controle.

Quais são as regras do cartão consignado?

cartão consignado

Antes de contratar um cartão de crédito consignado é preciso estar atento às regras que implicam não só em sua contratação, mas também o seu uso.

Separamos aqui as principais regras para você conseguir verificar, ainda melhor, se esta é a solução financeira adequada para você.

Quem oferece cartão consignado?

As instituições financeiras que operam contas-salário são as responsáveis por oferecer o cartão de crédito consignado para funcionários públicos civis e militares e de beneficiários do INSS.

Como funciona a fatura do cartão de crédito consignado?

A fatura enviada para você é idêntica à do cartão de crédito convencional. Nela será descrito o valor da conta, o saldo devedor e as compras realizadas.

Limite de crédito

Ao contratar o cartão, a instituição financeira irá determinar um limite de crédito que você pode usar para fazer compras. Esse limite dependerá da sua renda mensal, histórico de inadimplência, score de crédito e outros.

Cobrança de juros

É preciso estar atento ao pagamento integral da fatura até a data de vencimento da mesma. Caso você pague apenas a parcela mínima, será acrescido juros sobre o valor devido para a próxima parcela da fatura.

É interessante verificar no contrato do cartão se a fatura integral será descontada da folha de pagamento ou se apenas o valor mínimo.

Golpes com cartão consignado

Embora este tipo de cartão possa ser muito útil para a vida do trabalhador, com juros mais baixos e facilidades para o controle financeiro, é preciso ficar alerta em relação aos golpes.

Infelizmente, muitas pessoas – sobretudo idosos e aposentados – estão sendo vítimas de golpes de cartão de crédito consignado.

Segundo a Febraban, as tentativas de golpes contra idosos cresceram 60% durante a pandemia da Covid-19.

Veja quais os principais tipos de golpes:

  • Pedir pagamento antecipado para liberar o cartão: você não precisa pagar nada para ter um cartão consignado. O pagamento será feito apenas após as compras, diretamente da sua folha.
  • Enviar cartão sem solicitação: e muitas vezes o envio é em seu nome, porém, é enviado para outra pessoa, em outro endereço.
  • Negativação indevida por não pagamento da fatura
  • Cartão de crédito consignado com dívida interminável
  • Aumento do limite de crédito sem solicitação: com o roubo de dados vazados,o golpista solicita o aumento do seu crédito e o utiliza sem que você perceba.
  • Extravio do seu cartão para outro endereço.

Veja como evitar fraudes de cartão consignado.

Estou com problemas com meu cartão consignado, o que fazer?

Se você adquiriu cartão de crédito consignado e está tendo problemas com cobranças abusivas ou fatura com valor indevido, você deve procurar os seus direitos.

Para isso, você pode contratar um advogado especializado em direito do consumidor para que ele te oriente sobre qual a melhor forma de agir com relação ao seu problema.

O Quero Meus Direitos pode te ajudar a achar o advogado ideal para o seu caso. Nossa empresa faz intermediação entre consumidor e a justiça e, para saber mais, você pode entrar em contato com nossa equipe.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: