Você está visualizando atualmente O que fazer após cair em golpes na internet

O que fazer após cair em golpes na internet

Caí em um golpe na internet, e agora? Em primeiro lugar, mantenha a calma! É importante entender o tipo de golpe que você caiu e o que é possível fazer para resolver esse problema da forma mais rápida e eficiente.

Nós sabemos que a frustração de ter caído em um golpe é grande e, muitas vezes, nos deixa desanimados até para tentar resolver. Mas é importante entender que você tem seus direitos e precisa garanti-los.

Que tal então entender o que fazer quando cair em um golpe na internet e tentar se prevenir para não entrar nessa novamente? Aqui separamos algumas dicas incríveis para você. Continue a leitura e saiba mais!

Golpe da clonagem de WhatsApp

Este é um dos principais golpes realizados por criminosos atualmente. Por meio de uma mensagem ou ligação, o golpista se passa por um banco ou funcionário de um site de compra e fala que vai enviar um código de promoção pelo WhatsApp. Porém, esse código é de verificação de WhatsApp e, ao informar para ele o número, o criminoso clona o seu telefone.

Por meio da clonagem do telefone, ele começa a pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima, passando-se por ela.

O que fazer após cair no golpe do WhatsApp?

Em primeiro lugar, envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “CONTA HACKEADA – DESATIVAÇÃO DE CONTA”.

É preciso informar, nesse e-mail, o que aconteceu exatamente e como foi realizado o golpe. É importante também que você faça um Boletim de Ocorrências, para que você fique resguardado, caso o golpista faça algo mais grave com seu WhatsApp.

Oriente sua família e amigos a excluírem o telefone clonado dos grupos, alerte seus contatos e peça para que eles não façam depósitos ou transferências bancárias.

Teve o WhatsApp clonado? Clique e leia mais informações sobre o que fazer nesse caso.

Golpes envolvendo Pix

Outro golpe muito realizado hoje em dia envolve transferências via PIX. Os criminosos dizem possuir um link para cadastramento para as suas chaves Pix, o que não é verdade.

Lembre-se: o cadastro das chaves é realizado em ambiente logado no aplicativo ou site da sua instituição financeira. Esse tipo de golpe é feito para roubar os dados bancários das vítimas.

Outros criminosos também enviam um código ou QrCode falso, para que você faça o pagamento Pix de uma conta ou compra.

O que fazer após cair no golpe de Pix?

Reúna todas as informações e documentações de transação via PIX como comprovantes e extratos, além de conversas e e-mails que você pode ter recebido dos bandidos.

Depois, faça o registro de boletim de ocorrência e informe à instituição financeira (banco) que você foi vítima de um golpe.

Golpe do boleto falso

Nesse caso, o criminoso altera o código de barras para que o valor caia na conta do integrante da quadrilha.

O que fazer após cair no golpe do boleto falso?

Em primeiro lugar, entre em contato com o banco e tente bloquear a transação feita com o pagamento do boleto.

Em posse dos documentos que comprovem o pagamento e o boleto, vá até uma delegacia e faça um boletim de ocorrência.

Golpe de fraudes bancárias

O que fazer após cair em golpes na internet

Os golpes mais comuns de fraudes bancárias são feitas com falso funcionário ou falsa central de atendimento.

Nesse caso, o criminoso finge ser funcionário da instituição e estar com problemas no cadastro ou irregularidades na conta. Quando a vítima informa seus dados, o golpista clona sua conta e realiza transações em seu nome.

Outro golpe comum de banco é quando a quadrilha entra em contato dizendo que seu cartão deu algum problema e que precisa trocá-lo. Os bandidos pedem para a vítima digitar a senha no teclado do telefone e dizem que vão mandar um motoboy buscar seu cartão.

O que fazer após cair no golpe de fraudes bancárias?

Primeiramente, entre em contato com o banco e tente bloquear o valor e a transição. Informe o que aconteceu e bloqueie seu cartão.

Depois disso, procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrências.

Golpe do site de comércio eletrônico fraudulento

Esse golpe é comum para quem tem costume de fazer compras pela internet. Neste golpe, o criminoso cria uma página parecida com a verdadeira e leva a vítima a realizar uma compra falsa perdendo o dinheiro e nunca recebendo pelo produto.

O que fazer após cair no golpe de loja online falsa?

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o site ainda está ativo, copiar o endereço de e-mail (URL), fazer um print da página e do produto anunciado. Guarde também os e-mails ou outros comprovantes relacionados à compra que você fez.

Com essas informações e com o comprovante de pagamento e cópia do boleto, vá até uma delegacia e registre um boletim de ocorrência.

Golpe do falso leilão

Nesse caso, o criminoso cria um site falso, contendo fotografias de veículo para simular um leilão online.

Quando você efetua o lance, recebe uma notificação de que venceu o leilão e recebe um termo de arrematação, que contém instruções para que a vítima retire o veículo e realize o pagamento.

Depois de transferir o valor para a conta indicada, a vítima não consegue mais contato com o leilão e percebe que foi vítima de um golpe.

O que fazer após cair no golpe do falso leilão?

A orientação, nesse caso, é verificar se o site ainda está ativo, printar a tela da página e do produto anunciado. Além disso, copie o endereço do site, chamada URL.

Será preciso realizar um boletim de ocorrências com essas informações e ainda com o comprovante de transferência ou pagamento do boleto bancário.

Golpe de crime contra a honra

Dentre os golpes mais comuns estão o crime contra a honra, no qual as redes sociais são utilizadas por criminosos para ofender a honra de outras pessoas e até fazerem ameaças à integridade física delas.

O que fazer após cair no golpe de crime contra a honra?

Nesse caso, será preciso salvar o nome da pessoa, o perfil e o link completo (URL que aparece na barra de endereço). Além disso, printar as conversas é importante para comprovar o que aconteceu.

Com tudo isso em mãos, procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrências. Depois disso, procure um advogado que irá te orientar sobre realizar um pedido de indenização por danos morais.

Golpe de sequestro de dados

O sequestro de dados é quando o criminoso invade seu computador, rouba seus dados pessoais e bancários e os tranca até que você pague um valor de resgate por eles. Normalmente, esse pagamento é feito em forma de moedas digitais como bitcoins.

O que fazer após cair no golpe de sequestro de dados?

Não apague os e-mails ou as mensagens recebidas. Salve todas as trocas de e-mails e mensagens e também o perfil com o link completo, URL.

Se o golpe foi feito pelo telefone, salve os números que te ligaram contendo hora e data da conversa. Anote tudo e salve todos os comprovantes. Além disso, anote também os dados bancários que o criminoso te passou e até as carteiras eletrônicas de bitcoins.

Com tudo isso em mãos, vá até a delegacia e faça um boletim de ocorrência.

Golpe sentimental

Esse golpe acontece em plataformas digitais com quem busca relacionamentos amorosos. Os criminosos criam perfis falsos em sites e aplicativos de relacionamento, e conquistam a vítima, ganhando sua confiança.

Depois de envolver a vítima, o golpista usa a desculpa de que deseja conhecer pessoalmente a vítima e pede dinheiro emprestado para que ela para compre supostas passagens.

Você talvez já tenha assistido ao documentário “Golpista do Tinder”, na Netflix, que mostra justamente um caso extremo de golpe sentimental.

O que fazer após cair no golpe sentimental?

Não apague nenhuma da conversas, salve e faça print todas elas. Além disso, se você chegou a fazer alguma transferência de dinheiro, salve os comprovantes e anote os dados das contas bancárias para onde enviou dinheiro.

Faça o boletim de ocorrência com todas essas informações em mãos.

Golpe “sextorsão”

Esse golpe é realizado quando o criminoso ameaça divulgar imagens e vídeos íntimos a fim de forçar alguém a fazer algo, para obter vantagem financeira ou por vingança.

O que fazer após cair no golpe sextorsão?

Não apague as mensagens recebidas, salve o nome do perfil e o endereço do link, URL. Se o contato tiver sido por telefone, salve o número, a data e o horário da conversa.

Além disso, se você tiver realizado algum depósito, anote os dados da conta bancária. Depois disso, faça um boletim de ocorrência.

Estes são alguns dos principais tipos de golpes na internet e, como você pôde ver, para todos eles, é necessário realizar um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia de polícia. Além disso, pode ser que você precise de um advogado para conseguir seu dinheiro de volta.

Nesse caso, conte com a ajuda do Quero Meus Direitos, um site que facilita seu acesso à justiça.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: