Você está visualizando atualmente Meu cartão foi clonado. O que fazer?

Meu cartão foi clonado. O que fazer?

Seu cartão foi clonado? Esse é um dos maiores desesperos de quem tem cartão de crédito. Na mesma hora bate aquele medo de não saber se conseguiram gastar algum valor no seu cartão e se você sairá no prejuízo.

Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, cerca de 3,65 milhões de brasileiros tiveram seu cartão clonado entre março de 2018 e março de 2019.

Esse número assusta e é por causa disso que é preciso estar atento aos seus documentos e entender o que é possível fazer em caso de cartão clonado. Separamos aqui algumas dicas importantes de como buscar seus direitos.

Seu cartão foi clonado e você quer saber como agir? Continue a leitura!

Como acontece a clonagem de cartão?

O cartão é clonado quando os seus dados são roubados e passam a ser utilizados por outras pessoas para realizar a compra sem sua autorização.

Existem algumas formas comuns de ter seu cartão clonado como:

  • Cadastro de cartão em aplicativos;
  • Compras com tarja magnética em viagens internacionais;
  • Acesso a links maliciosos;
  • Compras online;
  • Divulgação dos dados do cartão;
  • Mãos de terceiros, quando é realizada alguma compra presencial ou quando precisam fotografar seu cartão;
  • Câmeras escondidas em caixas eletrônicos para filmar você digitando sua senha.

Para você que não quer ser vítima de cartão clonado, fique atento:

  • Ao digitar sua senha na internet;
  • Ao digitar seus dados pessoais na internet;
  • Ao aceitar ajuda de estranhos em caixas eletrônicos;
  • Ao guardar seus cartões.

Essas pequenas atitudes podem fazer a diferença e ajudar a manter seus dados seguros.

Leia também: O que fazer caso receba um cartão de crédito não solicitado.

Fizeram uma compra no meu cartão de crédito e não fui eu, e agora?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Não adianta se desesperar, isso só vai fazer com que você não consiga resolver a situação.

Se seu cartão foi clonado entre em contato com a administradora do seu cartão e peça o bloqueio imediato. Com esse bloqueio, o golpista não conseguirá mais fazer movimentações financeiras, além das que já tiver realizado.

É importante apenas ter cuidado antes de realizar o cancelamento e a contestação da compra pois, em alguns casos, você pode ter realizado a compra em algum estabelecimento com um nome conhecido e na fatura do cartão aparecer com o nome diferente, que seria a razão social da empresa.

Nesse caso, o cancelamento do cartão e a contestação da compra seria indevida.

Mas se você de fato não reconhece a compra, informe à administradora sobre a movimentação indevida. Lembre-se de anotar o horário, o número do protocolo e o nome do atendente que conversou com você sobre o ocorrido. Dessa forma, você irá conseguir provar que realizou a reclamação.

Depois de fazer o contato com administradora, você deve realizar um boletim de ocorrências detalhando tudo sobre o ocorrido e sobre os valores gastos sem sua permissão.

Esse boletim é essencial caso você precise entrar na justiça. Leve para a delegacia todos os documentos que comprovem uma possível clonagem, além dos seus documentos pessoais.

Quais os direitos de quem tem o cartão clonado?

cartão foi clonado

É importante ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor ampara o cliente com relação ao cartão clonado.

Nesses casos, a administradora do cartão e a instituição financeira são responsáveis caso o consumidor não consiga realizar compras por ter sido vítima de clonagem de cartão.

Dessa forma, não é sua responsabilidade provar que não efetuou as transações que está contestando. É obrigação da administradora do cartão e da instituição financeira investigar o que aconteceu.

Mas, quem paga a conta quando o cartão foi clonado?

O banco (ou operadora do cartão) deve arcar com todos os valores indevidos cobrados na fatura do consumidor quando seu cartão for clonado. Isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, a compra deve ser cancelada imediatamente.

Quando o cartão é clonado o dinheiro é devolvido pelo banco?

É obrigação da instituição financeira devolver ao consumidor o dinheiro usado indevidamente no seu cartão de crédito em caso de clonagem.

Isso acontece porque a instituição é penalizada por uma possível falha no sistema de segurança da operadora do cartão. Ou seja, a operadora deve sempre promover formas seguras de se usar o cartão de crédito e minimizar a possibilidade de fraudes.

Por isso, é preciso entrar em contato com a administradora e solicitar o reembolso do valor usado indevidamente. O consumidor pode também acionar o Banco Central para resolver o problema, caso não consiga o retorno da administradora.

Em alguns casos, será preciso entrar na justiça para reaver seu dinheiro. Indicamos que você faça essa solicitação judicial por meio de um advogado especializado em direito do consumidor.

O profissional com experiência nesse tipo de situação conseguirá ser mais assertivo na ação judicial contra o banco ou qualquer outra instituição financeira. Para isso, conte com a equipe Quero Meus Direitos para te ajudar nessa jornada.

Existem vários casos em que a justiça pede indenização por danos morais em caso de cartão clonado. Entre em contato com nossa equipe e iremos te direcionar para um advogado especializado.

O que é protesto indevido?

Se você deixou de pagar uma fatura com uma cobrança indevida realizada por clonagem do cartão, o banco não pode realizar o protesto do seu nome. Isso significa que a negativação indevida do seu CPF deve ser cancelada imediatamente.

Porém, em muitos casos, essa retirada do protesto do nome não acontece de forma espontânea por parte das instituições financeiras.

Nesse caso, será preciso entrar na justiça e fazer todo o processo por meio de um advogado. Essa é uma situação que pode render danos morais aos envolvidos com possibilidade de indenização em dinheiro.

O mais importante é que você esteja sempre atento ao seu CPF e qual a situação dele nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e o Serasa. Por meio de uma análise frequente, você evita que seu nome fique negativado indevidamente por muito tempo e consegue resolver a situação o quanto antes.

Veja agora o que é negativação indevida e como proceder.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: