Você está visualizando atualmente Cartão bloqueado: saiba como agir

Cartão bloqueado: saiba como agir

Ter o cartão de crédito bloqueado é uma situação muito comum. Diversos motivos podem levar a isso, como o não pagamento de faturas ou a expiração do vencimento do seu cartão.

Em alguns casos, esse bloqueio pode acontecer de forma indevida e é bom estar atento. Neste texto, vamos te mostrar as formas de bloqueio do cartão e como fazer em caso de cancelamento indevido. Continue a leitura!

Motivos para ter seu cartão bloqueado e como resolver

Se você teve seu cartão bloqueado pode estar agora com a dúvida de como agir e porque isso aconteceu. Separamos abaixo alguns motivos para o seu cartão ter sido bloqueado, confira:

Novo cartão

Quando você pede um cartão de crédito em alguma financeira, ele chega para você bloqueado. Essa é uma forma de evitar que seu cartão caia em mãos erradas e seja utilizado de forma indevida.

Esse bloqueio é legal e você deverá fazer o desbloqueio do seu cartão antes de usá-lo a primeira vez. Para desbloquear, siga atentamente as instruções que são enviadas na carta junto ao cartão. Geralmente, o desbloqueio é feito de forma simples e rápida, pelo telefone ou pelo aplicativo.

Senha digitada errada

Esse é um dos principais motivos para bloqueio de cartão de crédito. O usuário esquece a senha e, ao tentar passar alguma compra diversas vezes, digitando a senha errada, o cartão é bloqueado.

Esse tipo de bloqueio também é legal e serve para prevenir que seu cartão esteja sendo usado por alguém que não é você. Isso evita cobranças indevidas, além de ser uma medida de segurança contra suspeita de fraude ou roubo.

Geralmente, o bloqueio acontece depois de três tentativas. Por isso, se você tentou duas vezes e acredita que esqueceu sua senha, tente pagar de outra forma ou usar um outro cartão para que o seu não seja bloqueado.

Mas se você bloqueou seu cartão, é provável que precise ir até uma agência para pedir o desbloqueio, confirmando que foi você mesmo que fez o uso equivocado da senha.

Cartão bloqueado por vencimento

Você sabia que seu cartão tem uma data de vencimento e que, ao expirar essa data, ele bloqueia automaticamente? Esse é um procedimento comum entre os bancos e, a maioria deles, já enviam outro cartão ao cliente antes da data de vencimento.

Caso você não recebeu seu cartão e percebeu que ele foi bloqueado, entre em contato com seu banco para solicitar um novo cartão. Se o seu cartão foi bloqueado por causa do vencimento você estará limitado para compras, consultas ou procedimentos bancários.

Bloqueio por suspeita de fraude

Esse é um dos bloqueios que visa garantir a segurança da sua conta bancária. Um cartão de crédito pode ser bloqueado se houver desconfiança sobre seu uso tais como:

  • Se forem feitas, em poucos minutos, várias compras;
  • Se houver compras no exterior ou em cidades que você não costuma comprar;
  • Se houver uma compra em um valor muito alto e fora do seu perfil de consumidor.

Em alguns casos a operadora do seu cartão faz um aviso para você e questiona se foi você mesmo que fez a compra. Dessa forma, você tem a oportunidade de concordar com a compra ou não, se você não tiver feito.

Fatura contestada

Esse é mais um caso em que seu cartão pode ser bloqueado por suspeita de fraude. Se houve alguma cobrança em sua fatura que você não concorda é possível contestar essa fatura. Após investigação e caso haja suspeita de que o cartão foi usado indevidamente por outra pessoa, o cartão pode ser bloqueado até que a situação seja resolvida.

Nesse caso, a administradora do cartão faz a emissão e envio de um novo cartão para que você possa continuar fazendo suas compras normalmente.

Bloqueio por não pagamento da fatura

Esse é o único tipo de bloqueio que, se não for feito da forma correta, pode gerar problemas ao consumidor. Isso porque, caso você não pague sua fatura do cartão de credito e seu cartão esteja na eminencia de bloqueio, o banco deve te avisar antes de realizar o bloqueio.

Caso o banco não avise, bloqueie e você passe por algum constrangimento ao tentar comprar um produto ou serviço, você pode entrar na justiça e pedir danos morais.

Caso você tenha esquecido de pagar sua fatura, o ideal é quitá-la o quanto antes e ligar para a administradora para informar o pagamento. Mas se você se endividou e não tem como pagar a fatura, entre em contato com o banco para negociar o valor devido.

Meu cartão foi bloqueado e não me avisaram com antecedência, o que fazer?

Vale lembrar que é sempre importante que você esteja atento à situação do seu cartão de crédito. Conferir faturas, vencimentos e compras realizadas é um dever do consumidor preocupado com suas finanças.

Mas se o seu cartão foi bloqueado e não avisaram com antecedência e, por causa disso, você passou por algum constrangimento, você pode procurar os seus direitos junto ao Órgão de Defesa do Consumidor.

Para isso, junte o máximo de provas que conseguir e entre em contato com um advogado especializado. Por meio de ação judicial será possível procurar e fazer valer os seus direitos.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Para isso, entre em contato com nossa equipe!

Como evitar bloqueios no meu cartão?

Algumas ações simples do dia a dia podem ajudar a evitar o bloqueio do cartão de crédito. Confira abaixo algumas dicas:

  • Mantenha suas senhas salvas em um local de confiança, se conseguir memorizar também é ainda melhor;
  • Se você está com uma dívida grande de cartão, converse com seu banco e mostre que você deseja regularizar a situação da melhor forma possível;
  • Fique atento à sua conta e as compras que aparecem em sua fatura. A qualquer sinal de inconsistência, entre em contato com a administradora do seu cartão;
  • Caso você precise fazer uma compra em um valor mais alto ou uma compra internacional, avise o seu gerente antes de realiza-la.

Gostou das nossas dicas? No blog Quero Meus Direitos você encontra mais informações sobre o direito do consumidor. Confira!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: