Você está visualizando atualmente Como limpar nome TIM e negociar dívidas?

Como limpar nome TIM e negociar dívidas?

Para quem tem um serviço de telefonia, sabe o quanto é comum se esquecer de pagar a conta e o quanto isso pode gerar de dor de cabeça no final do mês, não é mesmo? Ou mesmo deixar de pagar a conta do mês, em um momento de maior aperto com as contas de casa. E, então, vem a dúvida: como limpar nome TIM e negociar dívidas?

Negociar dívidas, hoje em dia, é algo simples, mas até chegar no momento da negociação pode gerar uma terrível dor de cabeça.

Por isso, aqui neste texto, você saber tudo sobre como limpar nome TIM e negociar suas dívidas com a operadora da melhor forma possível. Continue a leitura e saiba mais.

Como acontece a negativação do nome?

Se uma pessoa deixa de pagar uma conta, a operadora TIM emite, em primeiro lugar, uma notificação para que o consumidor saiba que aquela fatura específica não foi paga. Com isso, a TIM se garante de que o consumidor sabe sobre suas dívidas e está fazendo o possível para quitá-las.

Além disso, antes de colocar o nome de um consumidor na lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito como o SPC ou SERASA, a TIM deve notificar o consumidor informando que está prestes a negativá-lo.

Só após isso o nome do consumidor pode ficar sujo por falta de pagamento de alguma fatura.

Quais os casos a TIM pode sujar meu nome?

Existem algumas situações básicas que podem fazer com que você tenha seu nome sujo. Algumas delas são:

  • O boleto não chegou para você e você perde a data de pagamento por causa disso;
  • Você paga sua conta, mas uma outra conta em duplicidade é enviada por engano para você e a TIM começa a te cobrar por ela;
  • Você recebe a conta, mas se esquece de pagar;
  • Você já cancelou os serviços, mas ficou conta do serviço prestado durante um período pequeno e você não sabia da cobrança.

Todos esses são exemplos de situações que podem acontecer. Nesses casos, o não pagamento da conta pode gerar a negativação, ou seja, seu nome pode acabar ficando sujo.

É importante ressaltar que a operadora pode negativar seu nome com a conta vencida há apenas um dia. Mas geralmente as empresas esperam 30 dias após o vencimento para fazer essa negativação, assim, a empresa tem tempo de avisar o consumidor sobre a situação e aguardar que ele regularize as coisas.

Por que é ruim ter o nome sujo?

Ter o nome sujo não é uma situação muito agradável. Isso pode impossibilitar que você tenha acesso ao crédito. A negativação pode te impedir de:

  • Conseguir o financiamento imobiliário, veicular ou até universitário;
  • Pegar um empréstimo bancário;
  • Usar cartão de crédito ou pedir um novo;
  • Encontrar dificuldades para abrir uma nova conta em banco;
  • Conseguir realizar compras já que as empresas podem se negar a vender a prazo para você.

Como limpar nome TIM?

Como limpar nome TIM

A TIM possui uma central própria para negociação de dívidas a fim de facilitar o pagamento para os usuários. A negociação é feita diretamente pela plataforma que garante agilidade, segurança e diversas formas de pagamento.

Para fazer a negociação por meio da TIM:

  1. Acesse o portal TIM Negocia;
  2. Selecione entre “pessoa física” ou “pessoa jurídica”;
  3. Insira o número do seu CPF/CNPJ e data de nascimento;
  4. Clique em “não sou um robô”;
  5. Clique em “continuar”.

Você será redirecionado para uma página onde aparecerá todas as dívidas TIM em seu nome. Após isso:

  1. Selecione o contrato e a conta que deseja pagar;
  2. Escolha a melhor forma de pagamento. Você pode escolher entre Pix, cartão de crédito, boleto bancário, débito virtual Caixa, Google Pay, Recarga Pay ou C6 Bank;
  3. Realize o pagamento da primeira parcela.

Como usar o Serasa Limpa Nome para quitar dívida TIM?

Além do portal exclusivo TIM, você também pode tentar negociar diretamente no site do Serasa limpa nome, uma plataforma feita exatamente para ajudar os consumidores que querem fazer essa negociação e sair da negativação.

Para fazer a negociação pelo Serasa limpa nome, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site Serasa Limpa Nome;
  2. Clique na opção para “consultar CPF”;
  3. Insira sua senha para acessar. Caso não tenha cadastro ainda, basta clicar em “cadastrar”;
  4. Sua dívida com a TIM irá aparecer para você na tela principal com todas as informações do que você deve;
  5. Selecione a negociação;
  6. Escolha a melhor forma de pagamento e a data de vencimento;
  7. Clique para gerar o boleto.

O que fazer se a cobrança for indevida?

Se a cobrança feita for indevida você não deve pagar o valor cobrado. Esse é um ponto importante para que você consiga correr atrás dos seus direitos sem ter arcado com um valor que não era de sua responsabilidade.

De toda forma, se você já tiver pago a cobrança indevida, é importante que você guarde o comprovante e todas as informações que comprovem que você não é o dono daquela dívida.

Assim, ao identificar que a cobrança é indevida, nossa orientação é que você procure seus direitos.

  1. Em primeiro lugar, você deve entrar em contato com a operadora e fazer com que eles retirem a dívida do seu nome. Essa é a ação primordial, mas pode ser que a empresa se negue a retirar a cobrança.
  2. Nesse caso você deve procurar seus direitos entrando em contato com a ANATEL, agência que regulariza as operadoras de telefonia.

Mas lembre-se: para fazer a reclamação na Anatel também é preciso do número de protocolo dos atendimentos anteriores, ou seja, você obrigatoriamente tem que ter tentado antes com a operadora.

  • E se tudo isso não der certo, acione a justiça.

Você pode contar com a equipe Quero Meus Direitos para isso. Nós facilitamos o seu acesso à justiça, te direcionando para os melhores advogados do consumidor para solucionar o seu caso. Eles podem te ajudar a garantir seus direitos em caso de cobrança indevida TIM.

Entre em contato com nossa equipe e garanta seus direitos contando com os melhores especialistas de direito do consumidor.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: