Você está visualizando atualmente O que é Burnout? Tem direito a licença médica?

O que é Burnout? Tem direito a licença médica?

O que é Burnout

Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, a Síndrome de Burnout surge como um desafio significativo para profissionais de diversas áreas. Este fenômeno, caracterizado por exaustão física e mental decorrente do estresse crônico no trabalho, afeta a saúde mental e a qualidade de vida dos colaboradores.

Neste texto vamos falar um pouco mais sobre o que é a Síndrome de Burnout, seus impactos no ambiente de trabalho e os direitos trabalhistas essenciais que visam proteger e apoiar os colaboradores em sua jornada de recuperação. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um estado de esgotamento físico e mental resultante do estresse crônico associado ao trabalho.

Ela é caracterizada por um conjunto de sintomas que afetam principalmente o desempenho no ambiente profissional, mas que também podem se estender para a esfera pessoal.

Esta condição não é considerada uma doença médica formal, mas é reconhecida como um fenômeno relacionado ao estresse ocupacional.

Entenda se burnout é considerada uma doença ocupacional.

Quais os sintomas do Burnout?

Os principais sintomas da Síndrome de Burnout incluem:

  • Exaustão emocional: sentimento de esgotamento emocional, com dificuldade em lidar com as demandas do trabalho e uma sensação de falta de energia;

  • Despersonalização: atitude cínica e negativa em relação ao trabalho e aos colegas, resultando em distanciamento emocional e redução da empatia;

  • Diminuição do desempenho profissional: redução da eficácia no trabalho, com baixo rendimento, falta de motivação e dificuldade em cumprir as responsabilidades profissionais.

É importante ressaltar que a Síndrome de Burnout não se manifesta da noite para o dia, mas é um processo gradual que ocorre ao longo do tempo.

Reconhecer os sinais precoces e tomar medidas preventivas, como a busca por apoio psicológico e a implementação de estratégias de gerenciamento do estresse, são passos cruciais para evitar o agravamento da condição.

O que pode causar a Síndrome de Burnout?

O que é Burnout

A Síndrome de Burnout é geralmente causada por uma combinação de fatores relacionados ao ambiente de trabalho e à resposta individual ao estresse.

Separamos abaixo, alguns dos principais elementos que podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome como, por exemplo:

  • Carga excessiva de trabalho;

  • Falta de autonomia e controle sobre as tarefas;

  • Falta de recompensa e reconhecimento;

  • Ambiente de trabalho tóxico;

  • Desequilíbrio entre vida profissional e pessoal;

  • Valores, como perfeccionismo, e expectativas sobre si mesmo;

  • Falta de apoio emocional no trabalho, seja por parte dos colegas ou da liderança;

  • Insegurança no emprego.

Qual o tratamento do Burnout? 

O tratamento da Síndrome de Burnout geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que abrange aspectos físicos, emocionais e comportamentais.

É claro que cada caso é único, e o tratamento pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e as necessidades específicas do indivíduo.

Porém, na maioria das vezes, o tratamento envolve uma avaliação médica inicial para descartar condições médicas e determinar a necessidade de intervenções farmacológicas.

A avaliação psicológica ajuda a compreender os fatores psicossociais que contribuem para o Burnout.

A terapia cognitivo-comportamental, TCC, é também frequentemente utilizada para ajudar o indivíduo a identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento.

A terapia de apoio pode proporcionar um espaço seguro para expressar emoções e trabalhar na resolução de problemas relacionados ao trabalho e à vida pessoal.

Além disso, são indicados como parte do tratamento:

  • Mudanças nas rotinas diárias, estratégias de gerenciamento do tempo e técnicas de relaxamento. Isso ajuda a melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal;

  • Pausa do trabalho para recuperar a energia. Isso pode envolver a concessão de licença médica temporária para permitir uma recuperação adequada;

  • Mudanças nas políticas e práticas organizacionais, incluindo a promoção de ambientes de trabalho saudáveis, programas de gerenciamento de estresse e a criação de políticas que incentivem um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;

  • Adoção de práticas regulares de autocuidado, como exercícios físicos, meditação, ioga e hobbies, para promover o bem-estar geral;

  • Em alguns casos, pode ser necessário reavaliar as metas de carreira, considerar uma mudança de função ou mesmo de profissão para reduzir o risco de recorrência;

  • Medicamentos como antidepressivos ou ansiolíticos podem ser prescritos para lidar com sintomas específicos, especialmente quando há comorbidades como depressão ou ansiedade.

O tratamento eficaz da Síndrome de Burnout geralmente envolve uma combinação de várias estratégias.

O suporte contínuo do ambiente de trabalho, a manutenção de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento são essenciais para prevenir a recorrência do Burnout.

Quais são os direitos do colaborador com Síndrome de Burnout?

A síndrome de Burnout garante alguns direitos aos profissionais que possuem carteira assinada ou que contribuem assiduamente para o INSS. Para isso, será necessária avaliação e atestado médico. Vamos falar um pouco mais sobre esses direitos abaixo:

Licença médica

Os colaboradores têm o direito a licenças médicas em casos de doenças ou condições médicas, o que pode incluir a Síndrome de Burnout.

A duração da licença por reconhecimento de doença ocupacional é de 15 dias. Durante esse período, a empresa continua efetuando o pagamento do salário do profissional.

Afastamento

Se avaliada a necessidade de prorrogar a licença do profissional por causa do Burnout, o colaborador terá direito ao afastamento pelo INSS, caso cumpra os pré-requisitos para isso.

Nesse caso, é necessária a realização de uma perícia médica no início da licença e outras perícias periódicas para constatar a necessidade de prorrogação do afastamento.

Adaptações no trabalho

Em alguns casos, colaboradores com Síndrome de Burnout podem solicitar adaptações no ambiente de trabalho para facilitar a recuperação, como horários flexíveis, redução da carga de trabalho temporária ou mudanças nas responsabilidades.

Retorno gradual ao trabalho

Algumas empresas podem permitir um retorno gradual ao trabalho após uma licença médica, proporcionando uma transição mais suave para o colaborador. Procure solicitar o atestado médico para que a empresa compreenda as necessidades.

Aposentadoria

Caso seja constatada a invalidez do profissional causada pela síndrome de Burnout, o colaborador pode ter direito à aposentadoria por invalidez.

É claro que, nesse caso, o atestado de aposentadoria deve ser dado por um médico e o profissional pode passar por perícias regulares para atestar a invalidez.

É fundamental que o colaborador esteja ciente de seus direitos específicos, e busque orientação adequada caso sinta que esses direitos não estão sendo respeitados.

Como garantir os direitos?

Se você está com dificuldades de garantir os seus direitos no ambiente de trabalho, pode ser a hora de falar com um especialista.

A Quero Meus Direitos pode te ajudar de forma gratuita e se compromisso.

Entre e contato com a nossa equipe e receba indicação de um advogado especializado em direito do trabalhador.