Você está visualizando atualmente Nome sujo impede de conseguir emprego?

Nome sujo impede de conseguir emprego?

Imagine que você perdeu o emprego repentinamente e, infelizmente, ficou endividado e acabou entrando nas listas de negativados. Nesse momento, conseguir um novo emprego é essencial para colocar a vida em ordem, não é mesmo? Mas será que nome sujo impede de conseguir emprego?

Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros, já que, nos últimos anos, a taxa de desemprego aumentou consideravelmente. A situação econômica do país e a chegada da pandemia da Covid-19 obrigaram muitas empresas a fecharem as portas, o que fez com 11,6% da população estivesse desempregada. Com isso, o endividamento bateu recorde e já são 76,3% das famílias com dívidas.

Para você que também está nessa situação, esse texto será muito importante para que se mantenha informado e pronto para agir e conseguir um novo emprego. Veja só:

O que é nome sujo?

Para entender melhor da situação que estamos falando, vamos explicar um pouco mais sobre a negativação, o famoso nome sujo.

Uma pessoa com nome sujo é aquela que teve seu nome incluído nos registros dos órgãos de proteção ao crédito como o SPC Brasil e o Serasa. Dessa forma, o CPF da pessoa fica registrado e outras empresas conseguem realizar a consulta para saber se o indivíduo é considerado um bom pagador ou não.

Algumas situações que podem ocasionar na negativação do nome são:

  • Ação judicial: quando você é notificado, através da justiça, sobre uma dívida não paga;
  • Cartão de crédito: quando você deixa de pagar parcelas de cartão de crédito;
  • Cheque sem fundo: quando, ao tentar entrar com o seu cheque, a empresa é impossibilitada por falta de saldo em sua conta;
  • Carnês atrasados: quando carnês de lojas deixam de ser pagos;
  • Empréstimo em atraso: empréstimos pessoais e consignados podem gerar inscrição do nome caso não sejam pagos nas datas de vencimento;
  • Título protestado: alguns títulos que podem ser protestados são cheques, notas promissórias ou duplicatas.

Nome sujo impede conseguir emprego?

A regra é que os empregadores não podem usar a consulta aos órgãos de crédito para avaliar a contratação de um candidato. Essa ação pode ser considerada uma prática discriminatória e, nesse caso, o candidato pode acionar a empresa judicialmente.

A justificativa para isso é muito simples. Como alguém com dívidas vai pagar o que deve, se não tiver um emprego? Assim sendo, os juízes, geralmente, são bastante rígidos no controle e na sentenças desse tipo de causa.

A lei é bem clara e é possível se apoiar legalmente em dois pontos:

  • A proteção da intimidade, já que a consulta aos órgãos de proteção ao crédito só pode ser usada para avaliar a situação do indivíduo para questões financeiras;
  • O impedimento de qualquer ato discriminatório durante o processo de contratação de pessoal, de acordo com a lei 9.029/95.

Vale ressaltar que, para concursos públicos, em instituições não financeiras, essa negativação também não pode ser feita.

Para cargos públicos, a legislação brasileira prevê requisitos básicos e simples para que o candidato assuma a vaga, que são:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • Ter a comprovação do nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
  • Ter idade igual ou maior a 18 anos.

Existe alguma exceção no qual nome sujo impeça de conseguir emprego?

Para toda regra existe uma exceção, não é mesmo? Nesse caso, a exceção acontece quando uma pessoa com nome negativado quer trabalhar para um banco ou uma empresa de crédito. Nesse caso, é permitida a avaliação junto aos órgãos de proteção ao crédito e, ainda, a decisão pela não contratação do indivíduo.

Isso acontece porque o Banco Central do Brasil possui uma política de prevenção à lavagem de dinheiro e a previsão de avaliação de risco dos profissionais, fornecedores e parceiros.

Assim, o indivíduo negativado pode ser impedido de prosseguir com o processo para ser contratado naquele determinado segmento.

Saiba também: Posso fazer faculdade com o nome sujo?

Como saber se estou com nome sujo?

Nome sujo impede de conseguir emprego

É muito importante que você sempre se mantenha ciente da situação do seu CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito. Para isso, você pode fazer um cadastro no site do SPC ou do Serasa Consumidor e acompanhar periodicamente como está sua situação.

  1. Acesse o site SPC/Serasa;
  2. Clique em “cadastrar”;
  3. Digite seus dados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha;
  4. Leia e aceite os termos;
  5. Clique em “criar conta”.

Se manter informado pode evitar surpresas futuras como, por exemplo, tentar fazer uma compra em algum estabelecimento e ser impedido.

Como faço para limpar meu nome?

Para limpar o nome sujo, basta quitar a dívida existente no seu CPF. Você pode fazer isso de duas formas:

  • Entrando em contato com o estabelecimento em que você possui a dívida e negociando diretamente com eles;
  • Utilizando o Serasa Limpa Nome, uma plataforma de negociação de dívidas que pode ser acessada diretamente pelo site do Serasa.

Nesse último caso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome;
  2. Insira seus dados pessoais e clique em “consultar”. Caso você já tenha um cadastro, acesse com seu login e senha;
  3. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação;
  4. Siga os passos para concluir a negociação;
  5. Clique para gerar o boleto.

Entenda também: inclusão no Serasa gera dano moral?

O que fazer caso eu seja excluído de participar de um processo seletivo?

Caso você tenha sido impedido de participar de um processo seletivo por causa de nome sujo, a opção é acionar a justiça.

É possível pedir reparação por danos morais ou até mesmo exigir a contratação, o que acaba não sendo a primeira opção dos candidatos, já que a empresa causou tanto transtorno.

A primeira ação é entrar em contato com um advogado especializado em direito do trabalhador. O profissional habilitado irá te instruir quanto a melhor forma de resolver sua situação.

Geralmente, é feita uma reclamação formal junto ao Ministério do Trabalho. Assim, você deixará registrada sua indignação pelo ocorrido.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato com a Quero Meus Direitos.com e lute por seus direitos!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: