Você está visualizando atualmente Direito ao intervalo no horário de almoço. Como garantir esse benefício?

Direito ao intervalo no horário de almoço. Como garantir esse benefício?

Algumas conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos são essenciais e devem ser respeitadas em caráter prioritário por todos os empregadores. É o caso, por exemplo, do direito ao intervalo no horário de almoço, benefício considerado básico.

Este momento pode ser usado mesmo como uma pausa para refeição, como o profissional pode utilizá-lo da forma que achar melhor como, por exemplo, descanso, distração e para resolver outros assuntos que não sejam relacionados ao trabalho.

Este é um dos momentos esperados pelo profissional durante o dia. Imagina o que seria trabalhar durante uma jornada de, muitas vezes, 8 horas por dia e não ter sequer um momento de descanso? Desumano, não é mesmo?

Por isso, no texto de hoje você vai entender um pouco mais sobre esse direito e como garantir que o horário de almoço senha cumprido. Continue a leitura!

Direito ao intervalo de almoço

O direito ao intervalo de almoço é um bem de direito do trabalhador brasileiro que exerce sua atividade pautada pela CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas. É claro que autônomos e profissionais liberais também possuem esse direito mas, muitas vezes, isso é mais fácil de ser negociado do que o profissional de carteira assinada.

O trabalho, muitas vezes, pode ser exaustivo e a pausa para descanso garante a saúde e o bem-estar do funcionário.

Por ser um direito trabalhista, a empresa é obrigada a conceder ao funcionário esse período de descanso, não sendo facultativo a empresa decidir se vai ou não dar o direito ao profissional.

Veja quais são os principais direitos trabalhistas.

Qual o tempo mínimo de horário de almoço?

De acordo com a CLT, é direito do profissional que exerce jornada de trabalho com duração de mais de 6 horas ter, no mínimo, 1 hora de almoço e no máximo 2 horas.

Para aqueles profissionais que trabalham 6 horas ou menos por dia, a pausa exigida pela CLT é de 15 minutos.

Para trabalho em home office as regras permanecem as mesmas e todos os trabalhadores têm direito ao intervalo no horário de almoço conforme previsto em seu contrato.

Direito ao intervalo no horário de almoço

É claro que, com o trabalho fora da empresa, pode ser um pouco mais difícil de realizar o controle dessa jornada de trabalho e, por isso, é importante que a empresa tenha um sistema de controle de pontos online eficiente.

Vale ressaltar que o direito ao horário de almoço também pode ser usado como direito ao descanso durante a jornada de trabalho.

Veja também: como funciona o banco de horas.

Estagiário tem direito a horário de almoço?

De acordo com a legislação, o profissional estagiário que exerce suas atividades na jornada de 4 a 6 horas diárias pode ter direito a 15 minutos de pausa. Porém, muitas empresas concedem o horário estendido de 1 hora, para que o estagiário possa almoçar junto com os colegas.

Jovem aprendiz tem direito a horário de almoço?

O programa Jovem Aprendiz também é regido pelas regras contidas na CLT. Dessa forma, se ele exerce suas funções de trabalho em um jornada de 4 a 6 horas diárias, dependendo de como estiver no contrato, ele também tem direito a uma pausa de 15 minutos.

Como fica o horário de almoço na nova lei trabalhista?

Com a reforma trabalhista, que entrou em vigor em 2017, alguns artigos dos direitos do trabalhador sofreram alteração.

No caso do horário de almoço a Lei Federal 13.467/17 instituiu que:

“§ 5o – O intervalo expresso no caput poderá ser reduzido e/ou fracionado, e aquele estabelecido no § 1o poderá ser fracionado, quando compreendidos entre o término da primeira hora trabalhada e o início da última hora trabalhada, desde que previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do serviço e em virtude das condições especiais de trabalho a que são submetidos estritamente os motoristas, cobradores, fiscalização de campo e afins nos serviços de operação de veículos rodoviários, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a remuneração e concedidos intervalos para descanso menores ao final de cada viagem. (Redação dada pela Lei nº 13.103, de 2015) (Vigência)”

Isso significa que o funcionário pode fazer 30 minutos de almoço usando os outros 30 minutos para entrar mais tarde e sair mais cedo da jornada de trabalho.

Esse pedido, porém, deve ser autorizado por meio de um acordo realizado entre funcionário, empresa e sindicato da categoria.

Quanto aos demais direitos, nada muda:

“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

§ 2º – Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

§ 3º – O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.”

O que fazer se o direito ao almoço não for respeitado pelo empregador?

Toda empresa que exerce suas atividades no regime CLT é obrigada a respeitar o direito ao horário de almoço do profissional. Caso isso não aconteça, a empresa está sujeita ao pagamento de multa de 50% sobre o valor da remuneração da hora normal trabalhada do profissional em questão.

Para isso, o profissional deve buscar seus direitos por meio de profissionais especializados em direito do trabalhador.

Aqui na Quero Meus Direitos nós fazemos a ponte entre você e advogados especializados. Entre em contato com nossos profissionais e tenha seus direitos garantidos.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: