Você está visualizando atualmente Como pedir a aposentadoria no INSS: um guia passo a passo para leigos

Como pedir a aposentadoria no INSS: um guia passo a passo para leigos

Quer saber como pedir a aposentadoria no INSS, quais os passos que você deve seguir e quanto tempo demora? Elaboramos aqui um passo a passo simples e prático para quem já está na hora de se aposentar e não sabe como fazer isso.

A aposentadoria é um momento que é muito desejado por diversos trabalhadores. É nesse momento que o trabalhador vai colher os frutos de uma vida com muito trabalho, empenho e dedicação.

Mas é comum que a dúvida sobre o funcionamento da aposentadoria seja recorrente, já que são diversas regras existentes e a reforma da previdência ainda trouxe mais modificações.

Por isso, para facilitar para você, neste texto vamos falar sobre como pedir a aposentadoria no INSS. Continue a leitura e saiba como fazer isso.

Como pedir a aposentadoria no INSS?

A solicitação da aposentadoria pode ser feita de forma digital por meio do aplicativo ou site do INSS. Essa é uma das facilidades que a vida moderna nos trouxe e, dessa forma, é possível realizar o pedido da aposentadoria de forma rápida e prática.

Quais documentos preciso para pedir a aposentadoria no INSS?

Antes de realizar o pedido de aposentadoria no INSS você deve separar a documentação necessária para isso. Os documentos necessários são:

  • Documento de identificação RG, CPF ou CNH;
  • Carteira de trabalho, CTPS: esse documento será o responsável por comprovar todos os seus vínculos trabalhistas;
  • Extrato previdenciário CNIS, Cadastro Nacional de Informações Sociais: esse documento irá comprovar todas as suas contribuições feitas ao NISS;
  • Comprovante de residência dos últimos três meses: nesse caso, você pode optar por conta de água, luz, internet ou telefone, declaração de imposto de renda, escritura do imóvel, fatura de cartão de crédito, extrato de FGTS, contrato de aluguel reconhecido em cartório ou documento de financiamento imobiliário;
  • Requerimento por escrito. O requerimento é opcional, mas muito importante, pois se trata de um guia para o servidor do INSS analisar seu pedido de aposentadoria;
  • Comprovante de períodos de atividade rural, especial e no exterior (se for o caso).

Estes documentos podem ser enviados em formato .jpg e .pdf, mas eles não podem contar mais que 5 Megabytes (MB), pois o sistema não irá aceitar o upload do arquivo.

Você também pode optar por tirar uma foto do documento dentro do próprio aplicativo do INSS, assim ele será digitalizado e enviado automaticamente.

Analise qual o tipo de aposentadoria você irá solicitar

Você precisará ter em mente também qual tipo de aposentadoria você se enquadra antes de realizar o pedido no site ou no aplicativo do INSS.

Atualmente existem 4 tipos de aposentadoria no Brasil e você precisa entender em qual delas você se irá enquadrar para que seja feito o pedido da forma correta.

Os tipos de aposentadoria são:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por invalidez.

Passo a passo de como pedir a aposentadoria pela internet

Como pedir a aposentadoria no INSS

Com os documentos em mãos, você vai partir para o pedido da sua aposentadoria pela internet.

Aqui, vamos apresentar como o modelo de solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o seu aplicativo ou o site do INSS;
  2. Clique em “entrar com gov.br”;
  3. Insira seu CPF e sua senha de acesso. Caso você não tenha acesso ainda ao sistema, basta realizar o cadastro;
  4. Ao entrar na sua tela exclusiva do INSS, clique em “novo pedido”;
  5. Vai aparecer para você uma lista de pedidos e você irá selecionar “aposentadoria e CTC e Pecúlio”;
  6. Clique em “aposentadoria por tempo de contribuição”;

Pode ser que apareça uma tela para atualizar seus dados. Nesse caso basta clicar para atualizar.

  • Clique em avançar até que apareça algumas perguntas como: você possui tempo rural? Você já trabalhou como professor? Você possui tempo de trabalho em outro país? Você deve responder às perguntas de acordo com a sua situação;
  • Na pergunta de reafirmação da Data de Entrada do Requerimento, DER, clique em “sim”;
  • Anexe os documentos necessários;
  • Selecione a Agência da Previdência Social mais próxima da sua residência;
  • Escolha a agência bancária que deseja receber sua aposentadoria;
  • Revise todos os dados, declare que concorda com as informações do seu pedido e clique para concluir.

Ao realizar esse passo a passo o seu pedido será analisado pelo INSS e você verá se sua aposentadoria foi concedida no site ou no aplicativo. Para conferir esse resultado:

  1. Acesse o aplicativo ou o site do INSS;
  2. Clique em “consultar pedidos”;
  3. Encontre seu pedido na lista;
  4. Clique em “detalhar” caso você queira ver mais detalhes.

Como não errar no pedido de aposentadoria?

Nós vimos que o processo de pedido da aposentadoria pode ser um pouco burocrático e, algumas vezes, até um pouco confuso. Afinal, são muitas informações que precisam ser inseridas, vários documentos e você precisa, em um primeiro momento, entender como essa solicitação será realizada.

Por isso, nossa orientação para que você não faça o pedido de forma errada é contar com a ajuda de um advogado especialista em direito trabalhista.

Contratando um advogado ele poderá te auxiliar, orientar e realizar o pedido para você da melhor forma.

Além disso, o advogado também irá analisar os valores que você tem para receber e ainda indicar se, no seu caso, teria ou não o direito à Revisão da Vida Toda, uma recontagem dos valores de aposentadoria que podem aumentar o valor do seu recebimento mensal e ainda te beneficiar com um valor retroativo.

O Quero Meus Direitos é uma empresa especializada em direito do trabalhador e pode te ajudar com o pedido da sua aposentadoria. Para isso, basta entrar em contato com a nossa equipe, fazer uma consultoria online e gratuita e receber a indicação de um especialista na área.

Lembre-se que ao entrar com o pedido de aposentadoria de forma errada, você pode demorar ainda mais para receber seu benefício ou até mesmo receber de forma incorreta.