Você está visualizando atualmente Valor indevido na conta de água, o que fazer?

Valor indevido na conta de água, o que fazer?

Você percebeu algum valor indevido na conta de água ou recebeu cobrança errada da companhia de água? Saiba que essa é uma situação bastante comum e que pode tirar o sono dos consumidores.

Geralmente, a conta de água é uma das mais fáceis de se controlar, já que ela não possui um valor muito alto e isso gera menos preocupação. Por isso, quando os consumidores chegam a perceber um erro, é porque receberam uma conta com valores 100% ou 200% acima do que estão acostumados.

Ou, ainda, porque estão em momento de contenção de despesas e a vigilância sobre o consumo é alta. Porém, essa conferência deveria ser feita todos os meses para se certificar que você está pagando o valor correto.

Agora, você vai entender como agir em caso de valor indevido na conta de água, como é feita a cobrança e como garantir os seus direitos. Continue a leitura e saiba mais!

Cobrança de água: como é feita?

Assim como a energia elétrica, a cobrança de água é feita por meio de faixas de consumo, segundo o Procon. Cada faixa tem um valor de acordo com o m³ gastos.

Porém, as faixas da conta de água não são determinadas pela administradora, diferentemente de como acontece com a cobrança de luz. Essas faixas são determinadas apenas pelo gasto do morador, sendo que quanto mais se gasta, mais se paga.

As faixas da conta de água são:

  • 03m³ a 10m³ – tarifa mínima, em que é cobrado um valor fixo todo mês.
  • 11m³ a 20m³
  • 21m³ a 50m³
  • Acima de 50m³

Para se ter uma ideia de consumo, uma pessoa gasta, em média, 3,4m³ por mês. Por isso, se o consumo está maior do que essa base de valores média por pessoa, é preciso ficar atento, pois algo de errado pode estar acontecendo com a cobrança.

Leia também: Falta de água em Nova Serrana, como agir?

O que pode ocasionar um valor maior na conta de água?

Diante de valores irreais de consumo, diversos fatores podem ocasionar uma cobrança de valor indevido na conta de água, dentre eles:

  • Problema no registro;
  • Um vazamento não detectado;
  • Mudança na rotina dos moradores da residência;
  • Aumento no número de moradores da residência;
  • Gato realizado por vizinhos;
  • Cobrança indevida por parte da administradora.

Como são muitos os motivos é preciso estar atento e identificar o que realmente aconteceu para o aumento da conta de água da sua residência. Assim, qualquer reclamação que você realizar será feita com base em uma análise prévia.

Ao identificar que realmente o aumento foi feito por cobrança indevida ou abusiva por parte de administradora, você deve começar a buscar os seus direitos.

Quais são os tipos de cobrança abusivas?

Para você entender um pouco mais sobre o que é cobrança abusiva, separamos aqui alguns exemplos que vão te ajudar a identificar caso você seja vítima de alguma delas. Confira:

  • Cobrança de conta já paga;
  • Débito automático não autorizado;
  • Tarifa de água acima do comum;
  • Taxas administrativas cobradas e não comunicadas previamente.

Em todos esses casos, é possível realizar uma reclamação formal ou judicial para resolver a questão, já que cobranças abusivas são ilegais e nenhum consumidor deve aceitá-las.

Fui negativado por causa dessa cobrança, o que fazer?

Existem ainda os casos mais graves, quando a companhia envia uma cobrança de conta abusiva e, como o cliente não faz o pagamento, a empresa insere o CPF do cliente nos cadastros de crédito, como SPC e Serasa.

Com isso, seu nome fica negativado e você passa a sofrer várias consequências na vida, por uma conta que nem deveria pagar. Esses casos cabem indenização e é importante que você busque um advogado.

Veja o que fazer caso seja negativado por cobrança indevida.

Identifiquei um vazamento, posso contestar a conta?

Se você suspeita de um vazamento, é preciso, em primeiro lugar, contratar uma empresa para resolver seu problema no encanamento ou no lugar de onde está vindo o vazamento.

É importante contratar uma empresa especializada, já que ela será importante para os demais processos que é possível que você passe.

A empresa contratada pode oferecer, por exemplo, um diagnóstico ou laudo, caso sua residência não tenha nenhum problema de vazamento, ajudando a comprovar cobrança indevida por parte da administradora de fornecimento de água.

Vale ressaltar que se o vazamento for algo aparente, o consumidor ainda deve pagar a conta, já que, pela lei, é de responsabilidade do consumidor avaliar e ver o incidente o quanto antes. A contestação de conta só vale em caso de vazamento oculto de água, de falha no hidrômetro ou divergência na leitura.

Não identifiquei vazamento, o valor da minha conta é indevido?

valor indevido na conta de água

Se você não identificou nenhum vazamento em sua residência, é preciso que entre em contato com a companhia para que ela realize uma análise mais completa no registro.

Se você estiver com o laudo da empresa contratada para averiguar o vazamento, junte às contas dos últimos 4 meses e registre uma reclamação quanto à cobrança indevida na sua fatura.

Lembre-se de guardar todos os comprovantes de pagamento realizados e os contatos que, eventualmente, você fez com a administradora de fornecimento de água.

Sobre os contatos, é importante guardar os números de protocolo. Eles serão importantes para comprovação da sua tentativa de contato com a operadora, caso seu problema não seja resolvido.

Infelizmente essa é uma ação que pode demorar para se obter respostas, já que muitas concessionárias de fornecimento de água demoram para verificar a averiguação dos registros.

Além disso, não existe nenhuma lei que obrigue a empresa a aceitar seu pedido de contestação de conta, apesar de que a maioria das concessionárias aceita a reclamação para manter o bom relacionamento com o cliente.

De toda forma, é muito importante que você tenha em mente que os seus direitos devem ser respeitados e que é inaceitável pagar por algo que você não consumiu.

A fornecedora de água não quer aceitar minha reclamação, o que fazer?

Se você realizou a reclamação de valor indevido na conta de água e não recebeu resposta positiva da concessionária, saiba que é possível buscar ajuda judicial.

No primeiro momento, você pode apelar para o juizado de pequenas causas ou o Procon. Mas é muito importante que, para isso, você tenha o apoio de pessoas que entendem do assunto e podem resolver o seu problema.

O Quero Meus Direitos é uma empresa que faz a ponte entre o consumidor e os melhores advogados no mercado.

Entre em contato com nossa equipe, converse agora com um de nossos consultores e entenda como a Quero Meus Direitos pode te ajudar a encontrar um profissional experiente em direito do consumidor.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: