Você está visualizando atualmente Falta de água em Nova Serrana, como agir?

Falta de água em Nova Serrana, como agir?


Se você está lidando com a falta de água em Nova Serrana, saiba que isso pode gerar transtornos e prejuízos para a higiene, saúde e alimentação dos moradores da cidade. Incluindo a sua, é claro. Afinal, o abastecimento de água é um item essencial à vida e para o bem-estar das pessoas.

Água potável é um direito do consumidor e deve ser garantida pelas empresas de abastecimento, como a Copasa, em Minas Gerais. É ela a responsável pelo fornecimento de água na cidade de Nova Serrana.

Mas se houver falta de água em Nova Serrana, como agir? Quais são os direitos do consumidor e como ligar para a Copasa pedindo o reabastecimento? Falaremos sobre essas e outras questões neste texto. Acompanhe!

Quais os motivos para falta de água em Nova Serrana?

Existem alguns motivos comuns para acontecer a falta de água em alguma cidade, região ou residência. É claro que é preciso, em primeiro lugar, avaliar corretamente o que causou esse desabastecimento para que depois seja tomada alguma atitude a respeito.

Dentre os principais motivos estão:

  • Quando a companhia de abastecimento, por algum motivo indevido, deixa de distribuir água para a região;
  • Quando existe um consumo exacerbado de água em uma residência, o que faz com que a caixa d’água não consiga se reabastecer sozinha;
  • Quando o consumidor esquece ou, propositalmente, deixa de pagar a conta de água, fazendo com que a distribuidora corte devidamente o abastecimento.

A análise do que aconteceu vai ser primordial para que você saiba exatamente como agir em caso de falta de água em Nova Serrana.

Consumo elevado

Se, por acaso, o consumo em sua residência for maior que o usual, existe uma grande chance de a falta de água ser apenas porque sua caixa d’água não conseguiu se encher novamente. Dessa forma, é preciso aguardar um pouco para voltar a utilizar.

Conta em atraso

Mas se você deixou de pagar alguma conta da Copasa (por esquecimento ou propositalmente), a empresa pode realizar o desabastecimento em sua residência até que o valor seja quitado.

Essa é uma obrigação do consumidor, previsto no contrato de prestação de serviço junto à Copasa e, por isso, não é possível contestar a falta de água até o pagamento da conta.

Mas vale ressaltar que esse corte de água só pode ser feito após comunicado oficial da empresa para o consumidor. Esse comunicado deve ser enviado com antecedência, informando que existem débitos em aberto e que o não pagamento da conta pode implicar no corte de água.

Se sua água foi cortada e você não recebeu nenhum aviso prévio, você pode tomar as medidas necessárias para que seja feito o reabastecimento.

Leia também: Como evitar contas atrasadas.

Crise hídrica

Existem ainda os casos de crise hídrica gerada pelo período de chuvas escassas e falta de disponibilidade de água. Isso pode provocar um possível racionamento no abastecimento, para que toda a população consiga usufruir do serviço.

Nesse caso, é preciso entender que a culpa não recai sobre a empresa distribuidora, já que o motivo tem força maior. Qualquer tipo de reclamação com a Copasa pode não ser atendida.

O ideal nessas situações é que toda a comunidade ajude no racionamento do consumo de água, para que a companhia distribuidora possa fazer a distribuição de forma igualitária entre todos os moradores da região.

Mas, fique atento! Se não houver crise hídrica na sua região e, mesmo assim, o seu abastecimento de água em Nova Serrana for interrompido, procure imediatamente seus direitos como consumidor!

O que fazer se faltar água em Nova Serrana

Mas afinal, o que fazer quando acabar a água em Nova Serrana? Em primeiro lugar, você deve procurar a Copasa e tentar resolver a situação diretamente com a empresa.

Para isso, reúna o máximo de provas possíveis, como comprovante de pagamento de contas anteriores e prints da sua comunicação com a companhia.

Isso vai te ajudar a comprovar a sua situação e, com isso, deve ter seu abastecimento de água em Nova Serrana regularizado o mais rápido possível.

Como ligar para a Copasa?

falta de água em nova serrana

Os canais de atendimento da Copasa estão disponíveis todos os dias da semana e durante 24 horas, em todo o estado de Minas Gerais.

Os números da Copasa são voltados para dúvidas, solicitações, sugestões e para reclamação em caso de falta de água em Nova Serrana.

Para entrar em contato com a Copasa ligue:

  • 115 ou;
  • 0800 0300 115.

Caso o contato com a Copasa não resolva o seu problema e você continue sem água, é hora de procurar pelos seus direitos, acionando a justiça. Há ainda um canal do Governo para reclamações, chamado consumidor.gov.br, que pode ser efetivo para esses casos.

Você também pode se interessar por: Como fazer reclamação na Cemig?

Quais os direitos quanto ao desabastecimento de água em Nova Serrana?

O desabastecimento de água pode gerar indenização por danos morais e materiais. Isso porque, com a falta de água, você terá impactos financeiros e no seu dia a dia, como:

  • Contratação de um local para lavar roupas;
  • Compra de galões de água para consumo;
  • Contratação de caminhões pipa;
  • Aluguel de casa temporária para que você consiga passar os dias sem água, dentre outros transtornos.

Dessa forma, a Lei Federal do Saneamento Básico, número 11.445/07, garante e regulamenta a distribuição e o abastecimento de água potável.

Por isso, se você teve seu abastecimento de água interrompida, procure seus direitos o mais rápido possível.

Minha água foi cortada indevidamente em Nova Serrana, o que fazer?

Se o seu abastecimento de água foi interrompido de forma indevida, você deve procurar seus direitos imediatamente.

Lembre-se: a água é um direito de todos e se você paga suas contas dentro do prazo e consome de forma regular, a Copasa deve continuar abastecendo sua residência.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Se você mora em Nova Serrana e precisa de ajuda para reaver seus direitos, entre em contato e lute por seus direitos.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: