You are currently viewing Suja o nome se não pagar internet? Saiba agora!

Suja o nome se não pagar internet? Saiba agora!

Esquecer de pagar uma conta é algo comum que pode acontecer com qualquer pessoa. Mas suja o nome se não pagar internet?

Se você deixar de pagar por um período curto de tempo, não. Você não terá seu nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, dependendo do prazo que você deixe sua conta em aberto, é provável que seu nome se torne sujo sim.

Vale ressaltar que esse é um direito da empresa credora, por isso, inserir o nome nos órgãos de proteção ao crédito é uma ação legal.

Fizemos este texto para você entender mais profundamente como isso tudo funciona. Quando o nome passa a ficar sujo por não pagar internet?

Continue a leitura e saiba mais!

Por quanto tempo fico inadimplente até que o nome vá para o SPC/Serasa?

É importante lembrar que, antes de realizar a inserção do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, a operadora é obrigada a emitir comunicados informando ao consumidor sobre sua dívida.

Em hipótese alguma a operadora pode fazer o bloqueio do serviço ou negativar seu nome sem antes lhe avisar. Então, calma, seu nome não será inserido imediatamente nos órgãos de proteção ao crédito se você ficar alguns dias sem pagar sua conta.

A questão é que não existe um prazo mínimo para que seu nome seja inserido no SPC/Serasa. Tudo vai depender da política da empresa e do contrato assinado por você para prestação de serviço da internet contratada.

Algumas empresas começam a cobrança com apenas 1 dia de atraso, enquanto outras têm a tradição de cobrar com 1 mês de antecedência.

Por isso, é tão importante que você mantenha suas contas em dia, para que não haja incômodos com relação a cobranças e negativação do seu nome.

Quais as outras consequências de não pagar internet?

Não pagar internet pode resultar em outros incômodos, não somente a negativação. Dentre eles estão:

  • Cobranças insistentes e de forma, às vezes, até abusiva.
  • O consumidor fica impossibilitado de adquirir outros produtos e serviços de internet com a operadora que deve;
  • É possível que o consumidor tenha que pagar juros altos, o que encarece o valor da fatura inicial;
  • Ter seu Score de crédito afetado, o que afeta outros tipos de negociações como pedido de créditos e empréstimos, ou outras compras.

O que fazer caso seja negativado por não pagar internet?

A primeira ação a ser feita é realizar o pagamento da conta em aberto o mais rápido possível. Isso irá evitar que sejam acrescidas cobranças de multa e juros e que você continue recebendo cobranças.

Após realizar o pagamento da sua conta, é preciso aguardar o prazo para que a operadora dê baixa no sistema ao receber seu pagamento. Essa baixa pode demorar alguns dias até que a operadora efetivamente receba a informação.

Você pode entrar em contato com a operadora de internet e informar o pagamento da conta também, enviando para ela o comprovante de pagamento. De toda forma, a maioria das empresas aguarda a informação de pagamento para realizarem a retirada do nome do SPC/Serasa.

O prazo para a retirada do seu nome da negativação é de 5 dias úteis após o pagamento da conta de internet.

Paguei a internet, mas continuo negativado. O que fazer?

É importante, em primeiro lugar, aguardar o prazo de 5 dias após o pagamento da internet para que o nome seja retirado das restrições.

Porém, se mesmo após o prazo você continuar negativado, é preciso procurar os seus direitos como consumidor, já que é obrigação da empresa agir de forma imediata para a limpeza do nome.

Caso isso não seja feito e o consumidor passe por algum tipo de constrangimento por causa do nome negativado indevidamente, ele pode entrar com uma ação judicial e pedir indenização por danos morais.

Se esse é o seu caso, nossa orientação é que você procure imediatamente um advogado especializado em direitos do consumidor.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

Para te ajudar no processo, é importante ter em mãos alguns documentos como:

  • Boleto que foi pago;
  • Comprovante de pagamento do boleto devido;
  • Comprovante de negativação do seu nome;
  • Prova do constrangimento ou do prejuízo que você teve com o nome negativado.

Como saber se o meu nome foi negativado?

Uma dica importante da equipe Quero Meus Direitos é estar sempre atento ao seu CPF. Isso evita, inclusive, que você seja vítima de fraudes e golpes.

Para saber se seu nome foi negativado é preciso que você entre no site do Serasa e consulte a situação do seu nome. O procedimento é muito simples e intuitivo, seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Insira o número do seu CPF na tela inicial;
  3. Clique em “consultar agora”;
  4. Preencha seu cadastro, caso seja seu primeiro acesso;
  5. Faça a verificação necessária;
  6. Confirme seu acesso por e-mail ou SMS;
  7. Digite o código que você recebeu e clique em “confirmar código”.

Após entrar no site com seus dados, você verá todas as informações do seu nome e CPF como compras com contratos, negativação e score.

Pelo próprio site do SERASA ainda é possível negociar dívidas e parcelar débitos, para que o seu nome seja retirado do sistema de negativação. Essa opção vale para algumas empresas cadastradas no sistema.

Existe uma forma de negociar com a operadora?

A maioria das empresas de internet possuem um departamento de negociação de dívidas. Dessa forma, caso você tenha se esquecido de pagar alguma conta, é possível renegociar a dívida fazendo com que seu nome saia da lista de inadimplentes da operadora.

Quer aprender como evitar as contas atrasadas? Acesse o link e descubra!