Você está visualizando atualmente Como identificar e não cair em golpes nas redes sociais?

Como identificar e não cair em golpes nas redes sociais?

O que mais escutamos hoje em dia são pessoas que caíram em golpes nas redes sociais e em anúncios “bons demais para ser verdade”, não é mesmo? Os golpistas estão cada vez mais criativos e são capazes de enganar até os mais atentos, roubando dados e dinheiro de quem quer que seja.

Para você que está desconfiado de que foi vítima ou para aqueles que não querem cair em armadilhas de forma alguma, existem algumas dicas para identificar e não cair em golpes nas mídias sociais, entendendo a diferença entre um anúncio legítimo ou não.

E é sobre isso que vamos falar aqui neste texto. Quer dicas de como identificar e se proteger dos golpes em redes sociais? Continue a leitura!

Como identificar e não cair em golpes nas redes sociais

É muito comum recebermos anúncios vindas de plataformas de marketplace, que são populares para vendas online. Esses anúncios, na maioria das vezes, apresentam valores bastante atrativos e podem confundir o consumidor, que não sabe se são mesmo confiáveis.

Esses anúncios aparecem para você por meio dos algoritmos, uma estratégia em que o anunciante pede para que as redes sociais distribuam seu anúncio para aquelas pessoas que, habitualmente, têm interesse no assunto em questão.

Porém, é muito importante estar atento aos anúncios para não cair em armadilhas de golpes. Por isso, antes de realizar a compra ou clicar no link, siga as dicas abaixo:

Verifique se existe uma loja física ou online do anunciante

Verificar se existe loja física pode trazer um pouco mais de segurança para a compra. A maioria das lojas mais tradicionais possui uma unidade física que serve para recebimento de materiais e até mesmo visita de clientes.

É claro que, muitas vezes, por se tratar de uma loja online, ela não vai dispor de endereço físico. Para isso, verificar se a loja online, além da rede social, tem também um site, pode ser um passo para a veracidade e confiabilidade do comércio em questão.

 Verifique os seguidores e interações

golpes nas redes sociais

Você já entrou em uma página do Instagram que parece que as pessoas que estão interagindo não são reais? Pois se você teve essa impressão, é melhor ficar atento. Muitas empresas contratam seguidores por meio de robôs, para dar volume a uma página do Instagram quanto, na verdade, aquela página é falsa e pratica golpes.

Fique esperto, uma conta com um grande número de seguidores que não são pessoas reais pode indicar que aquele perfil é falso e foi criado exclusivamente para aplicar golpes.

Cheque avaliações dos clientes

O primeiro passo é dar uma lida nos comentários do anúncio e outras publicações no perfil daquela loja na rede social. Mas, além disso, existem três formas principais de verificar a avaliação dos clientes sobre alguma loja:

  1. A primeira delas é por meio do Reclame Aqui, que se tornou a principal plataforma de avaliação de satisfação de clientes do Brasil.
  2. A segunda forma é por meio do Google Meu Negócio. Se a empresa, além do Instagram, tiver uma loja online, ela, provavelmente, terá avaliações no Google Meu Negócio. Para pesquisar, basta digitar o nome da empresa no Google e verificar no canto direito da tela se aparece avaliação.
  3. A terceira forma vale para aquelas lojas que só possuem perfil no Instagram ou Facebook. Nesse caso, pesquise na própria plataforma por meio de hashtags ou pelo nome da loja.

Veja mais sobre como identificar um site inseguro.

Verificar se as fotos dos produtos são reais

Se existe uma loja com um anúncio de um produto e a foto usada é de banco de imagens: desconfie. É claro que existem anúncios sérios que, por não terem fotos reais, acabam utilizando esse tipo de imagem, mas o uso de fotos reais indica mais segurança na compra do produto.

Verifique se a empresa tem CNPJ

Você pode verificar se uma empresa tem CNPJ e, se tiver, consulte o número na base de dados da Receita Federal e do Procon para verificar qual é a situação cadastral e quais os possíveis problemas que ela pode ter.

Se você jogar no Google o nome da empresa ou o CNPJ pode conseguir encontrar alguma outra informação nesse sentido também!

Veja como saber se uma empresa é confiável.

Atente-se às formas de pagamento aceitas pela loja

Se a loja aceita apenas pagamento por meio de depósito bancário ou boleto, fique atento. Pagamentos realizados via cartão de crédito, na maioria das vezes, oferecem mais segurança aos usuários.

Outras plataformas também são sinônimo de segurança, como o MercadoPago, PagSeguro e o PayPal.

Como proteger sua rede social?

Outros golpes comuns em redes sociais são aqueles em que o golpista consegue se apropriar da sua rede social, fazendo com que você perca o acesso a ela. Dessa forma, ele consegue extorquir seus familiares e amigos se passando por você.

Para não cair nesse tipo de golpe nas redes sociais, siga as dicas a seguir:

  • Use senhas fortes: evite colocar datas de aniversários ou nome pessoal para senhas;
  • Evite se expor: antes de postar, analise se existe alguma informação que você não precisa divulgar e que seria exposta por meio da postagem;
  • Deixe seu perfil no privado: perfil aberto é um chamariz para golpistas;
  • Ative a notificação em duas etapas;
  • Não empreste dinheiro pela internet: recebeu um pedido de um amigo para empréstimo de dinheiro, ligue para ele antes de emprestar.

Caí em um golpe de rede social, e agora?

Se você foi vítima de um anúncio falso nas redes sociais, em primeiro lugar, mantenha a calma. Junte todas as provas que você tiver como:

  • Nome da loja;
  • Print do anúncio;
  • Comprovante de pagamento;
  • Boleto ou outra forma de pagamento que foi utilizada;
  • Troca de mensagens;
  • Troca de e-mails.

Depois, vá até uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrências. É por meio do boletim que você conseguirá agir mais para frente, caso haja essa possibilidade.

Com tudo isso em mãos, entre em contato com um advogado especializado em direito do consumidor.

O Quero Meus Direitos é uma empresa especializada em direito do consumidor, que facilita o seu acesso à justiça e pode te ajudar com a indicação de um profissional de referência no mercado para isso.

Entre em contato com a nossa equipe, faça uma consultoria gratuita e saiba como podemos te ajudar!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: