Você está visualizando atualmente Como saber se uma empresa é confiável?

Como saber se uma empresa é confiável?

É cada vez mais fácil abrir uma empresa hoje no Brasil. Até quem tem o nome sujo consegue ter seu CNPJ e, além disso, os golpes e fraudes – sobretudo online – estão cada vez mais comuns.

Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa breve sobre a empresa antes de realizar qualquer tipo de negócio. Mas afinal, como saber se uma empresa é confiável?

Existem diversos tipos de empresas: online, física, sociedades anônimas e microempreendedores. Para todos eles existe uma forma de verificar se a empresa é confiável e fugir de uma vez por todas dos riscos de cair em golpe.

Para você que também quer saber se uma empresa é confiável, continue a leitura!

Como saber se uma empresa é confiável?

Cada vez mais é possível utilizar a tecnologia a nosso favor e, com seu auxílio, fazer uma análise mais minuciosa sobre a confiabilidade de alguma empresa ou loja online.

Por isso, separamos a seguir algumas dicas importantes sobre como fazer essa análise. Confira:

1. Veja a reputação da empresa no Google ou por aplicativos

Como saber se uma empresa é confiável

O Google é uma ferramenta gratuita e muito conhecida por todos. Por meio do Google Meu Negócio, as empresas realizam o cadastro das suas instituições e algumas informações importantes como, por exemplo, endereço, horário de atendimento e catálogo.

Outra funcionalidade do Google Meu Negócio é arquivar avaliações e comentários do público em geral. Ou seja, a pessoa consome daquela empresa e passa para deixar um recado tanto para ela quanto para os próximos consumidores.

E não são somente críticas que podem ser vistas no Google Meu Negócio, muito pelo contrário. Algumas empresas recebem bastante elogio pelo serviço prestado e isso tudo é possível conferir por lá.

O mais importante dessas avaliações é que são feitas por pessoas reais, que realmente consumiram daquela empresa.

Se a empresa tem um aplicativo, na loja de apps do seu dispositivo móvel também é possível conferir as avaliações deixadas pelos consumidores.

Leia também: Como identificar se um site é inseguro.

2. Veja a reputação da empresa no Reclame Aqui

Ainda sobre avaliações, uma forma muito eficaz de verificar se uma empresa é confiável ou não é por meio do site Reclame Aqui.

Este é um site gratuito, criado em 2001, que virou referência para empresas e consumidores, já que é hoje a maior plataforma de avaliações reais do Brasil.

Ao pesquisar o nome da empresa no Reclame Aqui, o consumidor tem uma avaliação ampla sobre o serviço prestado por ela, além de saber se aquela empresa costuma ou não responder seus clientes e resolver os problemas.

Para fazer a consulta da reputação da empresa no Reclame Aqui:

  1. Acesse o site Reclame Aqui;
  2. Na página principal, digite o nome da empresa;
  3. Clique para pesquisar;
  4. Avalie a empresa.

3. Consulte o cadastro da empresa

Se você já consultou pelos dois canais acima, mas ainda tem dúvidas sobre a procedência de uma empresa, a forma mais segura é consultar o CNPJ dela no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

O CNPJ é a principal identificação de uma empresa e é por meio dele que podemos saber há quanto tempo a empresa existe, quem é o responsável por ela, endereço e ramo de atividade.

É importante ressaltar que qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, possui um CNPJ. Por isso, talvez essa consulta seja a forma mais eficaz de saber se a empresa é ou não confiável.

Quer consultar o CNPJ de uma empresa? Veja abaixo como fazer isso:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. No Menu principal, clique em “Serviços”
  3. Clique em “cadastros”
  4. Depois clique em “Pessoa Jurídica (CNPJ)”;
  5. Selecione a opção “Consultar CNPJ”;
  6. Digite o número do CNPJ que desejada consultar;
  7. Clique em “Pesquisar”.

Se você deseja saber detalhes da empresa, basta clicar em “serviços” e depois em “dados da pessoa jurídica.

Nesse momento, você poderá ver a situação cadastral, o endereço físico da empresa, a data de abertura, o código e descrição da atividade principal.

Se a empresa for confiável ela vai estar com a situação cadastral “ativa” e a atividade econômica vai estar ligada aos serviços que prestam.

4. Analise o site da empresa

Antes de realizar a compra, acesse o site da empresa e verifique se ele parece ser confiável. Uma forma de fazer isso é analisar se ele possui selo de confiabilidade que, geralmente, fica no final da página. Verifique também a aparência do site, as funcionalidades, as fotos dos produtos e das empresa, fotos reais.

Além disso, verifique se o número do CNPJ está descrito na página e se o número de telefone ou e-mail é compatível e funciona.

Outra forma de verificar é analisar se existem erros ortográficos gramaticais, inexistência de endereço ou política de privacidade.

Verifique também se o HTML da página está correto, se ele possui um endereço de site válido e se, ao acessar, o link troca o nome da página.

5. Veja a empresa nas redes sociais

As redes sociais são hoje a melhor forma que as empresas têm de se comunicar com seus clientes. É por meio das redes que os clientes conseguem ver as fotos dos produtos, dos trabalhadores e ainda os comentários dos consumidores.

Por isso, antes de realizar a compra, avalie o Instagram, Facebook e Twitter da empresa que deseja consumir.

Verifique se as fotos dos produtos são reais, se existe interação com os consumidores e feedback. Veja também se os conteúdos são novos e atualizados e qual a regularidade de postagem feita pela empresa.

6. Peça indicação para quem já consumiu daquela empresa

O boca a boca é a melhor propaganda e também é uma das melhores formas de verificar se a empresa é confiável.

Procure pessoas que já consumiram daquela empresa e veja o que elas dizem sobre o produto, serviço e sobre o atendimento.

Você pode entrar em contato com uma pessoa que deixou avaliação nas redes sociais ou no Google, por exemplo.

Comprei de uma empresa não confiável, e agora?

Se você não viu essas dicas antes e acabou comprando de uma empresa não confiável, você terá que buscar seus direitos judicialmente para reaver o valor pago. Nem sempre isso é possível, mas é interessante fazer a tentativa.

Para isso, é muito importante que você tenha o apoio de um advogado especializado em direito do consumidor. Entre em contato com a equipe Quero Meus Direitos, converse com um de nossos advogados parceiros e entenda as possibilidades para o seu caso.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: