Você está visualizando atualmente Reclamações sobre consignado: como fazer?

Reclamações sobre consignado: como fazer?

Não precisamos nem falar o quanto o crédito consignado pode ser um facilitador na vida dos servidores, aposentados e pensionistas, não é mesmo? Mas existem hoje diversas reclamações sobre consignado que colocam dúvida na cabeça das pessoas que precisam daquela ajudinha financeira.

Nesse texto, vamos te mostrar como fazer reclamações sobre o seu consignado e como você pode fazer para garantir os seus direitos. Continue a leitura e saiba mais!

O que crédito consignado?

O crédito consignado e uma modalidade do INSS que está disponível para diversos tipos de trabalhadores:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Servidores públicos federais, estaduais e municipais;
  • Militares das forças armadas;
  • Trabalhadores de empresa privada com carteira assinada.

Essa pode ser uma excelente alternativa para quem está em busca de uma ajuda financeira com um crédito com baixos juros, além de garantir mais segurança no processo.

O crédito consignado é mais bem aceito em financeiras já que o desconto do valor das parcelas financiadas acontece diretamente em folha de pagamento, ou seja, ao optar pelo consignado, o trabalhador autoriza que a instituição financeira faça o débito diretamente na sua conta, sem que ele tenha que pagar boleto.

Isso faz com que o crédito consignado tenha baixo risco tanto para as financeiras quanto para a pessoa que pegou o empréstimo.

Aumento na reclamação sobre consignado

Pesquisas do boletim informativo “Consumidor em números”, do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) apontam, porém, que houve um aumento de 80% nas reclamações sobre consignado durante a pandemia.

Os dados apontam que, ao todo, foram 71.575 reclamações em 2020 sobre consignado, um aumento de 80,32% em relação ao mesmo período de 2019.

Esse aumento foi uma surpresa para os órgãos de Proteção ao Consumidor, como os Procons, já que com a pandemia instaurada no Brasil e as unidades fechadas para atendimento, a expectativa era uma queda nas reclamações.

Porém, o aumento mostrou uma enorme vulnerabilidade do serviço, que teve reclamações envolvendo crédito no geral. A economia do país também está em queda e, muitas vezes, consumidores e trabalhadores são atraídos por ofertas vantajosas de crédito consignado, que pode levar a golpes e fraudes.

A reclamação sobre empréstimo consignado ainda ficou em 1º lugar no primeiro trimestre de 2021 sendo seguida das demais reclamações:

  1. Oferta e informações sobre crédito consignado de forma inadequada: 6.798 reclamações;
  2. Irregularidades com relação a LGPD sobre integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito: 3.226 reclamações;
  3. Irregularidades com relação a LGPD sobre integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking: 2.248 reclamações;
  4. Irregularidades com relação a LGPD sobre integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito: 1.920 reclamações;
  5. Irregularidades com relação a LGPD sobre integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito: 1.582 reclamações.

Principais reclamações sobre consignado

As principais reclamações sobre crédito consignado são:

  • Crédito consignado feito de forma irregular;
  • Empréstimo não autorizado pelo titular da conta;
  • Documentos falsos apresentados na hora da contratação;
  • Reclamação sobre boletos e/ou transferência, além de demais transações de pagamento;
  • Consignação em benefício com cobrança da instituição financeira;
  • Empréstimo pago que ainda consta no sistema como aberto;
  • Consignado irregular (com suspensão judicial);
  • Reserva de margem para cartão de crédito;
  • Informações e esclarecimentos sobre contratos, pagamentos, etc.

Com relação aos golpes aplicados de empréstimo consignado, podemos destacar:

  • Fraude na operação digital: Esse tipo de fraude acontece com falsa solicitação em nome do beneficiário por meio de aplicativos como WhatsApp ou pelo aplicativo do próprio banco;
  • Documentos falsificados: fique sempre atento ao seu RG, CPF e CNH. Pessoas de má fé falsificam documentos para realizarem solicitações nas instituições financeiras;
  • Roubo de informações e senhas bancárias: os criminosos aproveitam da inocência dos idosos para oferecer ajuda nos bancos e pegarem informações e senhas;
  • Fraude de assinatura: a falsidade ideológica (ou falsificação de assinatura) é outro tipo de fraude muito comum.

Como evitar golpes e fraudes com empréstimo consignado

Reclamações sobre consignado

Algumas ações simples podem ser tomadas para evitar golpes e fraudes com empréstimo consignado. São elas:

  • Contrate empréstimo consignado apenas em locais de confiança;
  • Evite assinar qualquer coisa com vendedores de porta de casa;
  • Não passe sua senha ou informações para estranhos;
  • Sempre questione ao atendente se você tiver alguma dúvida sobre o contrato;
  • Tente ir acompanhado ao banco para realizar empréstimo consignado;
  • Cuide bem dos seus documentos CPF, RG e CNH, por exemplo.

Ainda sobre documentos, é preciso estar sempre atento ao seu CPF para identificar possíveis golpes ou fraudes que possam ocorrer com seu nome. Para isso, o SPC/Serasa possui uma plataforma de consulta para que você tenha em mãos todas as informações de transações no seu CPF.

Para consultar seu CPF:

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Digite o número do seu CPF na tela inicial;
  3. Clique em “consultar agora”;
  4. Preencha o cadastro com seus dados, caso seja seu primeiro acesso;
  5. Faça a verificação, digite o código enviado por e-mail ou SMS;
  6. Acesse seus dados.

Ainda é possível realizar o bloqueio do seu benefício do INSS. Assim, ele só será usado quando você solicitar. Para isso é possível:

  • Ligar para 135;
  • Acessar pelo site oficial do INSS;
  • Acessar pelo aplicativo “Meu INSS”.

Sofri um golpe com empréstimo consignado, o que fazer?

Se você identificou que sofreu um golpe de consignado, em primeiro lugar, faça um Boletim de Ocorrências. Com o BO em mãos será muito mais fácil entrar com qualquer ação e reivindicar seus direitos.

Com o Boletim de Ocorrência, entre em contato com a equipe Quero Meus Direitos. Nós unimos cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto, que mostrarão o melhor caminho para que você garanta seus direitos e não saia no prejuízo financeiro.

Com todos os seus documentos em mãos, converse com advogados especializados e acione a justiça.

E se você tem interesse em saber mais sobre seus direitos do consumidor e do trabalhador, acesse nosso blog. Nós temos conteúdos exclusivos para te manter sempre muito bem informado!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: