You are currently viewing Impactos da negativação indevida na vida do consumidor

Impactos da negativação indevida na vida do consumidor

Ficar com o nome sujo não é nada bom, mas os impactos da negativação indevida na vida do consumidor podem ser ainda piores. O problema é que muitos consumidores não se atentam ao CPF e, quando surge a notícia da negativação indevida, o valor devido já está muito alto.

Mas afinal, o que é negativação indevida e como resolver essa questão? O que pode causar negativação indevida?

Aqui neste texto você vai entender tudo sobre os impactos da negativação indevida e outras informações importantes sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

O que é negativação indevida?

A negativação indevida é aquela em que consta uma dívida que não é reconhecida pelo consumidor de alguma forma. Essa negativação é tida quando uma empresa inclui o CPF do consumidor na lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, mas de forma errada.

É importante ressaltar que um nome só pode ser inserido nos órgãos de proteção ao crédito se uma notificação prévia já tiver sido realizada a ele, ou seja, o consumidor precisa ser notificado da dívida e a empresa, dessa forma, informa um prazo para o pagamento com pena de negativar o nome.

Se a negativação ocorrer sem a comunicação devida, essa negativação também é reconhecida como indevida. Essa comunicação prévia está amparada no Código de Defesa do Consumidor, CDC.

Muitas vezes, por não acontecer a notificação prévia, o consumidor acaba tendo acesso à informação da negativação do seu nome apenas na hora de alugar um imóvel, fazer um financiamento ou realizar outras ações que são barradas.

Outras situações de nome negativado indevidamente

Além da falta de notificação prévia, existem outras situações em que a negativação é considerada indevida. Listamos abaixo algumas delas, confira:

  • Por golpe ou fraude: esse é um dos principais motivos da negativação indevida. Muitas vezes, por descuido ou inocência, o consumidor tem seus dados clonados ou é vítima de golpe. Nesse golpe, o criminoso acaba utilizando o nome do consumidor para realizar compra de um determinado produto ou serviço;
  • Por conta já paga: algumas empresas acabam não dando baixa em contas pagas no sistema, o que gera uma cobrança incorreta de uma conta que já foi paga;
  • Por serviço não contratado: alguns consumidores podem ter a cobrança por serviços que, de fato, não foram contratados por eles. Nesse caso, o não pagamento do valor que supostamente foi contratado pode gerar negativação indevida.
  • Por cancelamento de serviço: você já cancelou um serviço e ele não foi retirado do sistema da empresa em questão? O cancelamento que não foi feito, geralmente, gera cobranças e o não pagamento do valor pode ocasionar na negativação indevida;
  • Por dívida prescrita: toda dívida é prescrita em um prazo de cinco anos, ou seja, o nome deve ser retirado da lista de maus pagadores ao completar esse tempo. Quando isso não acontece, a negativação é considerada indevida.

Sobre esse último ponto é importante ressaltar que não é aconselhável contar com a prescrição da dívida no prazo de cinco anos.

A negativação traz grandes impactos ao consumidor e pode te restringir de realizar algumas conquistas durante o tempo em que seu nome estiver sujo.

Quais os impactos da negativação indevida na vida do consumidor?

A negativação pode ter um grande impacto na vida de um consumidor. Porém, nem sempre a negativação é exatamente por culpa do consumidor. Muitas vezes ela acontece sem ele nem ao menos saber o que aconteceu.

Para se ter uma ideia, uma pessoa negativada pode sofrer diversos tipos de restrições de crédito e pode ter até financiamento negado.

Isso acontece, pois, o nome negativado fica na lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito. Essa lista fica disponível para que as empresas possam consultar.

É uma forma de garantia de segurança para as empresas que conseguem verificar previamente se é seguro ou não liberar crédito ou financiamento para um consumidor.

Além disso, o consumidor negativado indevidamente ainda pode sofrer com:

  • Impossibilidade de realizar compra em determinadas lojas. Isso acontece principalmente com aquelas que utilizam o sistema de crediário para pagamento;
  • Rompimento de negócios que já estavam em andamento e impossibilidade de realização de novos negócios;
  • Impossibilidade de solicitação de empréstimos;
  • Impossibilidade de liberação de crédito bancário e financiamento;
  • Impossibilidade de emissão de cheques;
  • Impossibilidade de alugar imóveis.

O consumidor negativado indevidamente ainda terá uma grande dor de cabeça para resolver a situação, podendo esta se prorrogar por muito mais tempo do que o esperado.

Como ver se o meu CPF está negativado?

Um hábito muito importante é a verificação periódica do CPF nos órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa e SCPC Boa Vista. Essa verificação é gratuita e você pode realizar de forma online.

É por meio dessa verificação que você vai entender a saúde do seu score, por exemplo. Vale lembrar que quanto mais alto seu score for, mais fácil é conseguir crédito ou financiamento.

Para realizar a verificação, basta ter um cadastro nos sites dos órgãos de proteção ao crédito e entrar com o seu login e senha.

Se a dívida que consta for devida, por meio do Serasa mesmo é possível fazer a negociação e o pagamento do valor.

Descobri uma dívida indevida no meu CPF, o que fazer?

Ao descobrir uma dívida indevida no seu CPF é preciso não entrar em pânico. Você deve analisar friamente o que ocasionou a dívida e tentar resolver junto à empresa que negativou o seu nome.

Você deve guardar todos os documentos que possam comprovar que aquela negativação é indevida como, por exemplo, protocolos de atendimento, troca de e-mails pedindo cancelamento de serviço, comprovante de pagamento de conta, entre outros.

Com esses documentos em mãos será mais fácil comprovar que a dívida não é sua e que seu nome foi negativado indevidamente.

Caso você não consiga resolver de forma tranquila com a empresa que negativou seu nome, nesse caso, será preciso partir para ações judiciais.

Para isso, você precisará da ajuda de um advogado especializado em direito do consumidor. O especialista irá analisar o seu caso, entender se isso te causou, por exemplo, danos morais e entrar com uma ação judicial.

A indenização por danos morais, na maioria das vezes acontece, pois, a situação pode ter te colocado em situações desconfortáveis com outras empresas como, por exemplo, no momento de um aluguel ou de um financiamento.

Por isso, a orientação de um profissional é tão importante para que a ação seja realizada da melhor forma possível.

O Quero meus Direitos é uma empresa especialista em direitos do consumidor e pode te ajudar nesse processo. Entre em contato com nossa equipe, faça uma consultoria online e gratuita e receba a indicação de um advogado parceiro que vai te acompanhar judicialmente.