Você está visualizando atualmente Como usar a tecnologia para evitar a negativação indevida

Como usar a tecnologia para evitar a negativação indevida

Saber como usar a tecnologia para evitar a negativação indevida pode te poupar uma grande dor de cabeça no futuro. Afinal, muitas vezes, somos negativados de forma equivocada e nem tomamos conhecimento disso pelo simples fato de não verificarmos o CPF de forma constante, como deve ser feito.

Mas a consulta do CPF constantemente pode ser algo realmente difícil, já que a correria do dia a dia pode nos fazer esquecer dessa preocupação. Por isso, o uso da tecnologia é tão importante e facilita na hora da consulta da negativação.

Para você que quer saber um pouco mais sobre negativação indevida e como evitar que ela aconteça, esse texto foi feito para você. Continue a leitura e fique de olho no seu CPF.

O que é negativação indevida?

Infelizmente, a negativação indevida é algo comum nos dias de hoje. Ela acontece quando uma empresa, consciente ou inconscientemente, faz a negativação no nome de um consumidor, nos órgãos de proteção ao crédito, sem que ele esteja, de fato, devendo algo ou sem que haja uma notificação prévia da dívida.

Para ficar um pouco mais claro, vamos explicar um pouco mais sobre as formas de negativação indevida.

A negativação pode ser considerada indevida quando:

  • O consumidor já pagou a conta, mas mesmo assim seu nome é inserido nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Quando um serviço não é contratado pelo consumidor, mas consta no banco de dados da empresa e, por falta de pagamento, ela realiza a negativação do nome;
  • Quando o consumidor é vítima de golpe ou fraude e outra pessoa usa seus dados para realização de compra indevida, não paga e a empresa realizada sua negativação sem que o consumidor tenha ciência do acontecido;
  • Quando uma dívida passa dos cinco anos e se torna prescrita e, mesmo assim, o nome do consumidor continua negativado;
  • Quando existe o cancelamento do serviço por parte do consumidor, mas esse cancelamento não é efetuado gerando assim uma conta posterior não paga;
  • Quando não existe uma comunicação prévia por parte da empresa sobre a existência da dívida. Por lei a empresa deve comunicar a possibilidade de negativação com antecedência para que o consumidor tenha a possibilidade de pagar sem que seu nome seja negativado.

Como existem todas essas formas de negativação indevida é muito importante que o consumidor tenha uma rotina de verificação do seu CPF utilizando as tecnologias existentes.

Como usar a tecnologia para evitar negativação indevida?

Como usar a tecnologia para evitar a negativação indevida

A consulta do seu CPF e dos seus dados deve ser feita de forma regular para evitar a negativação indevida.

É claro que o uso das tecnologias veio para auxiliar os consumidores de várias formas e a consulta do nome é uma delas.

Você pode realizar as consultas de formas gratuitas e online da situação do seu CPF e ainda registrar provas para entrar na justiça posteriormente. Veja abaixo algumas dessas formas gratuitas de consulta:

Use o site ou o app do Serasa para evitar negativação indevida

O Serasa é hoje um dos principais órgãos de proteção ao crédito existentes no Brasil e sua forma de consulta é simples e prática.

Para o uso pelo App basta entrar na loja de aplicativos do seu telefone e baixar o app.

  1. Acesse o site do Serasa ou o app Serasa Consumidor;
  2. Clique para “consultar CPF e score grátis”;
  3. Você precisa ter uma conta no site, se já tiver é só digitar seu CPF e sua senha;
  4. Clique em “Meu CPF” para verificar as pendências que estarão em seu nome. Essas pendências serão detalhadas por tipo da dívida.

Se você não quiser ter que entrar no site periodicamente para verificar seu CPF, a Serasa ainda dá a possibilidade de uma assinatura para que você receba alertas sobre o seu CPF. Basta pagar um valor mensal e você receberá as informações via e-mails ou SMS.

Veja mais sobre como consultar nome sujo no Serasa Consumidor.

Use o site SPC Brasil para evitar negativação indevida

O SPC também disponibiliza a possibilidade de verificação do nome por meio do site. Para isso, você deve:

  1. Entrar no site do Cadastro Positivo;
  2. Acessar sua conta. Caso você não tenha conta, crie um acesso com o seu CPF;
  3. Clique para “consultar seu CPF” e verifique todos os registros de negativação do seu nome.

Use o app do SPC consumidor para evitar negativação indevida

O aplicativo do SPC consumidor funciona praticamente da mesma forma que o site SPC Brasil. Você vai precisar, em primeiro lugar, baixar o aplicativo na loja de apps do seu telefone ou dispositivo móvel.

  1. Ao acessar o app, insira seus dados para entrar na plataforma;
  2. Vá em “consulte seu CPF” e veja todos os registros de dívidas em seu nome.

Use o app ou o site da Boa Vista SCPC para evitar negativação indevida

O site da Boa Vista também é uma plataforma muito completa que irá te informar, de forma gratuita, como está a situação do seu CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Para acessar, você também precisa baixar o app Boa Vista Consumidor, na loja de apps do seu celular ou dispositivo móvel.

Você também precisa ter o cadastro, portanto, realize-o antes de acessar.

Com o app ou o site aberto:

  1. Clique em “consulta de CPF”;
  2. Veja, na página principal, todas as informações sobre negativação do seu nome.

Saiba como consultar seu score de crédito no SCPC Boa Vista.

Fui negativado indevidamente, como recorrer à justiça?

Muitas vezes a resolução de uma negativação indevida não acontece de forma fácil. É claro que a conversa com a empresa deve ser o primeiro passo a seguir, mas caso não consiga resolver amigavelmente será preciso partir para uma forma jurídica.

As plataformas tecnológicas de verificação da negativação indevida podem te ajudar nesse processo. Com elas é possível colher provas de forma mais fácil e rápida.

Com essas provas em mãos, nossa recomendação é que você procure um advogado e o Quero Meus Direitos, correndo ao lado da tecnologia, te ajuda com a consultoria online. Aqui, você entra em contato com nossa equipe gratuitamente e recebe a indicação de especialistas em direito do consumidor que podem encaminhar o seu processo junto à justiça.

Não deixe passar. Corra atrás dos seus direitos!