Você está visualizando atualmente Terceirização: implicações legais para empregadores e empregados

Terceirização: implicações legais para empregadores e empregados

A terceirização tem sido objeto de intensos debates e discussões, especialmente no que diz respeito às suas implicações legais para empregadores e empregados.

Esse modelo de gestão, que envolve a contratação de serviços e atividades por meio de empresas terceirizadas, apresenta uma série de pontos que demandam atenção cuidadosa por parte das organizações e dos trabalhadores envolvidos.

Por isso, nesse texto, vamos falar um pouco mais sobre a terceirização e suas implicações legais para empregadores e empregados. Continue a leitura!

O que é terceirização do trabalho?

A terceirização do trabalho é um processo pelo qual uma empresa contrata outra empresa ou indivíduo (terceirizado) para realizar determinadas atividades ou serviços em seu nome. Essa prestação de serviços inclui atividades que vão desde funções operacionais, como limpeza e segurança, até atividades especializadas, como TI, Tecnologia da Informação, e contabilidade.

A empresa contratante, ou tomadora de serviços, transfere parte de suas responsabilidades ou funções para a empresa terceirizada, que geralmente é especializada na prestação de serviços em questão. Isso pode ser feito por uma variedade de razões, incluindo redução de custos, aumento da eficiência, acesso a especialistas ou recursos específicos, e foco no core business da empresa contratante.

A terceirização do trabalho é uma prática comum em muitos setores da economia, especialmente em atividades que não fazem parte do núcleo central do negócio.

Quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados?

Os trabalhadores terceirizados têm direitos básicos que são semelhantes aos dos trabalhadores contratados diretamente pela empresa.

Isso inclui o direito previsto na Consolidação das Leis do Trabalho, CLT, como pagamento de salário mínimo, horas extras, férias remuneradas, décimo terceiro salário, licença médica, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), adicional noturno, seguro desemprego, entre outros.

Veja quais são os principais direitos trabalhistas.

O que é atividade-fim e atividade-meio?

Atividade-fim e atividade-meio são conceitos importantes no contexto da legislação trabalhista e da terceirização de serviços.

Esses termos são frequentemente utilizados para distinguir as funções essenciais de uma empresa das funções de suporte ou secundárias.

  • Atividade-fim: refere-se às atividades principais ou essenciais de uma empresa, aquelas que estão diretamente relacionadas ao seu objetivo principal de negócio. Por exemplo, para uma empresa de manufatura de automóveis, a atividade-fim seria a produção de veículos. Para um hospital, a atividade-fim seria a prestação de serviços de saúde aos pacientes;

  • Atividade-meio: Já as atividades de suporte ou auxiliares que não são diretamente relacionadas à principal finalidade da empresa, mas são necessárias para o seu funcionamento eficiente. Isso inclui funções como limpeza, segurança, serviços de tecnologia da informação, contabilidade, entre outros. Essas atividades são importantes para o funcionamento geral da empresa, mas não são o cerne do seu negócio.

A distinção entre atividade-fim e atividade-meio é relevante em várias questões, incluindo a terceirização de serviços. Por exemplo, muitas vezes as empresas optam por terceirizar atividades-meio para empresas especializadas, enquanto mantêm as atividades-fim sob sua gestão direta.

Quem paga o salário do trabalhador terceirizado?

direitos trabalhistas dos trabalhadores terceirizados, descubra sobre as implicações legais

O pagamento do salário do trabalhador terceirizado é de responsabilidade da empresa terceirizada, que é a empregadora direta do trabalhador.

Dessa forma, a empresa terceirizada assume a responsabilidade pelo pagamento dos salários, benefícios e demais encargos trabalhistas dos seus funcionários, incluindo aqueles que estão alocados para prestar serviços nas instalações da empresa contratante.

Já a empresa contratante paga à empresa terceirizada uma quantia acordada pelos serviços prestados.

Qual é o objetivo da terceirização do trabalho?

Mas afinal, qual é o objetivo principal da terceirização do trabalho?

A terceirização do trabalho é adotada por todos os tipos de empresa com diversos objetivos, visando a maximização da eficiência, redução de custos e foco nas atividades essenciais do negócio.

De um modo geral, as empresas buscam terceirizar algum tipo de serviço por entenderem que as atividades serão melhor executadas por outra empresa.

Além disso, terceirizar certas funções pode ser uma maneira de reduzir despesas operacionais, uma vez que a empresa pode se beneficiar dos custos mais baixos de mão de obra ou de economias de escala oferecidas por fornecedores especializados.

Terceirizar determinadas funções permite que as empresas tenham acesso a especialistas e recursos que não estão disponíveis internamente. Isso pode ser especialmente útil em áreas técnicas ou especializadas, como tecnologia da informação, contabilidade, jurídico, entre outros.

A terceirização ainda pode ajudar a transferir certos riscos trabalhistas e legais para os fornecedores, especialmente em relação a questões como responsabilidade trabalhista, conformidade regulatória e segurança ocupacional.

Vantagens e desvantagens da terceirização

Agora que você já entendeu melhor sobre como funciona a terceirização, vamos conhecer as vantagens e as desvantagens para as empresas:

Vantagens da terceirização

  • Redução de custos: terceirizar certas funções pode ajudar a reduzir os custos operacionais, pois as empresas podem se beneficiar de economias de escala e custos mais baixos de mão de obra oferecidos por fornecedores especializados;

  • Foco no core business: ao terceirizar atividades secundárias ou de suporte, as empresas podem concentrar seus recursos e esforços em áreas centrais do negócio, como inovação, produção e marketing, o que pode aumentar a competitividade e a eficiência;

  • Acesso a especialistas: permite que as empresas tenham acesso a especialistas e recursos que não estão disponíveis internamente, o que pode ser especialmente útil em áreas técnicas ou especializadas, como tecnologia da informação, contabilidade e marketing digital;

  • Flexibilidade operacional: oferece flexibilidade às empresas, permitindo que elas se adaptem rapidamente às mudanças nas demandas do mercado, sazonalidade ou flutuações na carga de trabalho, sem a necessidade de contratações ou demissões internas;

  • Melhoria da qualidade e produtividade: ao terceirizar atividades para fornecedores especializados, as empresas podem se beneficiar da expertise e da eficiência desses fornecedores, o que pode levar a uma melhoria na qualidade dos produtos ou serviços e no aumento da produtividade.

Desvantagens da terceirização

  • Perda de controle: ao terceirizar atividades, as empresas podem perder parte do controle sobre a qualidade, tempo e processo de entrega dos serviços terceirizados, o que pode afetar negativamente a reputação da empresa;

  • Riscos de segurança e confidencialidade: terceirizar certas funções pode aumentar os riscos de segurança e confidencialidade dos dados da empresa, especialmente se os fornecedores não tiverem medidas adequadas de segurança da informação;

  • Possíveis impactos negativos sobre os funcionários: pode levar à perda de empregos internos, desmotivação dos funcionários remanescentes e preocupações com a segurança do emprego, especialmente se os trabalhadores terceirizados forem contratados em condições menos favoráveis;

  • Complexidade de gerenciamento: gerenciar um relacionamento de terceirização pode ser complexo e exigir tempo e recursos significativos para garantir que os serviços sejam entregues conforme acordado e que os fornecedores cumpram os padrões de qualidade e desempenho esperados.

Se você considera que seus direitos como empregado terceirizado não estão sendo respeitados pela empresa prestadora de serviços, conte com a Quero Meus Direitos! 

Entre em contato sem custos e sem compromisso e veja como podemos te ajudar a buscar seus direitos.

Deixe um comentário