Você está visualizando atualmente Pedido de aposentadoria negado? Saiba o motivo e o que fazer.

Pedido de aposentadoria negado? Saiba o motivo e o que fazer.

Você teve seu pedido de aposentadoria negado e não sabe o que fazer?

Muitos trabalhadores, hoje em dia, sonham com o dia que vão parar de trabalhar, se aposentar e viver uma vida mais leve e tranquila. Não é à toa que cerca de 18,3 milhões de pessoas são contribuintes do INSS por meio da CLT ou da contribuição particular!

Mas quais são os motivos que levam à negação do pedido de aposentadoria e o que pode ser feito quanto a isso?

Nesse texto, vamos te explicar tudo sobre pedido de aposentadoria negado. Continue a leitura e confira!

Por que tive o pedido de aposentadoria negado?

São diversos motivos que podem fazer com que seu pedido de aposentadoria seja negado. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem o direito de fazer isso caso identifique alguma irregularidade no processo.

Listamos abaixo alguns dos motivos mais comuns de se ter o pedido de aposentadoria negado:

Falta de tempo de contribuição

Às vezes fazemos as contas e acreditamos que já estamos no prazo certo para solicitar a aposentadoria. Mas, muitas vezes, quando se tem o pedido de aposentadoria negado, pode ser que você ainda não esteja no tempo certo de fazer a solicitação.

Por isso, é sempre importante que você procure uma empresa que faça esse cálculo para você e entre com o pedido. Isso irá evitar trabalhos desnecessários caso você ainda não esteja no prazo certo de solicitar.

A Quero Meus Direitos conecta você a advogados que fazem avaliação de INSS e solicitação de aposentadoria. Entre em contato!

Falta de documentos

Outra situação que pode gerar a negação do pedido de aposentadoria é a falta de algum documento. O PPP e o LTCAT, por exemplo, são documentos que comprovam o período de atividade especial. Esses são documentos solicitados e que, se não forem entregues, podem dar alguma inconsistência no seu pedido.

Uma dica é verificar atentamente todos os documentos que devem ser enviados antes de abrir o processo de solicitação da aposentadoria.

Dados inconsistentes no CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS, é um dos documentos mais importantes na solicitação da aposentadoria. É ele que contém todas as informações da vida de contribuinte de alguém, assim como todas as informações de carreira daquela pessoa.

Porém, essa inconsistência é algo comum. Portanto, antes de solicitar sua aposentadoria, verifique se todos os dados estão corretos no CNIS.

Empresas que não recolhem a contribuição

Essa é uma situação muito chata, porém muito comum. Algumas empresas não fazem a contribuição do INSS conforme a lei exige e, por isso, quando o contribuinte vai solicitar a aposentadoria, o tempo de contribuição está menor que o que ele realmente trabalhou.

Esses são casos graves que acabam tendo a necessidade de comprovação por parte do trabalhador. Assim, o contribuinte tem que confirmar com provas que trabalhou na empresa durante o período. Essa comprovação pode ser feita com carteira de trabalho ou contracheque.

Nesse caso, você também pode precisar da ajuda de um advogado para te auxiliar no processo. Conte com a equipe Quero Meus Direitos para isso! Nós unimos você à advogados especializados!

Pedido de aposentadoria negado. E agora?

Pedido de aposentadoria negado

Se o seu pedido de aposentadoria foi negado, saiba que você pode agir de três formas diferentes:

Solicitar Recurso Administrativo junto ao INSS

Essa ação pode ser feita em um prazo máximo de 30 dias do deferimento do seu pedido de aposentadoria. Você precisará do auxílio de um advogado especializado para tratar essa questão.

Acontece que, por esse recurso, podem ser encontradas falhas nas análises dos documentos, gerando assim uma negativa que não deveria acontecer.

Se você teve seu pedido de aposentadoria negado e quer registrar recurso administrativo junto ao INSS, entre em contato com nossa equipe para que a análise da sua situação seja feita de forma mais completa.

Abrir um processo judicial

Se o assegurado já tomou todas as precauções antes da solicitação da aposentadoria, tem certeza de que está tudo certo e mesmo assim o INSS negou seu pedido, uma opção é entrar diretamente com um processo judicial.

Nesse caso, não é necessário entrar com o recurso antes, já que isso atrasaria ainda mais a aprovação final. Basta pedir ao advogado que entre com o processo na justiça, alegando estar tudo em perfeita ordem com o pedido e com os documentos apresentados.

O processo judicial ainda dará ao INSS mais tempo de análise da burocracia apresentada, eliminando assim a possibilidade de erro de negação do pedido de aposentadoria.

Uma informação importante sobre o processo judicial é que, caso o juiz decida o pedido deve ser aceito, o INSS deverá realizar o pagamento retroativo do valor, desde a data da entrada do pedido inicial no sistema.

Realizar um novo pedido

Para quem acredita que pode ter feito algo de errado enquanto realizava a solicitação do pedido de aposentadoria, ou quem acha que esqueceu algum documento, uma boa alternativa é realizar um novo pedido.

Por isso, e por outros motivos, a participação de um advogado no processo se faz tão importante. É ele que vai avaliar corretamente todos os documentos apresentados e ainda fazer o cálculo correto da sua aposentadoria.

Com o apoio de um profissional especializado você elimina as chances de erro e de tempo perdido nesse processo o que o torna muito mais rápido e eficaz.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e saiba exatamente o porquê seu pedido de aposentadoria foi negado.

É possível também fazer uma revisão da sua aposentadoria. Saiba mais acessando o link!

E se você é uma pessoa que gosta de conhecer seus direitos e estar atento a eles, o nosso blog é ideal para você. Com conteúdos diversos na área de direito do trabalhador e do consumidor, com o nosso blog você se mantem sempre muito bem informado e com menos chance de sofrer golpes ou não ter seus direitos garantidos. Acesse nosso blog e saiba mais!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: