Você está visualizando atualmente Conheça o golpe do exame admissional: Como se proteger?

Conheça o golpe do exame admissional: Como se proteger?

O golpe do exame admissional é mais uma forma que criminosos desenvolveram para se aproveitar da vulnerabilidade das pessoas. Conseguir uma posição no mercado de trabalho atualmente não é fácil e essa angústia pode levar as pessoas a cair em golpes e passar seus dados pessoais de forma inocente.

Por isso, para te ajudar a se proteger durante o processo de busca por emprego, fizemos este texto. Entenda agora como funciona o golpe do exame admissional e veja como escapar dessa fraude!

O que é exame admissional?

O exame admissional é uma avaliação médica realizada por empresas em candidatos a uma vaga de emprego antes da efetivação do contrato de trabalho. Ele serve para verificar se o candidato está apto física e clinicamente para desempenhar as funções do cargo que será contratado.

Esse tipo de exame é importante tanto para o empregador, que busca assegurar a saúde e segurança do trabalhador e evitar futuras complicações legais, quanto para o empregado, que tem a oportunidade de conhecer seu estado de saúde e, em caso de eventuais problemas, buscar tratamento adequado.

O exame admissional costuma abranger aspectos como histórico médico, exames laboratoriais, avaliação clínica e, em alguns casos, exames complementares específicos para determinadas funções ou ambientes de trabalho.

Quem paga pelo exame admissional?

O custo do exame admissional é assumido pelo empregador, ou seja, pela empresa que está contratando o novo funcionário.

Isso faz parte dos custos do processo de seleção e contratação de novos colaboradores e é uma responsabilidade do empregador garantir que o candidato selecionado está apto para desempenhar as funções do cargo.

Como funciona o golpe do exame admissional?

golpe do exame admissional

O golpe do exame admissional acontece da seguinte forma:

O golpista se passa por recrutador de uma grande empresa e entra em contato com as vítimas por meio de WhatsApp e de SMS, com base em dados cadastrados em sites de empregos como a Catho, Vagas.com e Infojobs.

Após oferecer uma oportunidade de emprego, que não existe, em uma empresa renomada, o golpista induz o candidato a acreditar que será contratado. Assim, após isso, o golpista solicita o pagamento pelo exame admissional.

Na maior parte das vezes, os golpistas cobram entre R$ 100 e R$ 200 para que esse falso exame seja realizado e costumam solicitar o pagamento por meio de chaves PIX aleatórias, o que torna mais difícil o rastreio do golpista.

Depois que o candidato faz o pagamento, o golpista some.

É importante ressaltar que, muitas vezes, os golpistas usam gatilhos emocionais, como a urgência do pagamento para garantir a vaga. Assim, o candidato que está à procura e precisando de um emprego, acaba pagando e caindo no golpe.

Além de ficar com o dinheiro da vítima, os golpistas também acabam pedindo uma série de documentos, o que é bastante perigoso. Os bandidos usam os dados e os documentos dos candidatos para aplicar outros golpes realizados na sociedade.

Veja também: Como se proteger do golpe do PIX.

O que dizem as empresas?

É muito importante que haja uma ação dos candidatos de denunciar caso sofram desse tipo de golpe. Isso porque, somente assim, as empresas de recrutamento saberão do ocorrido e poderão agir para prevenir que mais casos como esses aconteçam.

As empresas de recrutamento reforçam que não cobram nenhuma taxa por exame admissional e orientam que os candidatos não realizem pagamento desse tipo durante os processos seletivos.

Além disso, em caso de golpe, é importante também que seja realizado um comunicado para a empresa citada durante as conversas, para que eles verifiquem, atentamente, o que pode ter acontecido.

Saiba o que fazer para evitar golpes na internet.

Dicas para não cair em golpes desse tipo

Mas, afinal, como fazer para não cair em golpes como esse do exame admissional?

Em primeiro lugar, é preciso entender que esse exame não é pago pelo candidato, mas pela empresa contratante, segundo as normas da CLT. Só com essa informação você já se previne de cair neste golpe.

Dessa forma, desconfie sempre de qualquer mensagem recebida por SMS ou pelo WhatsApp em que a pessoa do outro lado solicite o pagamento de alguma quantia ou o envio de documentos.

É muito pouco provável que uma empresa séria faça esse tipo de solicitação via mensagem e se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a empresa pelo telefone e questione se a mensagem é verídica.

É importante também que você fique atento para que não clique em nenhum link enviado por mensagem de texto ou WhatsApp. Muitos golpes são aplicados dessa forma e você pode ter uma grande dor de cabeça ao clicar em algo desse tipo.

Não dê informações pessoais, como números de documentos, à ninguém pelo telefone.

Separamos abaixo também outras formas de se proteger de golpes, confira:

  • Evite fazer download de arquivos pelo celular;
  • Use sempre antivírus no seu celular e no computador;
  • Desconfie sempre de pessoas enviando mensagens e com excelentes propostas;
  • Fique atento se você receber uma proposta de candidatura que exija que você clique em algum link
  • Desconfie caso você não consiga conferir a identidade do recrutador. Nesse caso, sempre faça busca em redes sociais, no Google e no LinkedIn.

Fui vítima de golpe, o que devo fazer?

  1. Se você foi vítima de golpe do exame admissional, entre em contato imediatamente com a empresa recrutadora. Além disso, informe também à empresa citada para que ela possa agir com base em seus acessos junto à recrutadora.
  2. Depois disso, faça um boletim de ocorrência.
  3. Com os prints das conversas em mãos, é possível fazer uma busca pelo golpista com base nos dados fornecidos por eles. Porém, vale ressaltar que, muitas vezes, encontrar esses criminosos é realmente muito difícil.

Por isso, o ideal é que você fique mais atento aos possíveis golpes para que não caia em nenhum deles.

Você também pode entrar em contato com um advogado especializado. Esse profissional, pode te ajudar a entender sua situação e te orientar sobre quais atitudes tomar.

Para isso, você pode contar com a ajuda da equipe Quero Meus Direitos de forma gratuita e sem compromisso. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar a garantir os seus direitos.

Deixe um comentário