Você está visualizando atualmente Como se prevenir de golpes do Pix?

Como se prevenir de golpes do Pix?

como se prevenir de golpe do pix

Embora o Pix seja uma tecnologia que ofereça conveniência e rapidez nas transferências de dinheiro, os criminosos têm explorado diversas brechas para enganar os desavisados e roubar informações sensíveis. Por isso, a dúvida que sempre surge é: como se prevenir de golpe do Pix?

Neste texto, vamos falar sobre estratégias eficazes para se prevenir de golpes do Pix, desde a verificação de remetentes suspeitos até a adoção de práticas de segurança ao cadastrar chaves e realizar transações.

Continue a leitura e saiba como se prevenir de golpes do Pix!

Quais os golpes e fraudes com Pix mais comuns?

Os golpes e fraudes relacionados ao Pix têm se multiplicado e é crucial estar ciente das armadilhas mais comuns para proteger-se adequadamente.

Abaixo, listamos alguns desses golpes e como evitá-los. Confira:

Páginas e arquivos falsos para roubar dados

Nesse tipo de golpe, os fraudadores criam páginas da web falsas que se assemelham a sites legítimos de instituições financeiras ou até do Banco Central.

Essas páginas são projetadas para enganar as vítimas e fazer com que divulguem informações confidenciais, como senhas, números de cartão e códigos de segurança.

Da mesma forma, arquivos maliciosos podem ser enviados via email ou mensagem, solicitando o preenchimento de dados pessoais em formulários falsos.

  • Prevenção: sempre verifique a URL do site antes de inserir qualquer informação sensível. Certifique-se de que está acessando o site oficial do seu banco, Banco Central ou instituição financeira. Evite clicar em links suspeitos em e-mails ou mensagens e mantenha seu antivírus atualizado para detectar e bloquear arquivos maliciosos.

Falha no Pix

Este golpe explora falhas no sistema de segurança do Pix para desviar dinheiro de contas bancárias.

Os criminosos podem realizar operações fraudulentas, como alterar informações de beneficiários ou manipular códigos QR para redirecionar pagamentos para contas controladas por eles.

  • Prevenção: mantenha-se atualizado sobre as medidas de segurança recomendadas pelo seu banco ou instituição financeira ao realizar transações Pix. Verifique sempre os detalhes das transações antes de confirmá-las e fique atento a qualquer atividade incomum em sua conta bancária.

Golpe do Pix com perfil falso no WhatsApp

No golpe de perfil falso, os fraudadores criam perfis falsos no WhatsApp se passando por amigos, familiares ou até mesmo funcionários de instituições financeiras.

Eles solicitam informações confidenciais, como senhas ou códigos de autenticação, sob o pretexto de resolver problemas relacionados ao Pix ou a outras transações financeiras.

  • Prevenção: sempre confirme a identidade da pessoa com quem está conversando antes de fornecer qualquer informação sensível. Lembre-se de que instituições financeiras nunca solicitarão senhas ou informações bancárias por meio de mensagens de texto ou aplicativos de mensagens instantâneas.

Falsas centrais de atendimento

Neste golpe, os criminosos criam falsas centrais de atendimento telefônico, onde se passam por funcionários de bancos ou instituições financeiras.

Eles solicitam informações pessoais e bancárias sob o pretexto de resolver problemas relacionados ao Pix ou outras transações.

  • Prevenção: desconfie de ligações não solicitadas de supostos representantes de instituições financeiras. Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone, a menos que você tenha iniciado o contato e esteja certo da legitimidade da central de atendimento.

Como prevenir golpe do Pix e fraudes em geral?

como prevenir golpes do pix

De uma forma geral, é possível evitar golpes e fraudes desconfiando de ligações, e-mail e mensagens e ficando atento a tudo ao seu redor. Sabemos que atualmente existem muitas pessoas maldosas e, por isso, é preciso estar sempre de olho.

Além das dicas citadas acima, separamos abaixo outras dicas importantes para evitar os golpes e fraudes, confira:

1. Confira o remetente dos e-mails recebidos e não acesse páginas suspeitas

Sempre verifique o remetente dos e-mails que você recebe, especialmente aqueles que solicitam informações pessoais ou bancárias.

Evite clicar em links suspeitos e nunca forneça dados confidenciais em páginas da web que pareçam suspeitas.

2. Nunca clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou SMS para cadastro da chave do Pix

Evite clicar em links enviados por fontes não confiáveis para cadastrar suas chaves do Pix. Fique atento ao acessar suas redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo).

Em vez disso, utilize os canais oficiais do seu banco, como aplicativo bancário ou Internet Banking.

3. Visite o site ou aplicativo do seu banco, ou entre em contato com a Central de Atendimento para confirmar se a comunicação é verdadeira

Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma comunicação recebida, acesse o site oficial do seu banco ou entre em contato com a Central de Atendimento para verificar se a mensagem é legítima.

4. Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências

Evite cadastrar suas chaves Pix em sites ou aplicativos de terceiros.

 Utilize apenas os canais oficiais oferecidos pelo seu banco para garantir a segurança das suas informações.

5. Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix

Lembre-se: o código de verificação é pessoal e intransferível.

Nunca compartilhe esse código com terceiros, pois ele pode ser utilizado para acessar sua conta indevidamente.

6. Não faça qualquer tipo de cadastro no Pix a partir de ligações telefônicas ou contatos pelo WhatsApp

Evite fornecer informações pessoais ou bancárias em ligações telefônicas não solicitadas e/ou mensagens pelo WhatsApp.

Os bancos geralmente não solicitam esse tipo de informação por esses meios de comunicação.

7. Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco e do aplicativo

Nunca forneça suas senhas e códigos de acesso fora do ambiente seguro do site do banco ou do aplicativo oficial.

Os bancos não solicitam essas informações por e-mail, telefone ou mensagens.

8. Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado

Sempre verifique a autenticidade do contato antes de realizar uma transferência, especialmente se a solicitação for feita por mensagem de texto, e-mail ou ligação telefônica.

Entrar em contato diretamente com a pessoa para confirmar a solicitação pode evitar cair em golpes de clonagem de identidade.

Além disso, siga sempre atento aos seus direitos como consumidor. Se tiver dúvida, entre em contato com a equipe Quero Meus Direitos de forma online, sem custo e sem compromisso.

Deixe um comentário