Você está visualizando atualmente Posso processar plano de saúde que nega algum procedimento?

Posso processar plano de saúde que nega algum procedimento?

Ter um plano de saúde significa ter todos os procedimentos médicos cobertos, correto? Nem sempre. Muitas vezes, o plano retorna o pedido de um paciente com uma negativa, ou seja, informando que não poderá arcar com o valor daquele exame ou cirurgia. Mas, quando isso acontece, eu posso processar um plano de saúde que nega algum procedimento?

Obviamente, quem tem plano de saúde espera ter o mínimo de desgaste possível nos momentos que precisa usá-lo. Até porque, são nesses momentos de doença, exames, internações e cirurgias que o paciente precisa de máxima tranquilidade.

Mas não é sempre a tranquilidade que ele tem nesse momento e essa é uma das principais razoes de insatisfação dos beneficiários de planos de saúde, gerando ações na justiça e muita dor de cabeça.

Neste texto, vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de burocracia no plano de saúde e como proceder em caso de negação do plano de saúde para cumprir algum procedimento. Continue a leitura e siga se informando.

Quais os motivos para um procedimento ser negado?

Antes de entender o que fazer quando o pedido é negado pelo plano de saúde, é importante saber quais as principais causas de recusa do plano.

Dentre as maiores recusas estão:

  • Exames com alto custo;
  • Órteses e próteses;
  • Cirurgias de todos os tipos;
  • Medicamentos de alto custo;
  • Atendimento domiciliar (home care).

Como argumento, as operadoras costumam dizer a negativa se deu em razão de não haver nenhuma previsão no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

É claro que o beneficiário precisa estar ciente do seu contrato com o plano para entender se aquela recusa é pertinente ou não. Isso porque existem alguns exames e procedimentos que demandam uma espera a contar da data da abertura do plano. Essa carência, geralmente, está prevista em contrato, como, por exemplo:

  • Geralmente 24h para urgência e emergência;
  • Geralmente 180 dias para internações de alta complexidade ou exames;
  • Geralmente 300 dias para parto a termo.

O que fazer quando o plano de saúde nega procedimento?

Posso processar plano de saúde que nega algum procedimento

Ao saber que o seu pedido foi negado pela operadora do plano, é preciso entender se você está no pedido de carência ou não.

Mas se você já verificou e seu plano não está no período de carência, significa que a operadora está descumprindo a lei e você poderá seguir com as ações abaixo:

  • Entrar em contato com o plano por meio de telefone ou e-mail para tentar reverter a resposta negativa da operadora. Em alguns casos, será preciso contatar a ouvidoria;
  • Caso o contato não tenha o efeito esperado, você precisa solicitar que a recusa seja enviada por escrito para você por meio. Esse envio por ser feito pelo próprio e-mail;
  • O órgão que regulamenta os planos de saúde é ANS. Assim, com a negativa em mãos você pode procurar a ANS e solicitar a resolução do problema.

Onde recorrer sobre plano de saúde?

Conforme citamos, caso você precise recorrer sobre um plano de saúde pode entrar em contato com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, que regulamenta os planos de saúde e fazem com que seus direitos como paciente sejam garantidos.

Como faço para processar o plano de saúde?

Depois do contato com a operadora do plano e a busca por uma posição da ANS o cliente pode entrar na justiça para processar o plano de saúde.

Nesse caso, é preciso estar em posse de todos os documentos, incluindo as tentativas de resolução junto à operadora.

Para processar o plano de saúde, busque ajuda de um advogado especializado em direito do consumidor para te orientar quanto à ação judicial.

Esse acompanhamento especializado é muito importante para que a ação na justiça seja feita da forma correta e para que dê resultados o quanto antes. Por isso, indicamos que você converse com o advogado e siga suas orientações.

O Quero Meus Direitos é uma empresa especializada em direito do consumidor e do trabalhador e pode te auxiliar a ter um acesso mais fácil à justiça. Entre em contato com nossa equipe, faça uma consultoria online e gratuita, receba indicação de um advogado parceiro e busque seus direitos.

Quando processar um plano de saúde?

O processo contra um plano de saúde deve ocorrer quando já estiver se esgotado as tentativas de contato junto à operadora do plano.

Lembre-se que tentar resolver tranquilamente com o plano pode ser benéfico com relação ao tempo de retorno e resolução, já que entrar na justiça pode demorar um pouco mais até que saia a sentença.

Cabe indenização por dano moral?

A indenização por dano moral é aquela que atinge de forma direta e exclusiva a vítima e é caracterizado pela ofensa ao íntimo da pessoa, causando sofrimento e dor.

Quando o plano de saúde se recusa a cobrir um procedimento mesmo em caso de emergência de saúde, o plano, de fato, está ferindo a dignidade e até a saúde daquela pessoa.

Por isso, caso você tenha pedido negado, cabe ressaltar com o advogado seu interesse em pedir indenização por danos morais pelo plano que agravou sua situação de aflição e retardou seu tratamento.

Em média, pedidos de danos morais por casos de negativa de cobertura, exames, cirurgias e tratamentos podem chegar a até R$15 mil reais em casos mais leves e R$100 mil reais em casos mais graves.

O plano recusou meu procedimento e eu fiz por conta própria. Tenho direito ao ressarcimento?

É importante ressaltar que por causa da situação de saúde, muitas vezes, o paciente opta por arcar com os custos médicos e dá prosseguimento no seu tratamento pagando por conta própria, após a recusa do plano.

Porém, para a justiça, isso fere os princípios razoáveis de direito à saúde e você está sendo lesado ao arcar com um valor que não é de sua responsabilidade.

Assim, caso isso aconteça, você pode reverter isso entrando na justiça.

Da mesma forma que a pessoa que teve seu pedido negado pela operadora, você que pagou o valor que não era de sua responsabilidade deverá entrar em contato com um advogado e buscar os seus direitos na justiça.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: