Se você precisa limpar nome Claro e negociar dívidas, saiba que, em primeiro lugar, é preciso estar muito bem-informado para fazer o procedimento da melhor forma possível.
Afinal, a Claro é uma das empresas líderes de reclamações de satisfação por parte dos clientes, seja por causa do:
- Mau atendimento ao cliente
- Má qualidade do serviço prestado
- Ou até mesmo por causa de negativações indevidas no nome do cliente, por alguma conta que a operadora julga não ter sido paga.
Por isso, é preciso estar atento ao seu CPF e à sua conta Claro, para que não seja pego de surpresa por causa de nome sujo indevidamente.
Aqui, neste texto, você vai encontrar informações sobre como limpar nome Claro, negociar dívidas e o que fazer quando seu nome é negativado de forma devida ou indevida. Continue a leitura e saiba mais sobre limpar nome Claro!
Quais os casos pode sujar meu nome?
É obrigação do cliente quitar com seus compromissos financeiros, de preferência até a data de vencimento do boleto em questão. Se o consumidor não faz o pagamento dentro da data de vencimento, pode acontecer de ter o seu nome sujo, a chamada negativação.
Não pagar uma conta pode acontecer por diversos motivos como:
- Você se esqueceu de pagar a conta;
- O boleto foi extraviado e não chegou até sua residência ou seu e-mail;
- A Claro enviou cobrança duplicada para você e ainda consta uma delas em aberto;
- Você já cancelou o serviço, essa informação não consta no sistema da operadora e, por isso, a Claro continua emitindo boletos.
Quais são os riscos de ter o nome sujo?
É importante ressaltar que, ao ter o nome sujo, seu CPF é incluído em uma lista conhecida como “lista de mau pagadores”, que fica disponível para qualquer empresa que queira consultar – como bancos, financeiras, lojas e outras.
Isso pode trazer alguns riscos até que você consiga regularizar sua situação financeira, quitar suas dívidas e tirar seu nome dessa situação.
Entre os riscos de ter o nome incluído na lista de negativados estão:
- Ficar impossibilitado de usar cartão de crédito ou pedir um novo;
- Encontrar dificuldades para abrir uma nova conta em banco;
- Não conseguir realizar financiamento;
- Ter dificuldade para conseguir crédito;
- As empresas podem se negar a vender a prazo para você.
Como limpar nome Claro?
Nenhuma empresa gosta de ter clientes endividados, por isso a Claro possui seu próprio serviço para regularização das dívidas.
A negociação com a Claro é 100% online, funciona 24 horas por dia e pode ser feita de qualquer dispositivo móvel e PC.
Para fazer a negociação diretamente com a operadora:
- Acesse o Site;
- Informe seu CPF/CNPJ e data de nascimento;
- Aceite os termos de uso e clique em “consulte”.
Nesse momento, você será redirecionado para a página de negociação da operadora Claro onde aparecerá os detalhes da sua fatura em atraso. A partir daí:
- Escolha a negociação da forma que ficar melhor para você financeiramente;
- Escolha como você quer pagar a dívida.
Ao pagar a primeira parcela, e este valor cair para a operadora, você terá seu nome retirado da lista dos órgãos de proteção ao crédito.
Como usar o Serasa limpa nome para quitar dívida Claro?
Outra forma de regularizar sua situação com a Claro é utilizar os serviços do Serasa Limpa Nome. Este é um serviço que também pode ser feito 100% online, de forma simples e prática.
Para isso, basta seguir as orientações abaixo:
- Acesse o site Serasa Limpa Nome;
- Clique em “consultar CPF”;
- Acesse a área exclusiva inserindo sua senha;
- Sua dívida com a Claro irá aparecer para você na tela principal;
- Selecione a negociação, escolha a forma de pagamento, a data de vencimento e clique para gerar o boleto.
Você conseguirá ter acesso ao boleto para realizar o pagamento na agencia bancária, pelo internet banking ou nas casas lotéricas.
Como garantir seus direitos?
Para garantir seus direitos é preciso estar atento ao seu CPF frequentemente.
Toda empresa pode incluir seu nome nos órgãos de proteção ao crédito se for identificado que o pagamento de uma conta não foi feito. Mas essa empresa é obrigada a te notificar previamente que irá fazer isso.
De toda forma, e para evitar surpresas, é muito importante que você entre periodicamente no site do Serasa para verificar a situação do seu CPF. Assim, será mais fácil garantir que seus direitos sejam garantidos, já que você terá sempre a informação do seu nome em tempo hábil de abrir uma reclamação.
O que fazer se a cobrança for indevida?
Saber como está a situação do seu CPF também vai ajudar a evitar que uma cobrança indevida suje seu nome. Isso porque, ao saber da cobrança, você poderá entrar em contato com a Claro e solicitar a revisão do débito.
De toda forma, se a cobrança é indevida, você deve procurar os direitos seguindo o passo a passo abaixo:
- Ligue para a operadora e tente resolver a questão falando com um atendente. Nesse caso, é importante que você anote o número do protocolo de atendimento, o que vai te ajudar a entrar com reclamações em outras instâncias, posteriormente.
- Se sua situação não foi resolvida no primeiro atendimento com a operadora, ligue para a Ouvidoria Claro. Com o número de protocolo do atendimento anterior, informe ao atendente da ouvidoria que seu problema não foi resolvido;
- A terceira forma é entrar em contato com a ANATEL, agência que regulariza as operadoras de telefonia. Para fazer a reclamação na Anatel também é preciso do número de protocolo dos atendimento anteriores;
- Se tudo isso não der certo, acione a justiça.
Para essa última etapa você pode contar com a equipe Quero Meus Direitos. Nós temos diversos especialistas parceiros que podem te ajudar a garantir seus direitos em caso de cobranças e negativações indevidas com a Claro.
Entre em contato com nossa equipe e garanta seus direitos contando com os melhores especialistas de direito do consumidor.
A Quero Meus Direitos
Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos
Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.
Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: