Você está visualizando atualmente Cobrança indevida TIM: como contestar?

Cobrança indevida TIM: como contestar?

Muitos usuários de telefonia passam pelo problema de ter uma conta registrada em seu nome indevidamente ou uma cobrança acima do valor esperado. Mas afinal, quando existe cobrança indevida TIM: como contestar?

É sobre isso que falaremos nesse texto. Além disso, vamos te explicar quais os seus direitos como consumidor e como você pode fazer para garantir que não seja cobrado indevidamente.

Quer saber mais sobre cobrança indevida TIM, quais são seus direitos e como limpar seu nome na operadora, caso você tenha esquecido de pagar alguma conta? Continue a leitura!

O que é cobrança indevida TIM?

Existem algumas formas de se receber uma cobrança indevida TIM e nem todas elas são por intenção da própria operadora. Pode acontecer, em alguns casos, de um erro no sistema identificar a falta de pagamento de alguma conta, por exemplo, e isso gerar aquelas longas cobranças incômodas que são realizadas de forma automática.

Mas vamos entender um pouco mais sobre os tipos de cobrança indevida TIM.

Esse tipo de cobrança pode acontecer:

  • Quando você tem algum documento clonado e, dessa forma, os criminosos fazem uma conta em seu nome gerando cobrança de algo que você não utilizou;
  • Quando a operadora coloca sua conta em débito automático quando, na verdade, você não fez a solicitação;
  • Contas duplicadas;
  • Quando você já pagou sua conta e, por algum motivo, a operadora começa a te cobrar por ela novamente;
  • Quando existe algum tipo de tarifa de serviços que você não contratou, como seguros e serviços inteligentes;
  • Quando você já pagou a conta e mesmo assim não consta no cadastro da operadora, gerando multa indevida.

Todas essas situações podem ser consideradas como cobrança indevida TIM e, como vimos, em alguns casos podem não acontecer de forma proposital.

Dessa forma, é muito importante que você esteja atento à sua conta e entenda, perfeitamente, qual tipo de cobrança está sendo feita para que ela possa ser resolvida da melhor forma possível.

Identifiquei uma cobrança indevida TIM, o que fazer?

Em caso de identificação de uma cobrança indevida da TIM você deve, imediatamente, entrar em contato com a operadora pelos números das centrais de atendimento. A TIM fornece diversos meios de contato para que isso possa ser feito de forma simples e objetiva. Confira abaixo:

  • Para falar sobre TIM Live, TIM Fixo ou TIM Casa Internet: ligue para 103 41;
  • Para falar com os consultores: ligue para *144;
  • Para falar sobre TIM móvel: ligue 1056

Não consegui resolver pelo atendimento TIM, como faço?

cobrança indevida tim

Caso você tenha entrado em contato com a operadora pelos números de atendimento comuns e não tenha tido retorno satisfatório, saiba que é possível acessar a TIM por meio de sua ouvidoria.

É importante ressaltar que a ouvidoria só pode ser acessada caso você já tenha tentado entrar em contato com a operadora e tenha o número de protocolo de atendimento.

Isso porque os atendentes irão te pedir o número de protocolo anterior para que o registro de reclamação seja feito com base no que foi discutido anteriormente com os outros atendentes.

Para entrar em contato com a ouvidoria TIM ligue 0800 882 0041 de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, exceto feriados nacionais e durante o fim de semana.

Após validar sua reclamação na ouvidoria você deverá aguardar o prazo de 10 dias corridos para ter o retorno da operadora.

Lembre-se de guardar o número do protocolo gerado pela ouvidoria também. Ele será importante caso você tenha que partir para uma reclamação em outra instância.

A TIM realiza 3 tentativas de contato com o cliente para retorno da reclamação via ouvidoria. Caso não seja um contato satisfatório, a operadora poderá fechar a demanda por meio de e-mail, SMS ou pelo aplicativo Meu TIM.

Resolvendo cobrança indevida TIM pela Anatel

Você tentou reclamar por meio da operadora nos canais de atendimento comum e por meio da ouvidoria e seu problema não foi resolvido ou você não teve retorno, a forma agora é entrar em contato com a Anatel.

A Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicações e é ela que faz toda a regulação das operadoras de telefonia brasileiras. Dessa forma, ao reclamar na Anatel você está deixando registrado que aquela operadora pode não suprir a necessidade de seus consumidores e isso para a TIM não é bom.

Por isso, registrar sua reclamação na Anatel pode ser um grande passo para ter seu problema resolvido.

Para reclamar na Anatel:

  • Você pode abrir sua reclamação na Anatel por meio do telefone, ligando gratuitamente para o número 1331, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, somente nos dias úteis.
  • Acessar o site da Anatel, na área do cliente, acessando com seu login e senha e clicando em “registrar reclamação”;
  • Baixar o aplicativo Anatel Consumidor, acessar com seu login e senha e clicar em “reclamação”.

Para os acessos que você ainda não tiver login e senha, basta clicar em “cadastrar”, colocar seus dados pessoais e criar uma senha de acesso.

Lembre-se que é necessário que você esteja com os números de protocolos anteriores em mãos para que possa fazer a reclamação na Anatel. Além disso, esteja com seus documentos como RG e CPF, pois estes dados podem ser solicitados.

Como acionar a justiça por cobrança indevida TIM?

Tentou todos os métodos acima, mas ainda não conseguiu resolver seu problema de cobrança indevida TIM? Nesse caso, você pode entrar na justiça e procurar seus direitos.

Para isso, é importante que você tenha o apoio de um profissional qualificado e especializado em direito do consumidor. Isso vai te ajudar a entrar na justiça da forma correta, com todas as chances para que você ganhe a causa.

É importante, nesse caso, que você tenha todos os documentos em mãos como, por exemplo, troca de e-mails com a operadora, troca de mensagens e todos os números de protocolos de tentativas anteriores junto à operadora.

Conte com a Quero Meus Direitos para te ajudar nesse processo e fazer uma ponte entre você, advogados competentes e a justiça! Entre em contato com nossa equipe e tenha seus direitos garantidos!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos:

Deixe um comentário