Você está visualizando atualmente Cobrança indevida Oi: como contestar?

Cobrança indevida Oi: como contestar?

Recebeu uma cobrança indevida Oi? Já pagou aquela fatura e ela veio duplicada? Infelizmente, esse problema é comum para aqueles que possuem serviços com a operadora.

Quando isso acontece, é bom estar atento e entender como contestar e resolver esse problema para que seu nome não caia nos órgãos de proteção ao crédito e seja negativado.

Este texto é para quem recebeu uma cobrança indevida Oi e não sabe exatamente como agir e para aqueles que já querem estar preparados caso essa situação venha a acontecer. Continue a leitura e saiba mais!

O que é cobrança indevida Oi?

Você pode estar se perguntando o que exatamente é uma cobrança indevida Oi e em quais casos ela pode acontecer. Abaixo listamos algumas situações:

  • Quando ocorre clonagem de dados do consumidor e, consequentemente, fraudes com seu CPF. Dessa forma, os bandidos usam seus dados para realizarem compras indevidas em seu nome e você acaba tomando conhecimento quando já é tarde demais;
  • Se a Oi realiza um débito automático não autorizado;
  • Quando a Oi cobra de você um serviço não foi solicitado ou realiza o desconto automaticamente da sua fatura;
  • Quando existe tarifa indevida no serviço da Oi como seguros de aparelhos, serviços inteligentes como chamadas em espera ou multas;
  • Quando a conta da operadora Oi já foi paga e é cobrada novamente;
  • Quando é enviada conta em duplicidade para o consumidor.

Quais os direitos em caso de cobranças indevidas Oi?

Todo serviço prestado por uma operadora de telefonia, internet e TV deve estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Dessa forma, o artigo 42 diz que é direito do consumidor ser reembolsado em qualquer caso de pagamento indevido.

Todas as operadoras tem conhecimento desse direito do consumidor e, geralmente, não lutam contra isso. Isso significa que, na maioria das vezes, esse problema é resolvido de forma tranquila.

Porém, é claro, pode acontecer de você ter problemas com alguma operadora e se isso acontecer você deve procurar seus direitos realizando a reclamação por outros meios.

Identificou cobrança indevida Oi? Saiba o que fazer.

Para quem foi pego de surpresa e identificou uma cobrança indevida da Oi, saiba que é preciso que você entre em contato com a operadora o quanto antes. Isso vai evitar que a Oi insira seu nome nos órgãos de proteção ao crédito e você fique negativado por não pagar essa conta equivocada.

Não se esqueça de guardar o número do protocolo que a operadora gera ao receber qualquer tipo de contato. Com esse número, você estará seguro que fez sua reclamação e ainda poderá usá-lo caso seu problema de cobrança indevida não seja resolvido.

Dessa forma, se você precisa realizar uma reclamação de cobrança indevida Oi, siga as opções abaixo:

1.     Fale com a Oi diretamente

Pra realizar uma reclamação de cobrança indevida com a Oi, é preciso entrar em contato com a operadora por meio das formas de atendimento abaixo:

  • *144 do celular Oi ou 103 31 de qualquer telefone – para reclamar sobre Oi Combo
  • 103 31 – para reclamar sobre Oi fixo e Oi internet;
  • *144 do celular Oi ou 1057 de qualquer telefone – para reclamar sobre Oi Celular;
  • 106 31 – para reclamar sobre Oi TV.
  • Ligar para 0800 031 7923 para registrar reclamação na ouvidoria Oi. Para fazer a reclamação nesse canal é obrigatório que você tenha tentado antes ficar com o atendimento comum da operadora e estar portando o número de protocolo;
  • Registrar a reclamação pelo aplicativo Minha Oi, acessando a parte de “fale com a Oi”.

2.     Fazer reclamação Anatel

As reclamações feitas diretamente com a operadora possuem um prazo para serem resolvidas. Passado esse prazo você pode subir a reclamação para outra instância, que será, por exemplo, entrar em contato com a Anatel.

Para registrar uma reclamação Anatel você pode:

  • Acessar o site Anatel consumidor;
  • Ligar gratuitamente para o número 1331;
  • Acessar o app Anatel.

Anote também o número de protocolo recebido pela Anatel e aguarde o prazo informado para retorno da operadora.

Vale lembrar que a Anatel é uma intermediadora entre você e a Oi e, dessa forma, toda a resolução da situação deve ser feita diretamente pela operadora.

O que fazer se a situação de cobrança indevida não for resolvida?

Infelizmente, pode acontecer da sua reclamação de cobrança indevida Oi não ser resolvida nem pela operadora, nem pelo contato com a Anatel.

Acontece que, muitas vezes, a operadora pode insistir que a cobrança está correta quando, na verdade, ela mesma não consegue perceber o erro. Para esses casos em que há a falta de resolução dos problemas, será preciso ir além e entrar na justiça, oficialmente, contra a operadora Oi.

Nossa dica, nesses casos, é que você procure profissionais especializados para te acompanhar durante todo o processo. Isso é importante, pois processos judiciais podem ser complexos e um profissional com experiência em direito do consumidor pode ser muito mais assertivo.

Para isso você pode contar com a ajuda da Quero Meus Direitos. Nós temos uma equipe especializada e pronta para te orientar sobre a melhor forma de agir em caso de cobrança indevida.

Entre em contato com nossa equipe, realize uma consultoria online gratuita e receba indicação de um advogado de direito do consumidor para te atender.

Como limpar nome sujo na Oi?

Se você está com o nome negativado por uma cobrança devida, chegou a hora de limpar seu nome por meio da plataforma de negociação da própria operadora. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a plataforma Oi Negocia;
  2. Digite seu CPF ou CNPJ para consultar suas dívidas;
  3. Selecione a conta que você deseja negociar;
  4. Escolha a forma de pagamento;
  5. Confira sua negociação e clique para confirmar.

Após a confirmação de pagamento da sua fatura a Oi tem o prazo de cinco dias úteis para retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, a Oi irá limpar seu nome e você não será mais negativado por causa dessa cobrança específica.

Foi negativado indevidamente ou a Oi não retira seu nome do SPC e Serasa mesmo após o pagamento da dívida? Entre em contato com a Quero Meus Direitos!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: