Você está visualizando atualmente Como solicitar a revisão da vida toda: passo a passo simples

Como solicitar a revisão da vida toda: passo a passo simples

Para você que está prestes a se aposentar ou no processo para ser pensionista, algumas dúvidas podem aparecer como, por exemplo, como solicitar a revisão da vida toda.

É claro que, antes disso, é preciso entender se para o seu caso essa revisão será benéfica e qual o valor seria acrescido ao seu benefício depois que ela fosse realizada.

Por isso, e para te ajudar nesse processo, elaboramos este texto que vai te ajudar a entender quais os documentos você precisa separar, como funciona o processo e como solicitar a revisão da vida toda. Continue a leitura e saiba mais.

Como solicitar a revisão da vida toda

Para solicitar a revisão da vida toda é preciso estar atento a alguns detalhes importantes como, por exemplo, a importância da ajuda de um especialista e a captação de documentos.

É importante pensar na revisão da vida toda como um processo minucioso que pode fazer com o que o valor do seu benefício, concedido pelo INSS, tenha um aumento considerável e, por isso, deve ser realizado com cuidado.

Além disso, todos os valores anteriores não pagos com o valor correto sofrerão correção e você pode receber tudo de uma só vez.

Lembre-se: a solicitação da revisão da vida toda só deve ser feita depois que a análise dos seus documentos e os cálculos dos valores recebidos sejam feitas.

Quais documentos eu preciso para analisar meu direito à revisão da vida toda?

Antes de realizar o pedido da revisão da vida toda é preciso solicitar a análise e os cálculos.

É por meio desses cálculos que você saberá, exatamente, se você se encaixa na revisão e se vale a pena solicitá-la, no seu caso.

Para realizar essa análise você precisará separar alguns documentos listados a seguir:

Carteira de trabalho

O primeiro documento que você deve separar é a sua carteira de trabalho.

É por meio da carteira que você irá comprovar seus vínculos empregatícios ao longo da sua trajetória, além de indicar períodos de férias e promoções neste período.

Extrato do CNIS

O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Este é um dos documentos mais importantes para solicitação de aposentadoria. Ele é o extrato previdenciário e contém todas as informações da sua vida de contribuição para o INSS.

No CNIS você vai conseguir ver os seus salários e contribuições de vínculos empregatícios a partir de 1982 e a Revisão da Vida Toda vale para os recolhimentos antes de julho de 1994.

Por isso, é preciso apresentar outros documentos para comprovar o restante das contribuições.

Contracheques

Os contracheques irão complementar as informações faltantes de contribuição antes de julho de 1994.

É ele que discrimina toda a prestação de serviço realizada por uma determinada empresa e indica salários, descontos ou acréscimos.

Microfichas do INSS

Outra informação importante que precisa ser apresentada é a microfichas. Com elas você vai saber as contribuições previdenciárias e os valores realizados entre 1973 e 1985.

Solicite as Microfichas ligando para o número 135 do INSS.

Convenção coletiva

A Convenção Coletiva de Trabalho é um ato jurídico que estabelece regras nas relações de trabalho de uma categoria. Essa Convenção é assinada entre sindicato, empregadores e sindicato de empregados e serve para determinar direitos e deveres para todos os envolvidos.

Além disso, a convenção ainda determina o valor do salário mínimo para a categoria e é preciso apresentar esse documento para verificar qual era o salário na época a ser discutida.

Quais documentos eu preciso para pedir revisão da vida toda?

Depois de analisado e calculado, você receberá o parecer se, para você, é viável ou não solicitar a revisão da vida toda.

Dado o parecer positivo, você deverá entrar com o pedido e precisa separar os seguintes documentos para isso:

  • Documentos RG, CPF, CNH;
  • Comprovante de residência dos últimos 3 meses;
  • Carta de concessão do seu benefício, onde será verificado quando você começou a receber o benefício e qual era o valor;
  • Contrato de honorários e procuração judicial;
  • Cálculo do valor da causa e da renda mensal, realizado anteriormente conforme citamos acima;
  • Cópia do processo administrativo, principalmente para reconhecimento de atividade especial, atividade rural ou qualquer outro período que não conste na base de dados do CNIS.

Preciso entrar na justiça para pedir revisão da vida toda?

A justiça não obriga o INSS a realizar a Revisão da Vida toda por conta própria e de forma automática. Por isso, para conseguir a revisão é preciso que você entre na justiça.

Como realizar a análise e os cálculos prévios é complicado e precisa serem feitos de forma minuciosa, indicamos que você procure um advogado especializado em direito do trabalhador ou direito previdenciário para te ajudar nesse processo.

É por meio de um especialista que você terá certeza de que vale a pena, no seu caso, realizar o pedido da revisão da vida toda.

O Quero Meus Direitos é uma empresa especializada em direito do trabalhador e pode te ajudar nesse processo. Entre em contato com nossa equipe, faça uma consultoria online e gratuita e receba a indicação de um profissional experiente no assunto.

Ao entrar em contato com o advogado você passará pelo processo de análise e depois, juntos, poderão entrar na justiça com o pedido definitivo da sua revisão da vida toda.

A Revisão da Vida Toda pode abaixar o valor do meu benefício?

Sim, a Revisão da Vida Toda pode sim abaixar o valor do seu benefício e por isso a contratação de um advogado especializado em direito do trabalhador ou direito previdenciário é tão importante.

Antes de realizar o pedido é imprescindível que um especialista faça a análise de todos os seus documentos e os cálculos.

Caso você entre na justiça sem saber ao certo se a revisão é benéfica para você ou não, você pode cair nessa armadilha e ter seu benefício reduzido, caso os cálculos mostrem que isso deveria acontecer.

Por isso, antes de realizar o pedido na justiça, procure ajuda de um especialista no assunto.