Você está visualizando atualmente Benefícios da Revisão da Vida Toda: quais são?

Benefícios da Revisão da Vida Toda: quais são?

Para quem é beneficiário do INSS, é essencial entender quais são os benefícios da revisão da vida toda.

É importante lembrar que não é apenas a aposentadoria que pode dar direito à revisão da vida toda. Além da aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por invalidez e a aposentadoria especial, a pensão por morte e o auxílio-doença também podem ser revisados.

Mas quais os benefícios dessa revisão?

Aqui neste texto, você vai entender um pouco mais sobre como funciona a revisão da vida toda e quais os benefícios de entrar na justiça para garantir esse direito.

Continue a leitura e saiba mais!

Quais os benefícios da revisão da vida toda?

O principal benefício da revisão da vida toda é a possibilidade de aumentar significativamente o valor mensal do benefício recebido. Nesse caso, o valor da sua aposentadoria poderia ser maior do que a que você está recebendo atualmente.

Esse valor será calculado de acordo com o histórico trabalhista de cada indivíduo e, para garantir a revisão é necessário cumprir alguns requisitos que falaremos neste texto mais à frente.

Além do cálculo do valor mensal ajustado, o beneficiário ainda tem a possibilidade de receber os valores retroativos, ou seja, se você recebeu o benefício há um tempo e garantiu agora sua revisão, será pago um montante que você deveria ter recebido com ajuste dos valores.

Como saber se eu tenho direito à revisão da vida toda?

benefícios da revisão da vida toda

Mesmo sendo um benefício que gera desejo em todos os aposentados, não são todos os beneficiários que receberão a indicação da revisão da vida toda.

Por isso, é necessário que antes de entrar na justiça solicitando a revisão, seja realizado um cálculo previdenciário para verificar e avaliar o benefício para o seu caso.

Para te ajudar nesse cálculo, a indicação é que você procure um advogado especializado em direito do trabalhador ou direito previdenciário.

Fazer tudo de forma avulsa e sozinho pode significar uma possível confusão durante o processo, já que esse cálculo deve ser feito com cautela e por alguém que possua experiência no assunto.

Por isso, o Quero Meus Direitos possui as melhores parcerias de advogados trabalhistas. Nosso intuito é te ajudar durante esse processo para que você tenha seus direitos garantidos.

Não sabe se tem direito à revisão da vida toda e precisa entender um pouco mais? Entre em contato com nossa equipe, faça uma avaliação online e gratuita e receba a indicação de profissionais especializados que poderão te acompanhar durante todo o processo.

Vale a pena ressaltar que a revisão da vida toda só é possível por meio de processo judicial, já que o INSS não tem a obrigação de fazer isso por conta própria.

Dessa forma, você precisará de ajuda para dar entrada no processo.

Quem tem direito à revisão da vida toda?

Tem direito à revisão da vida todas aquelas pessoas que tiveram seus benefícios concedidos entre 29/11/1999 e 12/11/2019.

Além disso, é muito importante que as contribuições tenham sido realizadas antes de julho de 1994 e, de preferência, que tenham sido valores altos de contribuição.

Mas não são apenas esses dois requisitos que garantem que você tenha uma revisão da vida toda vantajosa. Esses pontos podem te qualificar para receber o benefício, mas para entender se ela será vantajosa ou não para você será necessário o cálculo previdenciário feito por um advogado especializado.

Tem direito? Então, saiba como solicitar a revisão.

Antes de pedir a revisão, o que devo fazer?

A primeira coisa que precisa ser feita antes de fazer a revisão da vida toda é verificar com um advogado.

Você vai verificar então se se enquadra em todos os requisitos e realizará o cálculo para entender se a revisão será válida para você. Por meio desse cálculo você conseguirá:

  • Ver todas as suas contribuições;
  • Realizar conversões dos valores para os dias atuais;
  • Conferir se há valores atrasados a serem recebidos.

É importante lembrar que, para realizar os cálculos, é preciso uma pessoa especializada no assunto. Essa análise precisa ser feita com conversão de moedas e correções monetárias e, se o cálculo for feito de forma errada, você pode não saber corretamente quanto receberia.

Após a análise de todos os dados, o advogado irá te informar se você tem ou não direito à revisão e se ela será ou não benéfica para você. Em caso positivo é a hora de separar os documentos para entrar na justiça.

Os documentos necessários para solicitar a revisão da vida toda são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • CNIS, Cadastro Nacional de Informações Sociais;
  • Recibos e contracheques da época;
  • Carta de concessão do benefício ou do processo administrativo.

Vale a pena solicitar a revisão da vida toda?

Para entender se vale a pena ou não realizar e solicitar a revisão da vida toda é muito importante que você se consulte com o advogado e realize os cálculos corretos.

Só por meio dessa análise que será possível entender se vale a pena ou não solicitar a revisão da vida toda para o seu caso.

É importante ressaltar que, conforme orientamos anteriormente, a revisão pode trazer benefícios como o aumento do valor do benefício mensal e ainda um valor retroativo ao montante já recebido sem a correção.

Lembre-se de não entrar com a ação judicial antes de realizar o cálculo. Isso pode trazer para você prejuízos financeiros e uma grande dor de cabeça.

Outro ponto importante é o prazo final para que essa solicitação seja realizada.

A revisão da vida toda pode ser solicitada em um prazo de 10 anos, a contar do primeiro dia do mês seguinte ao recebimento do primeiro salário do benefício.

Isso significa que se você acredita ter direito à revisão, procure um advogado urgentemente e já realize a verificação com ele. Depois dos 10 anos, infelizmente, não será mais possível buscar a revisão da vida toda.

O mesmo vale para quem não sabe ainda se passou do prazo ou tem qualquer dúvida sobre o seu benefício. A ajuda do advogado será essencial para você nesse caso.