Você está visualizando atualmente Como limpar nome Oi e negociar dívidas?

Como limpar nome Oi e negociar dívidas?

Alguns consumidores se perguntam como limpar nome Oi e negociar dívidas com a operadora. Essa é uma dúvida comum, já que algumas pessoas acabam tendo que escolher as contas que irão pagar no fim do mês e, com isso, ficam endividadas e podem ter até o nome negativado.

A negativação de nome é uma situação muito desconfortável, que pode trazer problemas diversos ao consumidor. Por isso, é muito importante que ele esteja atento ao seu CPF e tente sempre manter seu nome limpo.

Este texto vai te ajudar a entender qual a melhor forma de limpar seu nome negativado pela Oi e negociar suas dívidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é nome sujo?

Quando alguém deixa de pagar uma conta da Oi e passa da data do vencimento, a operadora pode inserir o nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Embora a operadora possa fazer isso desde o primeiro dia após a data de vencimento, ela geralmente realiza a negativação depois de 30 dias, para dar tempo ao consumidor de se organizar financeiramente.

Esse processo de negativação só pode acontecer, porém, depois que a operadora envia uma notificação ao cliente, informando sobre os próximos passos. Depois disso, o nome do consumidor pode ficar sujo por falta de pagamento de fatura.

Em qual situação posso sujar meu nome?

Seu nome pode ficar sujo se:

  • O boleto Oi não chegou para você e você perdeu a data de pagamento;
  • Você recebeu sua fatura Oi, mas esqueceu de realizar o pagamento;
  • O cancelamento do seu serviço Oi gerou cobranças remanescentes, mas você não tinha conhecimento disso e não realizou o pagamento;
  • Você pagou sua conta, mas uma outra conta em duplicidade foi enviada por engano para você.

Vale ressaltar que ter o nome sujo pode te prejudicar de diversas formas possíveis como, por exemplo:

  • Você pode ficar impossibilitado de usar cartão de crédito ou pedir um novo em seu banco;
  • Você pode encontrar dificuldades para abrir uma nova conta em banco;
  • Pode ser difícil realizar compras já que as empresas podem se negar a vender a prazo para você;
  • Pode ter os pedidos de financiamento e empréstimo negados, dentre outros.

Como limpar nome Oi?

Para limpar nome Oi é preciso, em primeiro lugar, fazer a quitação da sua dívida com a operadora. Para isso, você pode contar com o portal para negociação de dívidas da Oi, que oferece condições especiais para esse fim.

Para negociar com a Oi Negocia, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o portal;
  2. Digite seu CNPJ ou CPJ, de acordo com seu contrato com a Oi;
  3. Você será redirecionado para uma aba onde aparecerá suas contas a negociar. Selecione a fatura que você deseja pagar ou negociar;
  4. Escolha a forma de pagamento. É possível pagar por meio do cartão de crédito, boleto bancário, PIX ou PicPay;
  5. Confira sua negociação e clique para confirmar.

Por meio dessa plataforma, o cliente pode negociar as contas em poucos minutos e de forma 100% online. Além disso, o consumidor pode ganhar até 90% de desconto no valor total da dívida e pode parcelar em até 12 vezes pelo aplicativo do PicPay.

Após realizar o pagamento da primeira parcela da sua fatura, a Oi tem até 5 dias úteis para retirar seu nome da negativação do SPC, Serasa ou SCPC Boa Vista.

O consumidor, em alguns casos, pode solicitar o desbloqueio do serviço logo após o pagamento. Em outros casos, quando a opção não estiver disponível, a Oi realiza o desbloqueio em até 72 horas.

Vale ressaltar que se você teve o cancelamento do seu serviço por causa da dívida, não será possível reativar após o pagamento da dívida, ou seja, você precisará realizar um novo pedido.

Como usar o Serasa Limpa Nome para quitar dívida Oi?

Se você não deseja fazer sua negociação com a operadora Oi ou deseja verificar se existem outras condições melhores para pagamento no mercado, você pode optar por usar o portal Serasa Limpa Nome.

Esta é uma forma que muitos consumidores optam por já estarem dentro da plataforma do Serasa monitorando seu CPF quanto às dívidas existentes.

Dessa forma, se você deseja realizar a negociação pelo Serasa limpa nome, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do portal Serasa Limpa Nome;
  2. Consulte seu CPF, digitando o número no espaço previsto para isso;
  3. Faça login com sua senha;
  4. Clique para visualizar sua dívida com a Oi;
  5. Selecione a negociação referente à conta;
  6. Escolha a forma de pagamento que mais lhe agradar e a data de vencimento;
  7. Clique para gerar o boleto.

Da mesma forma que o portal da própria operadora, é preciso aguardar um período até que o pagamento caia no sistema e o Serasa limpe seu nome.

Se isso não acontecer dentro do prazo de 5 dias úteis, entre em contato com o portal para entender o que está acontecendo.

Paguei minha conta e meu nome não limpou. O que eu faço?

Uma situação não muito comum, mas que pode acontecer, é quando você paga a negociação ou a conta junto à operadora Oi e seu nome não sai do SPC.

Nesse caso, você pode entrar em contato com a operadora ou com o próprio órgão de proteção ao crédito e solicitar uma verificação. É claro que é muito importante que você guarde o comprovante de pagamento, caso seja necessário apresentá-lo.

Mas se você já tentou isso, tem o comprovante de pagamento e mesmo assim seu nome continua negativado, você pode procurar seus direitos por meio judicial.

Conte com a Quero Meus Direitos para isso! Entre em contato com nossa equipe e receba indicação dos melhores profissionais especializados em direito do consumidor.

Fale também com a equipe caso você tenha sido negativado indevidamente. Ou seja, quando você pagou a conta e, ainda assim, a operadora sujou o seu nome. Isso é ilegal e você tem direito à indenização por danos morais.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: