Você está visualizando atualmente Hora extra call center: você tem direito?

Hora extra call center: você tem direito?

Se você trabalha com telemarketing ou teleatendimento e quer saber sobre como funciona a hora extra call center, já vamos te explicar! Afinal, é importante ficar atento aos seus direitos como trabalhador, para que não seja exigido de você algo que vai além do que é permitido por lei.

O segmento de call center tem uma série de peculiaridades devido à rotina desgastante ao telefone. Os trabalhadores do setor, frequentemente, têm seus direitos prejudicados por empresas que não estão preocupadas com o bem-estar do profissional e violam direitos básicos, como o pagamento incorreto de horas extras e a falta de limite de horas trabalhadas.

Vale ressaltar que, todo trabalhador de call center que faça sua jornada de trabalho acima da permitida por lei tem direito ao recebimento de hora extra. Por isso, fizemos este texto para explicar corretamente como funciona a hora extra call center. Continue a leitura e confira!

Veja também: Lei do call center: Direitos trabalhistas dos atendentes de telemarketing

Qual o limite para expediente no call center?

Em primeiro lugar, vale lembrar que o trabalhador de call center tem, determinado por lei, um limite de horas trabalhadas de 36 horas por semana, ou seja, 6 horas trabalhadas por dia (se incluir os sábados), abrangendo intervalos de pausas e intervalo para descanso e alimentação.

Qualquer excedente dessa quantidade de horas trabalhadas deve ser pago como hora extra e só é permitido fazer um acréscimo de até 2 horas por dia.

Intervalos e pausas call center

As pausas precisam ser realizadas em um lugar longe do posto de trabalho e devem ser divididas em dois momentos, com dez minutos cada. Além disso, os intervalos para refeição e descanso devem ser de 20 minutos consecutivos e essas pausas devem ocorrer após os primeiros e antes dos últimos 60 minutos de trabalho em atividade.

Ainda sobre as pausas, se os operadores ultrapassarem o limite de 6 horas trabalhadas e realizarem horas extras call center, o intervalo para alimentação e descanso muda e deverá ser de 60 minutos.

Caso a empresa contratante desrespeite o intervalo para refeição e descanso, ela será responsabilizada e obrigada a pagar esse intervalo ao profissional, como se fosse hora extra.

Outro ponto importante é com relação ao trabalho nos fins de semana e feriados. Cada operador de telemarketing deve ter, pelo menos, um domingo por mês como repouso semanal remunerado garantido.

Como calcular horas extras no call center?

hora extra call center

A mudança na legislação do call center aconteceu em maio de 2011, quando o Tribunal Superior do Trabalho estabeleceu o limite de jornada de trabalho para telemarketing de 6 horas.

A partir dessa mudança, a remuneração do profissional de call center não pode ser diminuída e caso o funcionário exerça uma jornada de trabalho acima das 6 horas diárias, tem todo o direito de exigir o pagamento das horas extras.

Lembrando que isso vale desde o começo do contrato de trabalho assinado, portanto, se você trabalha mais de 6 horas diárias em call center há um tempo e nunca recebeu hora extra: busque por seus direitos!

Separamos abaixo dicas para calcular sua hora extra, confira:

Hora extra call center diurno

Como o limite de horas trabalhadas do profissional de call center é de 6h diárias, qualquer trabalho realizado após esse período deverá vir com acréscimo de hora extra. Uma hora extra é 50% do valor da sua hora trabalhada dentro do seu horário normal. Contudo, este adicional de hora extra no telemarketing pode ser ainda maior caso exista a previsão na convenção coletiva de trabalho do profissional de call center.

Para calcular o valor da sua hora você deve pegar o seu salário e dividir por 180 (36 horas x 5, que correspondem ao máximo de semanas que um mês pode ter).

Exemplo: supondo que seu salário é de R$1.500,00 no mês:

  • 1.500 / 180 = R $ 8,33 por cada hora de serviço.

Para facilitar esse cálculo, disponibilizamos para você uma calculadora de hora extra. Lá você vai conseguir saber ao certo quando deve ganhar para cada hora a mais trabalhada!

Hora extra call center noturno

As empresas que precisam de um departamento de call center, muitas vezes, entendem a necessidade de estarem disponíveis para atendimento ao público 24h por dia. Além disso, a lei prevê que algumas empresas são obrigadas a disponibilizar este serviço, como bancos, administradoras de cartão de crédito, plano de saúde e empresas de transporte aéreo, empresas de telefonia.

Lembrando que o trabalho noturno é qualquer serviço realizado no período entre 22h e 5h.

O call center noturno funciona de uma forma diferente. Além do valor pago por um profissional que trabalha à noite, geralmente, ser um pouco maior do que o pago normalmente, o profissional ainda deve ganhar um adicional noturno, que representa 20% do valor-hora normal trabalhada durante o dia.

Para calcular o valor da sua hora extra noturna, verifique no seu contracheque qual o valor real do seu salário e utilize a calculadora de hora extra.

Como funciona o comissionamento no call center?

Além da hora extra, existe a categoria de call center comissionado, ou seja, quando o trabalhador ganha a mais após o cumprimento de uma meta específica. O ganho salarial desse trabalhador comissionado deve vir descrito em folha de pagamento, holerite, pois geram reflexos nos pagamentos das horas extras e de outros benefícios como FGTS, férias e 13º salário.

Se você é um trabalhador comissionado e recebe essa parcela “por fora”, saiba que essa é uma prática ilegal e a empresa está agindo de má fé com você.

Trabalho mais de 6 horas no call center e não recebo hora extra

Se você trabalha mais de 6 horas por dia em um call center e não recebe hora extra, chegou a hora de buscar pelos seus direitos. Como já falamos anteriormente, é direito de todo trabalhador de telemarketing receber por todas as horas trabalhadas.

Para isso, você pode contar com o Quero Meus Direitos que possui uma equipe especializada e pronta para te ajudar. Se você está com problemas trabalhistas, faça contato com nossa equipe , unimos cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto.

Lembre-se de reunir a maior quantidade de provas possíveis, para que o processo ocorra com mais facilidade.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: