Você está visualizando atualmente <strong>Dados errados na CTPS digital, o que fazer?</strong>

Dados errados na CTPS digital, o que fazer?

Com o avanço tecnológico e a digitalização dos serviços públicos, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital tornou-se uma realidade, oferecendo maior praticidade e facilidade no acesso às informações trabalhistas. No entanto, como em qualquer processo de transição, problemas podem surgir, e é comum que alguns trabalhadores se deparem com dados errados em suas CTPS digitais.

A CTPS sempre foi um dos documentos mais importantes para os trabalhadores brasileiros, registrando de forma oficial os vínculos empregatícios e as contribuições previdenciárias. Por isso, mantê-la atualizada é essencial. E para te ajudar a manter seu documento atualizado e não ter problemas futuros, fizemos este texto.

Aqui vamos abordar as causas desses equívocos, os possíveis erros encontrados e, principalmente, o que fazer quando se deparar com dados incorretos na CTPS digital.

Continue a leitura e saiba como manter sua Carteira de Trabalho atualizada.

O que é CTPS digital?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento essencial para todos os trabalhadores brasileiros, pois registra as informações sobre vínculos empregatícios e contribuições previdenciárias ao longo da vida profissional.

Com a digitalização do processo, a CTPS digital tornou-se uma realidade, proporcionando maior praticidade e agilidade.

Dessa forma, é possível ver todos os dados do trabalhador de forma online, pelo aplicativo no celular ou no computador, agilizando o processo e deixando a Carteira de Trabalho mais segura.

Quais são os principais erros encontrado na CTPS digital?

Dentre os erros mais comuns, encontrados na CTPS digital, estão:

  • Inconsistências na qualificação civil: nome, data de nascimento, filiação, RG, CPF e outros dados pessoais podem estar incorretos ou desatualizados;
  • Informações sobre o vínculo empregatício: datas de admissão e demissão, salários, cargo ocupado e informações sobre a empresa podem apresentar divergências;
  • Contribuições previdenciárias: a quantidade de contribuições e o valor dos recolhimentos podem não estar refletidos corretamente na CTPS digital.

Cargo errado na carteira de trabalho? Veja o que fazer.

Por que a carteira de trabalho digital pode conter erros?

A CTPS digital pode conter erros por uma série de motivos, que podem ocorrer tanto no momento da criação do documento digital quanto em etapas posteriores, como a migração de informações de sistemas antigos para a plataforma digital.

Dentre os principais motivos dos erros estão:

  • Processos manuais de transcrição: durante a transição dos dados da CTPS física para o formato digital, pode ocorrer a necessidade de inserção manual de informações por parte dos responsáveis pelo registro. Nesses casos, há maior chance de ocorrência de erros de digitação ou interpretação;
  • Integração de sistemas: a CTPS Digital depende de integração entre diferentes sistemas governamentais, o que pode gerar problemas de compatibilidade e inconsistências nos dados transferidos entre eles;
  • Falta de atualização de informações: algumas empresas podem não atualizar de forma adequada os dados dos funcionários, o que pode levar a registros desatualizados ou incompletos na CTPS Digital;
  • Erros no cadastro do trabalhador: eventuais equívocos no cadastro do trabalhador, como erros no nome, data de nascimento ou número do CPF, podem se refletir na CTPS Digital;
  • Falta de comunicação entre empregador e empregado: se o empregado não informar corretamente ao empregador suas informações pessoais, isso pode resultar em dados incorretos na CTPS Digital;
  • Falhas no sistema ou banco de dados: problemas técnicos, falhas de comunicação ou de armazenamento de dados podem levar a erros na geração ou manutenção da CTPS Digital.

Como corrigir dados errados na CTPS digital?

Ao perceber qualquer erro na CTPS digital, é fundamental tomar algumas medidas para corrigir a situação.

Em primeiro lugar, é preciso entrar em contato com o empregador, se o erro estiver relacionado a um vínculo empregatício atual ou recente. Você também pode tentar contato com o responsável pelo registro e solicitar a correção.

Dessa forma, alguns erros devem ser tratados diretamente com a empresa, como, por exemplo:

  • Período trabalhado;
  • Cargo de ocupação;
  • Tempo de serviço;
  • Valor de remuneração.

É importante apresentar documentos que comprovem as informações corretas, como cópias de contratos de trabalho, holerites e outras evidências. Por isso, sempre guarde e tenha suas comprovações em fácil acesso.

Se sua solicitação de alteração não for citada acima, você vai poder solicitar as alterações por meio da Receita Federal ou diretamente no INSS.

Corrigir dados errados pela Receita Federal

Para realizar o pedido pela Receita Federal, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Localize a aba “cadastro de pessoas físicas – CPF” e clique nesta opção;
  3. Selecione a opção desejada;
  4. Altere os dados.

Caso você precise realizar a alteração do nome social, a alteração deverá ser feita de forma presencial, em uma das unidades da Receita Federal.

Corrigir dados errados pelo INSS

Pelo INSS você pode solicitar a alteração por meio da web e do aplicativo:

Web:

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Localize a opção “agendamento/solicitações”
  3. Clique nesta opção;
  4. Selecione “novo requerimento”;
  5. Clique em “atualização dos dados cadastrais”;
  6. Faça a solicitação.

Aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo MEU INSS disponível para Android e iOS;
  2. Localize o item “meu cadastro”;
  3. Clique em “complementar”;
  4. Selecione “atualizar dados cadastrais”.

Caso você tente realizar a alteração por meio do empregador, receita federal e INSS e não conseguir alterar seus dados, pode ser que você precise da ajuda de um advogado.

Para isso, indicamos que você entre em contato com a equipe Quero Meus Direitos, faça uma consultoria online e gratuita e receba a indicação de um de nossos advogados parceiros.

Lembre-se: manter a carteira de trabalho atualizada é muito importante.

Qual a importância de ter a CTPS digital correta?

Ter a CTPS digital corretamente preenchida é de extrema importância para os trabalhadores, pois é um documento utilizado em diversas situações, como na solicitação de benefícios previdenciários, no acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, e em processos de aposentadoria.

Além disso, a CTPS é considerada prova de experiência profissional e pode influenciar em oportunidades futuras de emprego.

Dessa forma, é imprescindível que os trabalhadores estejam atentos aos seus dados e busquem corrigir eventuais equívocos o mais rápido possível.

É importante ressaltar que a CTPS digital trouxe inúmeros benefícios à vida do trabalhador brasileiro, mas é essencial estar ciente de que erros podem ocorrer.

Ao identificar qualquer inconsistência, seguir os passos para correção é crucial para garantir que esse documento tão relevante esteja sempre atualizado e reflita fielmente a trajetória profissional de cada indivíduo.