Você está visualizando atualmente WhatsApp do Serasa: Meu CPF pode ser consultado por qualquer pessoa?

WhatsApp do Serasa: Meu CPF pode ser consultado por qualquer pessoa?

Você sabia que qualquer pessoa pode consultar seu CPF pelo canal oficial de WhatsApp do Serasa? E você sabia que essa ação, teoricamente, não poderia acontecer?

Com base na defesa das empresas (seja a Serasa ou empresas credoras), o Serasa Limpa Nome é uma plataforma de negociação em que os clientes obtêm acesso através de login e senha pessoais e que somente a pessoa deveria conseguir acessar os dados referentes ao seu CPF.

Por isso, fizemos este conteúdo para que você, que é uma pessoa antenada e se preocupa com o seu CPF e com seus dados, saiba se proteger!

Consultar CPF no Serasa pelo WhatsApp é seguro?

Não podemos negar que o aplicativo WhatsApp veio para facilitar a vida de empresas e consumidores ao redor do mundo, porém, como uma plataforma totalmente digital, devemos ter alguns cuidados com informações passadas.

Além disso, é muito importante que nós, consumidores, estejamos sempre atentos aos nossos direitos e à proteção dos nossos dados.

Isso porque, como é possível que qualquer pessoa consulte a situação cadastral de qualquer CPF pelo WhatsApp do Serasa, a consulta torna a plataforma insegura quanto aos dados que deveriam pertencer apenas ao portador do CPF em questão.

Inclusive, este ano, entrou em vigor a Lei de Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vem para reformar o discurso de sigilo quanto aos dados de cada indivíduo.

Por isso, fique atento! O seu CPF e a situação dele são de propriedade sua.

WhatsApp do Serasa e os meus direitos

Já citamos que, como consumidor você tem o direito de manter as informações do seu CPF em sigilo. Lembrando que este sigilo serve para demais pessoas comuns, já que o Serasa disponibiliza os dados para instituições financeiras, empresas e lojas consultarem se você está negativado ou não.

O que acontece é que se você enviar uma mensagem ao WhatsApp do Serasa e informar um CPF qualquer e mais um dado pessoal (como data de aniversário), o atendente lhe enviará informações sobre sua situação na Serasa. Por exemplo, se o CPF indicado tem dívidas em atraso, a pessoa que pedir essa informação terá a resposta facilmente.

Por isso, procure seus direitos!

Se você, de alguma forma, se sente lesado com consultas no seu CPF via WhatsApp ou se isso te causou algum tipo de constrangimento, entre em contato com o Quero Meus Direitos e saiba como se proteger.

Esta disponibilização gratuita de dados pelo WhatsApp é passível de danos morais, caso o consumidor sinta que teve seus direitos violados.

Forma segura de consultar o CPF no Serasa

O Serasa Consumidor disponibiliza a consulta do CPF de forma legal. Esta consulta é feita via site, de uma forma segura, gratuita e com mais informações, além de disponibilizar consulta de negociação de dívidas, entre outros serviços.

O Serasa Limpa Nome é uma plataforma totalmente confiável de consulta. Com ela, é possível checar a situação do CPF do consumidor com bancos e instituições financeiras. E pelo site, de fato, só você (com o seu login) poderá consultar sua situação.

Saiba como consultar seu CPF no Serasa Consumidor:

  1. Acesse o site da Serasa Consumidor;
  2. Acesse “Consultar agora seu CPF”;
  3. Cadastre seus dados principais como: nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, entre outras informações;
  4. Crie uma senha de acesso.

Confira se você colocou seus dados de forma correta, pois as informações estarão ligadas aos dados contidos na Receita Federal.

  • Após isso, confirme seus dados através do seu e-mail ou do seu celular.

Quero consultar pelo WhatsApp do Serasa

O canal de WhatsApp do “Serasa Limpa Nome” é gratuito. Com ele é possível realizar consulta da situação do CPF. O número para consulta é o:

  • (11)  99575-2096

Além da consulta básica relativa ao CPF, o canal permite:

  • Negociar dívidas;
  • Tirar dúvidas sobre Serasa Score;
  • Saber sobre Serasa Premium;
  • Saber mais a respeito do Serasa eCred;
  • Consultar sobre cadastro positivo;
  • Receber dicas sobre os serviços disponibilizados pelo Serasa.

Vale lembrar que o canal do WhatsApp é um telefone verificado, o que significa que quando for cadastrado em seus contatos do telefone o contato no aplicativo de WhatsApp aparecerá como “selo de verificado” ou seja, um sinal de “v” na cor verde estará ao lado do nome.

Esse ponto é importante para você saber que está falando com um canal oficial da empresa.

Como meu nome no Serasa pode me prejudicar?

Dessa maneira, é preciso dizer que ter diferentes canais para consultar a situação cadastral do seu CPF é interessante. Assim, fica mais fácil identificar, de forma rápida, irregularidades no seu nome e solucionar suas pendências com mais agilidade.

Dentre as vantagens de consultar o CPF no Serasa, com a recorrência dessa ação, é possível:

  • Verificar e negociar dívidas;
  • Identificar e evitar fraudes;
  • Descobrir sobre sua pontuação no Serasa (score de crédito).

Acontece que se o seu CPF está incluído no cadastro de inadimplentes da Serasa, significa que você tem dívidas em aberto e está com o nome sujo. E isso pode te prejudicar de algumas formas:

  • Fica mais difícil conseguir crédito no mercado, como empréstimos;
  • Você pode ser negado para um financiamento;
  • Pode ser impedido de fazer compras parceladas;
  • Ter dificuldades de abrir uma conta no banco ou pedir um cartão de crédito;
  • Pode até ser rejeitado em um processo seletivo para emprego.

Tudo isso, por si só, já causa constrangimentos. Imagine ter essa situação pública para qualquer um ver!

Preciso limpar meu nome negativado

Se você tem dívidas em aberto e quer regularizar sua situação, é possível, na própria plataforma do Serasa Consumidor, fazer a negociação de dívidas. O sistema tem parceria com aproximadamente 56 instituições financeiras cadastradas, entre bancos, universidades, empresas de cartões de crédito, empresas de telefonia, entre outras. A negociação é feita através do Serasa Limpa Nome.

Ao negociar pela plataforma, o consumidor pode conseguir descontos nas dívidas existentes, além de fazer o pagamento de forma fácil através de boletos bancários.

Depois de negociada a dívida e for efetuado o pagamento da primeira parcela, o CPF será retirado do cadastro de negativação em um prazo de até 5 dias úteis.

Porém, se você tem dívidas no sistema que já prescreveram (com mais de 5 anos) ou está negativado indevidamente por cobranças injustas, você deve recorrer à justiça!

Nestas duas situações e pelo fato da sua situação estar pública por meio do WhatsApp do Serasa, você deve receber uma indenização.

A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: