You are currently viewing Enel reclamação: quais os canais para falar com a Enel?

Enel reclamação: quais os canais para falar com a Enel?

Está com problemas e precisa falar com o serviço de Enel reclamação? Selecionamos as principais maneiras de entrar em contato com a distribuidora de energia para relatar seu caso e solucionar suas questões.

A Enel é uma empresa fornecedora de energia elétrica que atende os estados do

  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Ceará e
  • Goiás.

Se você é um cliente desses estados, veja agora como fazer sua reclamação.

Quais as principais reclamações contra a Enel?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão que regula o setor, divulgou em 2018 que 94% do total de reclamações contra a Enel no estado do Ceará foram pela falta de energia elétrica.

Foram mais de 1 milhão de queixas no ano no estado. Dessas, 950 mil se deram pelo corte indevido de luz ou interrupção sem justificativa.

Além disso, dentre os principais motivos que levam os consumidores a reclamar sobre as distribuidoras de energia elétrica estão:

  • Cobrança irregular: quando a empresa te cobra a mais, sem um motivo justo, ou envia duas faturas no mesmo mês, por exemplo.
  • Equipamentos eletrônicos queimados pela queda de energia.
  • Suspensão do fornecimento de energia.
  • Problemas com o recebimento da conta e outros.

Reclamação Enel telefone

Um dos meios mais fáceis de fazer sua Enel reclamação é pelo telefone. A ligação para a Central de Relacionamento com o Cliente da empresa é gratuita.

Ligue para 0800 72 72 120, de qualquer local do Brasil. Ao entrar em contato, tenha em mãos o número de instalação.

Lembre-se: anote o número do protocolo, porque é provável que você precisará dele depois.

Envie um SMS

Enel reclamação

Você também pode utilizar o serviço Torpedo Fácil, da Enel, disponível 24 horas por dia.

  • Para reclamar de falta de luz, envie um SMS com a palavra LUZ e o número do seu CPF para o número 27373. ​
  • Se quiser pedir a 2ª via da conta, escreva a palavra CONTA seguida do seu número de CPF ou instalação e envie um SMS para 27373.
  • ​Se você quiser pedir para a Enel religar a sua luz, envie um torpedo com a palavra RELIGAÇÃO seguida do seu número de CPF ou instalação para o número 27373.

Enel reclamação: como fazer pessoalmente?

Você também pode ter um atendimento presencial e comparecer às lojas da Enel para fazer sua reclamação e solucionar o problema. Para isso, será preciso agendar um horário. Os atendimentos são feitos com hora marcada devido à necessidade de reduzir a aglomeração de pessoas nas lojas, por causa da pandemia do COVID-19.

Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site de agendamento da Enel e clique em iniciar;
  2. Clique em “Novo agendamento”;
  3. Selecione o serviço “reclamação de consumo” ou outro que você desejar;
  4. Agora, insira seus dados pessoais e o número de instalação, preenA consultoria é gratuita e pode ser a solução para suas questões com a Enel.chendo os campos;
  5. Em seguida, selecione a data, hora e local do seu atendimento;
  6. Por fim, é só comparecer no horário agendado.

Reclamação Enel como fazer online?

Também é possível fazer sua reclamação pelos canais online da Enel. Pelo site da empresa, você encontra diversos serviços, como religação de luz, consultar o status do seu pedido sobre falta de energia, dentre outros.

Basta acessar a Agência Virtual e fazer o seu login. Depois, selecionar o serviço pelo qual você deseja fazer a reclamação.

A Enel também tem um aplicativo para celular, que você pode baixar pela App Store ou Google Play. O funcionamento é o mesmo do site: faça seu login, selecione o serviço e faça a reclamação.

Fale com a Ouvidoria

Caso você não tenha conseguido solucionar seu problema por meio de nenhum dos canais acima, você pode falar com a Ouvidoria da Enel. Esse canal serve para analisar e resolver as questões dos clientes, de forma mais aprofundada.

Entre em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h.

Tenha em mãos o número do protocolo que você anotou ao tentar ligar para a Central da Enel anteriormente. Ele ajudará o atendente da Ouvidoria a reconhecer seu problema e agilizar a resposta.

Informe também o número da instalação que está na sua conta de energia.

Se você preferir ser atendido pessoalmente na Ouvidoria, ligue para o número acima e agende um horário. Pelo telefone, você também será informado do local mais próximo da sua residência.

Você também pode acessar este link e abrir seu chamado na Ouvidoria online.

Consumidor.gov.br

Se seu problema não está sendo respondido ou solucionado pelos canais da Enel, a dica é registrar seu caso no portal consumidor.gov.br. Esta é uma plataforma do Governo Federal para mediar os conflitos entre empresas e consumidores.

  1. Na página principal, digite o nome da Enel e selecione a empresa do seu estado. Por exemplo: ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO (ELETROPAULO).
  2. Agora selecione “Registrar reclamação”, como mostramos na imagem acima.
  3. Preencha os campos do formulário com seus dados e a descrição da sua reclamação.
  4. Para fundamentar sua reclamação, você pode anexar documentos, como, comprovante de pagamento, nota fiscal, etc.

A plataforma é parecida com o site Reclame Aqui, porém vinculada ao Ministério da Justiça. Ele é sua primeira opção (após tentar o contato com a Enel) para fazer sua reclamação, antes de entrar na justiça efetivamente. Isso significa que ele não substitui o Procon nem os Juizados Especiais Cíveis.

A Enel terá até 14 dias para te responder ou resolver seu problema.

Mesmo assim não fui atendido. O que fazer?

O Código de Defesa do Consumidor define que o fornecimento de energia elétrica pelas distribuidoras deve ser contínuo, sem interrupções. Isso porque o código entende que a energia é um serviço essencial para nossa vida.

Se mesmo com todas as tentativas seu problema não foi resolvido, é hora de acionar a justiça. A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

Você entra em contato conosco e conta seu problema. A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto. Entre em contato e lute por seus direitos.

Quer tentar? Entre em contato agora e busque por seus direitos!