Você está visualizando atualmente Cobrança indevida Uber: Como reclamar e resolver?

Cobrança indevida Uber: Como reclamar e resolver?

Se você é uma pessoa que usa ou já usou o aplicativo Uber, sabe o quanto essas plataformas de transporte facilitam a vida.

Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados já que a Uber, por exemplo, já permite deixar cadastrado seu número de cartão de crédito para que seja feita a cobrança de forma automática, o que, às vezes, pode facilitar uma cobrança indevida Uber.

E o que o consumidor pode fazer caso tenha uma cobrança indevida Uber? Como reclamar e como resolver essa questão?

Neste texto vamos explicar como você deve agir nessa situação. Continue a leitura e saiba mais.

O que é a Uber?

A Uber é hoje um dos serviços de aplicativo de transportes mais conhecidos no Brasil, estando à frente da sua maior concorrente, a 99 Pop. O aplicativo surgiu em 2009 na Califórnia, EUA, e veio para o Brasil em 2014 com sua primeira atuação no estado do Rio de Janeiro.

Um dos pontos positivos da Uber é o suporte ao usuário que oferece diversas opções para que o próprio consumidor consiga resolver seus possíveis problemas com o aplicativo como:

  • Reembolso de viagens;
  • Recibos de rotas;
  • Ajuda em caso de objetos perdidos na viagem;
  • Pontuações no Uber rewards;
  • Reclamações em caso de cobrança indevida Uber.

Para ter um aplicativo Uber o usuário precisa ter um celular ou tablet com tecnologia Android ou iOS e baixar o app na loja de aplicativos do próprio aparelho.

Como acontece a cobrança na Uber?

Essa é uma situação bastante desconfortável quando o assunto é usar o aplicativo Uber. E infelizmente, é uma situação que pode, sim, acontecer principalmente para quem possui cadastrado o cartão de crédito no aplicativo.

A cobrança no aplicativo acontece sempre de forma automática, assim que a viagem é confirmada. A Uber mostra o valor da viagem e quando o usuário confirma a cobrança e o endereço de partida, se o cartão de crédito estiver cadastrado e selecionado, o débito é feito imediatamente.

Mas caso o consumidor selecione a opção de dinheiro, o pagamento é feito ao final da corrida para o próprio motorista.

O valor da viagem da Uber é calculado com base na distância e no tempo percorrido até chegar ao local desejado, além de outras taxas que podem ser aplicadas.

A questão é que independente da forma de pagamento da viagem, a cobrança indevida pode acontecer.

Tipos de cobrança indevida Uber

A cobrança indevida de serviços é uma realidade para os brasileiros. Essa é uma situação que geralmente acontece muito e em diversos âmbitos.

No caso da Uber, em medo geral, a cobrança indevida pode ser:

  • Se a Uber cobrou mais caro: essa situação pode acontecer quando existem promoções envolvidas que o aplicativo não registrou o desconto ou quando o cliente realiza uma corrida e, por algum motivo, o valor cobrado é diferente do valor fornecido inicialmente pelo aplicativo;
  • Se a cobrança é feita após um pedido cancelado: na Uber, o passageiro tem apenas 5 minutos para desistir da corrida, após realizar sua solicitação;
  • Se a Uber cobrou por uma viagem não feita: hoje em dia não existe a confirmação de viagem por parte do usuário, apenas pelo motorista. Então o app não consegue saber se aquela viagem foi realizada ou não.

Foi negativado pela cobrança indevida? Veja como solucionar!

Como fazer reclamação por cobrança indevida Uber?

cobrança indevida uber

Se você teve uma cobrança indevida da Uber é possível que fique na dúvida sobre o que fazer para resolver a situação.

Mas fique tranquilo, é possível resolver a cobrança indevida Uber diretamente pelo app, de forma simples e dinâmica, seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o aplicativo Uber;
  2. No canto superior direito da tela, clique na sua foto de perfil;
  3. Escolha a opção “viagens”;
  4. Selecione qual viagem você deseja contestar a cobrança indevida;

Nessa parte, a Uber irá te mostrar uma lista de problemas que pode ter ocorrido durante a viagem que você deseja contestar. Mas para esse caso específico:

  • Selecione “revisar o valor ou as taxas”;
  • Clique na opção que mais condiz com o que você passou com a cobrança indevida do seu Uber;
  • Clique em “avançar”.

A Uber fará uma avaliação sobre a sua reclamação e enviará uma mensagem para você com o resultado da apuração feita. Caso seja avaliado que a cobrança realmente foi indevida, o valor pode ser ressarcido de duas formas:

  • Diretamente em seu cartão de crédito;
  • Como crédito para a próxima viagem na Uber.

Vale a pena ressaltar que para fazer reclamação por cobrança indevida Uber é preciso que a viagem tenha sido realizada há menos de 45 dias do dia da contestação.

Reclamações cobrança indevida Uber pelo Reclame Aqui

A Uber possui mais de 168 mil reclamações sobre cobrança indevida no site Reclame Aqui, um dos maiores sites de reclamações de consumidores. Dessas, apenas uma reclamação foi respondida.

Caso você deseje registrar uma reclamação no site Reclame Aqui, possivelmente não terá a resposta necessária. Mas se você tentou reclamar na própria Uber e não teve resultado, você pode procurar seus direitos de outra forma.

O site consumidor.gov.br também tem bons resultados nas reclamações de consumidores e pode ser uma tentativa.

Como acionar a justiça por cobrança indevida Uber?

Se você tentou entrar em contato com a Uber, a empresa definiu que a cobrança é devida, mas você tem certeza que o valor é incorreto, você pode procurar seus direitos entrando na justiça comum.

Dessa forma, você vai precisar do apoio de um advogado especializado em direito do consumidor para que sua insatisfação seja registrada de forma correta.

Contar com uma equipe especializada, com profissionais capacitados faz toda a diferença nesse momento. A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto.

Por isso, entre em contato e lute por seus direitos.

É sempre muito importante que você se mantenha informado quanto às situações que podem envolver um consumidor e, dessa forma, buscar os seus direitos quanto à elas. Por isso, o Quero Meus Direitos possui um blog atualizado com diversas informações para você. Acesse nosso blog e siga com os seus direitos!

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos: