Como consultar nome sujo no Serasa Consumidor

Como consultar nome sujo no Serasa Consumidor

Neste texto, você vai aprender como consultar nome sujo no Serasa Consumidor, passo a passo. Se estiver negativado, poderá também aprender a limpar seu nome do sistema da Serasa.

Afinal, ter o CPF negativado é uma situação muito comum de acontecer, apesar de muito desagradável. Você já tentou conseguir crédito ou fazer uma compra no cartão e teve seu pedido negado por causa de uma inadimplência no seu CPF que você nem mesmo sabia?

Então, é sempre bom ficar atento à sua situação junto à Receita Federal e aos órgãos de proteção ao crédito (como o Serasa e o SPC). Veja como fazer!

Por que é importante consultar o nome sujo no Serasa?

Identificar fraudes ou se seu nome está sujo indevidamente são alguns dos principais motivos para consultar a situação do seu CPF regularmente. Isso porque hoje em dia é muito comum ter seus documentos furtados ou clonados e isso pode gerar uma grande dor de cabeça.

Consultando seu CPF é possível saber como está a situação financeira do seu nome. Com a consulta você poderá:

  • Verificar e negociar dívidas: com a consulta você tem acesso às compras que foram feitas em seu nome e, assim, é possível ver se esqueceu de pagar alguma parcela. Dessa forma, a negociação de dívidas pode ser feita de forma mais fácil e rápida.
  • Identificar e evitar Fraudes: uma pessoa que sempre consulta seu CPF tem o controle de como anda sua situação financeira. Assim, se alguém fraudar ou clonar seus documentos, ela saberá rapidamente e poderá agir da melhor forma possível para regularizar a situação.
  • Descobrir sobre sua pontuação no Serasa: o Serasa possui uma pontuação dividida por CPF e CNPJ, que é calculada com base no histórico de inadimplência e relacionamento entre empresas e consumidor. Essa análise serve para que as empresas saibam se você é um bom pagador ou não, facilitando a liberação de créditos.

Como consultar nome sujo no Serasa Consumidor (de graça)

Agora que você já sabe a importância de manter essa consulta ao CPF de forma regular, vamos explicar como fazer isso de forma gratuita!

Através do site do Serasa Consumidor é possível fazer essa consulta sem sair de casa e sem pagar nada por isso. Além disso, o Serasa é uma plataforma confiável de consulta, já que permite checar a situação do consumidor com bancos e instituições financeiras.

Confira o passo a passo para consultar nome sujo no Serasa Consumidor:

  • Acesse o site da Serasa Consumidor;
  • Clique em “Consultar agora seu CPF”;
  • Cadastre seus dados: Nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, entre outros dados;
  • Cadastre uma senha.

Não esqueça de preencher as informações corretamente, pois eles estarão ligados aos dados contidos na Receita Federal.

  • Confirme os dados através do seu e-mail ou celular.

Quais informações consigo ver nesta consulta?

Ao acessar o Serasa Consumidor, você vai saber se tem alguma pendência financeira ligada ao seu CPF. Caso tenha pagamentos atrasados, por exemplo, você saberá:

  • Nome da empresa devida;
  • Valor do débito;
  • Data do registro da negativação no Serasa;
  • Proposta para negociação, se houver;
  • E ainda pode pagar suas dívidas e limpar seu nome, direto pelo site.

Por que negativar um CPF?

Nome sujo Serasa Consumidor

Para entender melhor o que fazer quando seu nome está sujo, é importante saber por que as instituições usam do mecanismo da negativação.

Isso acontece porque uma dívida não paga pode indicar para outras empresas que o consumidor não tem condições de arcar com outros custos neste momento. Dessa forma, as instituições financeiras ficam a cargo de indicar negativamente o CPF desse consumidor, como forma de proteger o mercado.

Meu nome está negativado, e agora?

O Serasa Consumidor possui uma plataforma que funciona como intermediador online entre aproximadamente 56 instituições financeiras, o que facilita a negociação de dívidas do consumidor.

O Serasa Limpa Nome é uma plataforma do Serasa Experian, uma das maiores empresas privada de banco de dados de informações financeiras da América Latina. A plataforma inclui bancos, universidades, empresas de telefonia, cartões de créditos, além de diversas outras lojas. Com ela, o consumidor pode conseguir até 90% de desconto, além de fazer o pagamento de forma fácil através de boletos bancários. Para se cadastrar, siga as instruções:

  1. Acesse o site Serasa Limpa Nome;
  2. Digite o CPF e a senha usada no site do Serasa Consumidor;
  3. Clique em “Consultar”.
  4. Se você ainda não tem cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.

A plataforma funciona como uma agenda, na qual o consumidor pode acompanhar o status de cada parcela e visualizar o andamento da negociação. Uma observação importante é que não é possível negociar protestos, cheques sem fundos e falências através do Serasa Limpa Nome.

Após a negociação e o pagamento da dívida ou da primeira parcela, o CPF sai da negativação em um prazo de até 5 dias úteis. Caso este prazo já tenha passado e a dívida ainda continue ativa em seu CPF, é necessário entrar em contato diretamente com a empresa que você negociou. A plataforma também orienta que o contato com a empresa seja feito caso o consumidor não concorde com algum termo da negociação.

Veja também: como limpar nome na Telefônica/Vivo e negociar suas dívidas?

A cobrança no meu nome é indevida, o que eu faço?

Sabemos que é comum ser cobrado indevidamente por algo que você não comprou ou usou. Só em 2019, foram registradas mais de 2,5 milhões de reclamações a respeito de cobrança indevida no Brasil.

Por este motivo, é sempre bom estar atento ao seu CPF e às instituições financeiras que você utiliza. Mas, e se mesmo com todo controle você for cobrado indevidamente por algo que não é sua culpa?

É sempre bom lembrar que o Código de Defesa do Consumidor está pronto para te ajudar. O parágrafo único do artigo 42 do Código diz que:

“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.

Sendo assim, se você foi negativado indevidamente, procure solucionar o problema diretamente com a empresa que fez a cobrança. Se não conseguir resolver, o jeito é acionar a justiça e buscar por seus direitos. Para isso, deixe com o Quero Meus Direitos! Você nos conta seu caso e nós tentamos um acordo para você.

Seu nome está sujo indevidamente? Entre em contato com a equipe do Quero Meus Direitos e veja se você tem direito à indenização. A consultoria é grátis!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta