Você está visualizando atualmente Como consultar nome sujo no Serasa Consumidor

Como consultar nome sujo no Serasa Consumidor

Neste texto, você vai aprender como consultar nome sujo no Serasa Consumidor, passo a passo. Se estiver negativado, poderá também aprender a limpar seu nome do sistema da Serasa.

Afinal, ter o CPF negativado é uma situação muito comum de acontecer, apesar de muito desagradável. Você já tentou conseguir crédito ou fazer uma compra no cartão e teve seu pedido negado por causa de uma inadimplência no seu CPF que você nem mesmo sabia?

Então, é sempre bom ficar atento à sua situação junto à Receita Federal e aos órgãos de proteção ao crédito (como o Serasa e o SPC). Veja como fazer!

Por que é importante consultar o nome sujo no Serasa?

Identificar fraudes ou se seu nome está sujo indevidamente são alguns dos principais motivos para consultar a situação do seu CPF regularmente. Isso porque hoje em dia é muito comum ter seus documentos furtados ou clonados e isso pode gerar uma grande dor de cabeça.

Consultando seu CPF é possível saber como está a situação financeira do seu nome. Com a consulta você poderá:

  • Verificar e negociar dívidas: com a consulta você tem acesso às compras que foram feitas em seu nome e, assim, é possível ver se esqueceu de pagar alguma parcela. Dessa forma, a negociação de dívidas pode ser feita de forma mais fácil e rápida.
  • Identificar e evitar Fraudes: uma pessoa que sempre consulta seu CPF tem o controle de como anda sua situação financeira. Assim, se alguém fraudar ou clonar seus documentos, ela saberá rapidamente e poderá agir da melhor forma possível para regularizar a situação.
  • Descobrir sobre sua pontuação no Serasa: o Serasa possui uma pontuação dividida por CPF e CNPJ, que é calculada com base no histórico de inadimplência e relacionamento entre empresas e consumidor. Essa análise serve para que as empresas saibam se você é um bom pagador ou não, facilitando a liberação de créditos.

Como consultar nome sujo no Serasa Consumidor (de graça)

Agora que você já sabe a importância de manter essa consulta ao CPF de forma regular, vamos explicar como fazer isso de forma gratuita!

Através do site do Serasa Consumidor é possível fazer essa consulta sem sair de casa e sem pagar nada por isso. Além disso, o Serasa é uma plataforma confiável de consulta, já que permite checar a situação do consumidor com bancos e instituições financeiras.

Confira o passo a passo para consultar nome sujo no Serasa Consumidor:

  • Acesse o site da Serasa Consumidor;
  • Clique em “Consultar agora seu CPF”;
  • Cadastre seus dados: Nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, entre outros dados;
  • Cadastre uma senha.

Não esqueça de preencher as informações corretamente, pois eles estarão ligados aos dados contidos na Receita Federal.

  • Confirme os dados através do seu e-mail ou celular.

Quais informações consigo ver nesta consulta?

Ao acessar o Serasa Consumidor, você vai saber se tem alguma pendência financeira ligada ao seu CPF. Caso tenha pagamentos atrasados, por exemplo, você saberá:

  • Nome da empresa devida;
  • Valor do débito;
  • Data do registro da negativação no Serasa;
  • Proposta para negociação, se houver;
  • E ainda pode pagar suas dívidas e limpar seu nome, direto pelo site.

Por que negativar um CPF?

Nome sujo Serasa Consumidor

Para entender melhor o que fazer quando seu nome está sujo, é importante saber por que as instituições usam do mecanismo da negativação.

Isso acontece porque uma dívida não paga pode indicar para outras empresas que o consumidor não tem condições de arcar com outros custos neste momento. Dessa forma, as instituições financeiras ficam a cargo de indicar negativamente o CPF desse consumidor, como forma de proteger o mercado.

Meu nome está negativado, e agora?

O Serasa Consumidor possui uma plataforma que funciona como intermediador online entre aproximadamente 56 instituições financeiras, o que facilita a negociação de dívidas do consumidor.

O Serasa Limpa Nome é uma plataforma do Serasa Experian, uma das maiores empresas privada de banco de dados de informações financeiras da América Latina. A plataforma inclui bancos, universidades, empresas de telefonia, cartões de créditos, além de diversas outras lojas. Com ela, o consumidor pode conseguir até 90% de desconto, além de fazer o pagamento de forma fácil através de boletos bancários. Para se cadastrar, siga as instruções:

  1. Acesse o site Serasa Limpa Nome;
  2. Digite o CPF e a senha usada no site do Serasa Consumidor;
  3. Clique em “Consultar”.
  4. Se você ainda não tem cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.

A plataforma funciona como uma agenda, na qual o consumidor pode acompanhar o status de cada parcela e visualizar o andamento da negociação. Uma observação importante é que não é possível negociar protestos, cheques sem fundos e falências através do Serasa Limpa Nome.

Após a negociação e o pagamento da dívida ou da primeira parcela, o CPF sai da negativação em um prazo de até 5 dias úteis. Caso este prazo já tenha passado e a dívida ainda continue ativa em seu CPF, é necessário entrar em contato diretamente com a empresa que você negociou. A plataforma também orienta que o contato com a empresa seja feito caso o consumidor não concorde com algum termo da negociação.

Veja também: como limpar nome na Telefônica/Vivo e negociar suas dívidas?

A cobrança no meu nome é indevida, o que eu faço?

Sabemos que é comum ser cobrado indevidamente por algo que você não comprou ou usou. Só em 2019, foram registradas mais de 2,5 milhões de reclamações a respeito de cobrança indevida no Brasil.

Por este motivo, é sempre bom estar atento ao seu CPF e às instituições financeiras que você utiliza. Mas, e se mesmo com todo controle você for cobrado indevidamente por algo que não é sua culpa?

É sempre bom lembrar que o Código de Defesa do Consumidor está pronto para te ajudar. O parágrafo único do artigo 42 do Código diz que:

“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.

Sendo assim, se você foi negativado indevidamente, procure solucionar o problema diretamente com a empresa que fez a cobrança. Se não conseguir resolver, o jeito é acionar a justiça e buscar por seus direitos. A Quero Meus Direitos une cidadãos que buscam por seus direitos a advogados especializados no assunto.

Seu nome está sujo indevidamente? Entre em contato com a equipe da Quero Meus Direitos .

A Quero Meus Direitos

Somos um meio ágil, simples e sem custo de solução de conflitos

Conectamos consumidores e trabalhadores, que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado, sem custo de solução de conflitos.


Siga nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos importantíssimos sobre os seus direitos:

Este post tem 10 comentários

Comentários encerrados.